SóProvas


ID
779011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e das
dificuldades que esse bloco ainda encontra para se consolidar,
julgue os próximos itens.

A aprovação da entrada da Venezuela no MERCOSUL se deu depois de recente crise política ocorrida no Paraguai.

Alternativas
Comentários
  • Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela

    Paraguai fica de fora do bloco até eleições presidenciais de abril de 2013.

    Venezuela entra como membro pleno do bloco comercial em 31 de julho.O Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país, em 2013, e afirmou que a Venezuela será incorporada ao bloco como "membro de pleno direito" em 31 de julho.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/mercosul-suspende-paraguai-e-anuncia-adesao-da-venezuela.html
  • Alternativa CORRETA, conforme site DA BBC, em 31/12/2012
    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira em Brasília, em reunião do Mercosul que selou a adesão de seu país ao bloco, que o ingresso de seu país inicia um "período de aceleração da história".
    "“A partir de hoje entramos em um novo período de aceleração da história que estamos construindo, de mudanças históricas, políticas e geográficas", afirmou o venezuelano.
    A reunião, convocada em caráter extraordinário, ocorre sem a presença do Paraguai, suspenso pelo bloco após a destituição de seu presidente Fernando Lugo, em junho. Pleiteada desde 2006, a entrada da Venezuela dependia apenas de aprovação do Congresso paraguaio.
    Com a suspensão, abriu-se uma brecha para incorporar Caracas na última cúpula do bloco, em junho. O Paraguai, no entanto, estuda formas de contestar o ingresso venezuelano


     

  • CERTO 

    Foi uma espécie de " GOLPE " , já que os componentes do MERCOSUL já haviam votado para inclusão da  Venezuela no bloco , porém , o Paraguai não teria aceitado a Venezuela no grupo , devido à proximidade do Ex Presidente Fernando Lugo com o Hugo Chavez .

    Com a Crise política no Paraguai , o país ficou suspenso do MERCOSUL E DA UNASUL .
    Aproveitando-se disso , os países do Mercosul aprovaram a entrada da Venezuela no bloco .
  • Após um longo processo de negociação, que teve início na assinatura do protocolo de adesão da Venezuela de 2006, Caracas finalmente se tornará, nesta terça-feira (31) em Brasília, um membro pleno do Mercosul (Mercado Comum do Sul). A reunião extraordinária convocada para esta terça terá como objetivo principal formalizar o novo sócio do bloco, aproveitando a ausência do Paraguai, o único país que se recusava a ratificar o protocolo.

    Até então, o principal entrave ao novo membro foi o legislativo paraguaio, o mesmo que derrubou o ex-presidente do país, Fernando Lugo, em um processo de impeachment considerado questionável pelos demais governos do Mercosul (Brasil, Argentina e Uruguai), que automaticamente suspenderam Assunção da organização até as próximas eleições presidenciais, previstas para ocorrer em 2013. Por este motivo, os líderes dos países sócios apressaram a adesão venezuelana para aproveitar o período em que o Paraguai não poderá interferir no processo diante da sanção aplicada pelos demais.

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/com-o-paraguai-suspenso-venezuela-entra-no-mercosul-20120731.html

    Bons estudos!
  • CRISE POLÍTICA NO PARAGUAI

    22/06/2012 14h08 - Atualizado em 26/06/2012 00h07
    Entenda a crise política no Paraguai
    Federico Franco assumiu governo após impeachment de Fernando Lugo.
    Conflito agrário que deixou 17 mortos ocasionou processo.
     
    Do G1, em São Paulo
    A grande crise política que atingiu o Paraguai no mês de junho, resultando no impeachment do presidente Fernando Lugo promovido pela Câmara dos Deputados, tem sua origem em um confronto armado em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, que causou a morte de trabalhadores sem-terra e de policiais durante a desocupação de uma fazenda.
    O que aconteceu
    Após o confronto armado na fazenda em Curuguaty no dia 15 de junho, os oposicionistas responsabilizaram Lugo pela morte das 17 pessoas. Em seguida, o Partido Liberal Radical Autêntico, que apoiava o presidente, abandonou o governo e agravou a crise política no país. De acordo com a ata de acusação, "o mau desempenho de suas funções aparece em sua atitude de desprezo pelo direito e pelas instituições republicanas, minando os cimentos do Estado Social de Direito proclamado em nossa Carta Magna".
    O processo de impeachment aconteceu de forma extremamente rápida. Sua votação, na Câmara, aconteceu no dia 21 de junho, resultando na aprovação por 76 votos a 1 – até mesmo parlamentares que integravam partidos da coalizão do governo votaram contra Lugo. Três se abstiveram.
    No mesmo dia, à tarde, o Senado definiu as regras do processo.

    g1.globo.com/mundo/.../06/entenda-crise-politica-no-paraguai.html
  • Questão desatualizada