SóProvas


ID
777274
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Numa das mais tradicionais classificações para os textos jornalísticos, eles são divididos em três gêneros: o informativo, o opinativo e o interpretativo. Pertencem ao gênero opinativo

Alternativas
Comentários
  • Tipos Opinativos: Crônica, Resenha, Coluna, Editorial, Artigo, Carta do Leitor, Caricatura e Charge

  • letra d

    Jornalismo informativo - ênfase à notícia, trabalha com a informação pura, de forma objetiva, neutra, impessoal e direta. É a narração dos acontecimentos (RABAÇA e BARBOSA, 1998,p. 346).

    Gênero Interpretativo - o fato continua sendo o ingrediente básico, mas entram em cena a “mão” do repórter - na captura da informação e no tratamento do texto - e a intervenção do editor - na escolha do título e na diagramação da matéria. Francisco Torquato do Rego (1987) define o gênero interpretativo como aquele que vai em busca do noticiário de profundidade, conduzindo o leitor ao palco de ações, relatando as notícias dentro da moldura da vida e experiência do leitor, demonstrando o sentido dos fatos, dando perspectivas às notícias diárias, significado às ocorrências, apontando a relevância dos pontos de vista. (REGO, 1987, p. 37)

    Gênero Opinativo - é aquele que abriga os editoriais, as crônicas, os artigos e os colunistas (ou articulistas). Segundo o autor, o gênero opinativo agrupa as mensagens que objetivam orientar, persuadir ou influenciar a conduta, aproximando-se ao máximo das inferências e julgamentos. O quarto gênero básico do Jornalismo é o de entretenimento, representado pelas matérias recreativas (RABAÇA e BARBOSA, 1998, p. 347).