SóProvas


ID
776227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ainda sobre banco de dados, julgue o  item  subsequente.


O uso de linguagem de POO para o desenvolvimento de software foi um dos elementos motivadores para a criação de bancos de dados orientados a objetos, dada a facilidade de integração entre ambos.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Muitas vezes, em projetos, primeiro se modela os objetos para depois se pensar no banco. Algumas tecnologias inclusive se predispuseram a fazer esse mapeamento objeto-relacional. Motivado por isso, surgiram os bancos de dados orientados a objetos, onde ao invés de se pensar meramente em relações, o banco passa a pensar em objetos e os relacionamentos entre eles.

    Portanto a questão está correta.
  • Uma das vantagens da adoção do modelo orientado a objetos nos bancos de dados é a fácil interoperabilidade entre ele e as linguagens orientadas a objetos. Aliás, os SGBDs OO geralmente são implementados de forma integrada a uma linguagem específica, como Java, C# ou Python, permitindo de forma bem prática a escrita dos métodos das classes em linguagem de programação e o acesso aos objetos da base por parte dos programas de aplicação.

    Gabarito: C

  • gab: Certo

    Programação Orientada a Objetos (também conhecida pela sua sigla POO) é um modelo de análiseprojeto e programação de software baseado na composição e interação entre diversas unidades chamadas de 'objetos'.

    A POO é um dos 4 principais paradigmas de programação (as outras são programação imperativafuncional e lógica). Os objetos são operados com o conceito de 'this' (isto) ou 'self' (si), de forma que seus métodos (muitas vezes) modifiquem os dados da própria instância. Os programas são arquitetados através de objetos que interagem entre si.

    Dentre as várias abordagens da POO, as baseadas em classes são as mais comuns: objetos são instâncias de classes, o que em geral também define o tipo do objeto.

    Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.A alternativa mais usual ao uso de classes é o uso de protótipos.

    Neste caso, objetos são cópias de outros objetos, não instâncias de classes. Javascript e Lua são exemplos de linguagens cuja POO é realizada por protótipos.

    A diferença prática mais evidente é que na POO baseada em protótipos apenas a herança simples é implementada pela cópia do objeto. Assim, na POO, implementa-se um conjunto de classes passíveis de serem instanciadas como objetos, e.g. Python e C++ (ou objetos protótipos que são copiados e alterados, e.g. JavaScript e VimL).

  • Bastava saber:

    Programação Orientada a Objetos (POO)

    O que não significa, por óbvio, que é uma questão fácil...

    ...

    ..

    .

    Eu, a princípio, achei que fosse Peguei Ônibus Oje, mas hoje é com H...

    Então pensei que fosse Pegarei o Ouriço Omeopata, mas homeopata também é com H...

    Então pensei os Patos Obedecem ao Omem... e Homem também é com H...

    Daí cansei de perder tempo,, e fui ver a resposta.

    ..

    Minha vida em informática...