-
O usuário não controla nada, quem o faz é o programador/desenvolvedor e o mesmo pode controlar a ordem de execução das operação de uma transação.
-
Na Verdade a pergunta é se o usuário controlar as transações , o envio dos dados em ordem para o banco de dados
Os bancos de dados relacionais , usam como chave primário o ID que esse atributo pode ser da forma auto iincrement ,o usuário não controla !
-
Na minha opinião é uma questão polemica, não ficou bem claro o que a banca quis cobrar, observem, a principio minha opinião era semelhante a do colega, mas analisando um pouco mais, a questão afirma que “O usuário controla a ordem de execução da transação, que é um procedimento executado sobre a linguagem de programação” Podemo pegar como exemplo uma operação de um caixa eletrônico, o usuário faz suas transações ou operações por exemplo de verificar saldo, extrato, saque e etc, na ordem que ele quiser, cada ordem vai executar um procedimento estabelecido na linguagem de programação pré-definida pelo desenvolvedor. Olhando desta forma há controvérsia desta questão, que me levou ao erro.
Gostaria de ver outras opiniões desta.
-
Não deve haver dúvidas quanto ao gabarito. O usuário não possui controle da ordem de execução das transações. Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de procesamento no banco de dados (Navathe), ou seja, um conjunto de operações que formam uma unidade. Para garantir as propriedades das transações (ACID) e a concorrência do banco de dados, o SGBD possui um elemento, o escalonador de transações, o qual irá decidir a ordem de execução das transações com base nas suas políticas e mecanismos de controle de concorrência, por meio de seus planos de execução.
Lembre do seguinte cenário. Dois usuários enviam suas transações. Quem decide qual das transações vai ser executada primeiro é o SGBD, não o usuário.
-
Marcos Rogério falou: "Podemo pegar como exemplo uma operação de um caixa eletrônico, o usuário
faz suas transações ou operações por exemplo de verificar saldo,
extrato, saque e etc, na ordem que ele quiser, cada ordem vai executar
um procedimento estabelecido na linguagem de programação pré-definida
pelo desenvolvedor."
Na verdade, a questão fala a ordem DA TRANSAÇÃO, e não a ordem DAS TRANSAÇÕES. É o que acontece DENTRO DA TRANSAÇÃO.
-
O usuário controla? So o inicio deixa a questão errada.
-
Desculpem minha ignorância, mais acho que o usuário pode sim controlar a ordem das transações em uma aplicação executando comandos de commit e roolback
-
Um usuário não controla a ordem das operações de uma transação, sendo a execução destas definida pela aplicação
-
A segunda oração é tosca: "procedimento executado sobre a linguagem de programação". É difícil de entender pra quem trabalha na área. O que a banca quis dizer usando a preposição "sobre"? Eu considerei a palavra transação, no enunciado, como "uma unidade lógica de processamento no banco de dados" (tirado do comentário de Yuri Maia).
-
Quem é responsável pelo controle das transações é o SGBD e não o usuário.
-
QUEM FAZ ESSE INTERMÉDIO É O SGBD.