SóProvas


ID
779377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sabendo que a crise econômica atual, além de afetar amplamente
diversos países, tem atingido cidades, províncias e estados, julgue
os itens a seguir.

O governo da Catalunha, região autônoma da Espanha com anseios separatistas, recusou a ajuda financeira oferecida pelo governo central, por considerá-la intervenção política indevida.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Na Espanha, três governos regionais, entre eles o da Catalunha, já pediram resgate ao poder central em Madri Itália também vive situação preocupante; dez cidades estariam com problemas, além da região da Sicília.

     
    O pedido de resgate da Catalunha ao governo central da Espanha, no início da semana passada, evidencia que a crise econômica na Europa não mais afeta apenas os governos centrais dos países da zona do euro. Tradicionalmente uma das regiões autônomas com maior anseio separatista do país, a Catalunha teve de recorrer a Madri para não quebrar, depois de registrar uma dívida de € 42 bilhões no primeiro trimestre do ano. Essa foi a terceira região, das 17 que existem na Espanha, a pedir socorro ao governo do premiê Mariano Rajoy em menos de dez dias. A primeira foi Valencia, no dia 20 de julho, com uma dívida de € 20,832 bilhões, causada pelo colapso de seus setores bancário e imobiliário -os mesmos problemas de Madri.
    FONTE - FOLHA DE SÃO PAULO

  • Gabarito errado

    A Catalunha vai pedir ajuda porque já não tem capacidade para pagar a dívida. Governo espanhol está a analisar pedido "com todo o cuidado".

    Continuam a agravar-se as contas públicas das regiões autónomas espanholas. A Catalunha vai pedir ajuda financeira ao governo central porque está a ficar sem opções para refinanciar a dívida desde ano, admitiu hoje o presidente catalão Artur Mas, citado pela Reuters. 

  • A Catalunha, uma das regiões mais ricas da Espanha, se converte assim no primeiro governo autônomo a solicitar formalmente a ajuda deste fundo e dar uma cifra, depois que outras comunidades, como Valência (leste) e Múrcia (sudeste), anteciparam sua intenção de pedir ajuda ao fundo.

    "Ajudaremos a Catalunha como ajudaremos o resto das comunidades autônomas", afirmou posteriormente Rajoy, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Hermann Van Rompuy, em Madri. "As comunidades autônomas também são a Espanha", insistiu.

    O governo conservador espanhol anunciou em 13 de julho a criação de um fundo de no máximo 18 bilhões de euros para ajudar as regiões, muitas delas em dificuldades por suas dívidas e seus déficits, e que não conseguem fazer frente sozinhas a suas obrigações financeiras.

    http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gvOFGvV-zl8K8Hzt8OnUwui97VIw?docId=CNG.379bc33ef4877e0daf69e7b993aef866.5c1

    Bons estudos!