-
correto- roteador pode dividir packets em segmentos se o tamanho for maior do que especificado no MTU (maximum transmission unit). E.g.: packet de 2000 Kb com header de 20kb para rede de MTU 2000Kb é dividido em 2 segmentos para trafegar.
-
O papel fundamental do roteador é poder escolher um caminho para o datagrama chegar até seu destino. Em redes grandes pode haver mais de um caminho, e o roteador é o elemento responsável por tomar a decisão de qual caminho percorrer. Em outras palavras, o roteador é um dispositivo responsável por interligar redes diferentes, inclusive podendo interligar redes que possuam arquiteturas diferentes (por exemplo, conectar uma rede Token Ring a uma rede Ethernet, uma rede Ethernet a uma rede X.25).
Na figura seguinte é mostrado um exemplo de uso de roteadores. Como você pode perceber, há dois caminhos para o micro da “rede 1” mandar dados para o micro da “rede 6”, através da “rede 2” ou através da “rede 4”.
Os roteadores podem decidir qual caminho tomar através de dois critérios: o caminho mais curto (que seria através da “rede 4”) ou o caminho mais descongestionado (que não podemos determinar nesse exemplo; se o caminho do roteador da “rede 4” estiver congestionado, o caminho do roteador da “rede 2”, apesar de mais longo, pode acabar sendo mais rápido).
A grande diferença entre uma ponte e um roteador é que o endereçamento que a ponte utiliza é o endereçamento usado na camada de Link de Dados do modelo OSI, ou seja, o endereçamento MAC das placas de rede, que é um endereçamento físico. O roteador, por operar na camada de Rede, usa o sistema de endereçamento dessa camada, que é um endereçamento lógico. No caso do TCP/IP esse endereçamento é o endereço IP.
-
As principais características dos Roteadores são:
- Possui conexões com 2 ou mais redes distintas;
- Não provê conexão direta com todas as redes físicas;
- Roteia pcts de uma rede para outra, através do endereço IP (endereço lógico);
- Mantém informações de roteamento para todas as redes nas tabelas de IP (tabelas de roteamento);
- Também denominado gateway ou sistema intermediário;
- O roteador pode conectar LAN e WANs, ou quaisquer outras redes de qualquer tamanho, o que o roteador não pode é conectar redes que usem protocolo comunicação interno diferentes, coisa que só o Gateway pode fazer, pois trabalha também na camada 7;
- Delimitam domínio de difusão (broadcast);
- Podemos dizer que todo gateway é um roteador, mas nem todo roteador é um gateway.
Alternativa: Certa
-
Isso não seria papel do Gateway? Qual a diferença?
-
Estranho, pois segundo as próprias características que o usuário Fábio Gasparoni postou, o roteador não pode fazer isso, mas somente um gateway?
-
Alternativa correta. Para aqueles que pensaram em gateway, vale lembrar que todo roteador pode funcionar como gateway também.
-
Gabarito Certo
Roteador (router em inglês) é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada 3 do Modelo OSI.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
É um gateway. ENTRETANTO, quando o gateway faz o que a questão falou, ele recebe o nome de roteador.
acho que é isso
-
Em um roteador, as conexões LAN são dedicadas aos equipamentos da rede interna, enquanto a conexão WAN deve ser conectada ao gateway para garantir acesso à Internet.
mesma rede ="não preciso do gateway ."
redes distintas --> preciso do gateway para fazer a conexão .
_____________________________________________
Rede 1 -----------gateway -------------Rede 2
gateway pode ser roteadores ou outros equipamentos .
_____________________________________________
Um gateway liga dois sistemas que não usam:
→ os mesmos protocolos de comunicação;
→ a mesma estrutura de formatação de dados;
→ a mesma linguagem;
→ a mesma arquitetura de rede
-
gab c
Sim, o roteador é capaz de fazer isso,. Mas com o getaway dentro dele.