SóProvas


ID
776821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere a períodos significativos da história do
Brasil, julgue os itens subsequentes.

No governo federal, durante a chamada República Velha, predominou a defesa dos interesses da oligarquia agrária.

Alternativas
Comentários
  • O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
    A República da Espada ( 1889 a 1894 )
    Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente : Floriano Peixoto. O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.
    A Constituição de 1891 ( Primeira Constituição Republicana )
    Após o início da República havia a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrárias do pais. A nova constituição implantou o voto universal para os cidadãos ( mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora ). A constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto.
    República das Oligarquias
    O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada. Contavam com o apoio da elite agrária do país.
    Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do país, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.
    fonte: portal Sao Francisco

  • exemplos de politicas de defesa do cafe no period: compra dos excedentes ( controlar a oferta e assim o preco ) e desvalorizacao cambial ( manter a renda interna no mesmo patamar)
  • Oligarquia agrária ou cafeeira? Nos livros dizem cafeeira.

  • Desde o final do período colonial, o domínio oligárquico vinha se estruturando por meio do exercício do poder por parte da elite agrária brasileira. No entanto, o exercício desse poder, muitas vezes, se fazia de forma indireta, como durante a monarquia. Embora a vasta burocracia imperial fosse recrutada em meio às elites, estas eram muitas vezes tradicionais e decadentes do ponto de vista econômico, como a elite nordestina, agarrando-se aos seus cargos como forma de evitar a queda total.

     A situação passou a ser incontrolável a partir da expansão da lavoura de café, a nova riqueza econômica do país, rumo ao Oeste paulista, e da consequente formação de uma nova aristocracia cafeeira, menos dependente da escravidão, que começou a questionar os antigos mecanismos políticos imperiais. Daí o advento República.
      A partir de então, as oligarquias exerceram o poder de forma direta, principalmente por meio do seu setor mais avançado, o dos fazendeiros de café, e sem as intermediações de outrora. Porém, foi justamente nesse período que começou a crise do café, com a queda brutal e constante dos preços do produto no mercado mundial.

     A resposta está correta. 



  • Tecnicamente, setor AGROPECUÁRIO, já que eram oligarquias do café e do leite.

    Então não é predominância da agrária, é alternância de poder entre agrária e pecuária.

    VALE RECURSO

  • Café (SP) com Leite (MG)

  • República velha ou oligárquica ( 1894 - 1930 )

    A hegemonia política durante a República velha cabia aos grandes fazendeiros, conhecidos como coronéis.

    • Sustentava devido ao voto de cabresto
    • Os grupos de latifundiários mais poderosos se encontravam nos estados de São Paulo e Minas Gerais
    • Política do Café com Leite

    fonte: meus resumos

  • No governo federal, durante a chamada República Velha, predominou a defesa dos interesses da oligarquia agrária(CAFÉ COM LEITE)

  • No Brasil, o termo oligarquia pode ser uma boa definição para a primeira fase do regime republicano brasileiro (1894 e 1930).

    A concentração do poder era apoiada principalmente pela aristocracia rural. Eram denominadas  e oligarquia rural ou agrária que se valiam do coronelismo.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/oligarquia/

  • CERTO.

    Famosa politica do café com leite entre Minas e São Paulo!

    BM-ES 2021

  • CERTO.

    A República do café com leite, a qual era denominada assim pelo fato de SP e MG dominarem o cenário político á época. Esses estados revezavam-se no poder central federal, perpetuando até 1930, quando chegou ao poder Getúlio Vargas.

    Os Oligarcas era latifundiários, donos de grandes lotes de terras, que faziam o seu influente poder reverberar sobre as classes mais baixas, fazendo assim o chamado voto de cabresto, no qual as pessoas teriam de seguir uma linha de pensamento político desses fazendeiros, refletindo assim na sua agricultura cafeeira, pois o presidente eleito, em troca de favores políticos, fazia valer os interesses desses fazendeiros, também chamados de coronéis, mas que não necessariamente eram militares.

    Fonte: meus resumos.

    FELIZ NATAL!