Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a gestão de conflitos. Vejamos como os itens podem ser julgados e, em seguida, qual das alternativas apresenta a sequência correta.
As pessoas nunca terão os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos. O conflito está ligado ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Para que o conflito ocorra é preciso que haja uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. Ou seja, um indivíduo ao buscar seus objetivos, tenta impedir seu "rival" de alcançar os dele. Vale dizer que o conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, são eles:
- Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que existe um conflito motivado pelas diferenças de objetivos e notam que existem oportunidades para interferência ou bloqueio (Chiavenato, 2014).
- Conflito experienciado: aqui, vai além do perceber, há o sentimento de hostilidade, medo, raiva entre uma parte e a outra. O conflito se encontra velado, ainda não manifestado com clareza.
- Conflito manifestado: ocorre quando é manifestado um comportamento que visa interferir ativa ou passivamente, por uma das partes envolvidas. Aqui, ele é claramente manifestado, sem qualquer dissimulação.
Sabendo da inevitabilidade do conflito, o gestor deve buscar as possíveis soluções, que poderão ser obtidas após a a devida análise das situações que lhe deram origem.
Sendo assim, concluímos:
I - correto. O conflito é uma ocorrência natural e inevitável nos grupos e nas organizações, podendo, se bem gerenciado, ser benéfico.
II - incorreto. O conflito de relacionamento se dá a partir das diferenças, seja de personalidade, estilo, gosto, estilos de conflitos. Não se resumo, portanto, a discordâncias e divergências quanto à forma de realizar uma tarefa.
III - incorreto. O conflito é uma disfunção nos comportamentos de grupos nas organizações, resultando desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo.
O caso dos itens II e III foi apenas a restrição em relação ao assunto. De modo que apenas o item I está correto.
GABARITO: A
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.