-
Questão errada. Pois:
”sudo useradd fulano” para criar o novo usuário “fulano” no sistema, cujo diretório pessoal deste será “/home/fulano”.
Observe no enunciado e na justificativa a diferença entre useradd e adduser (os dois comandos existem).
NOTA: Com a mesma finalidade porém com mais opções informativas sobre o usuário a ser cadastrado, existe o comando adduser. A configuração padrão usada pelos comandos useradd e adduser é definida em “/etc/default/useradd” e em “/etc/login.defs”.
Fonte: Material do Ubuntu.
-
No Linux, a sintaxe sudo adduser fulano criará o usuário fulano no grupo /etc/skell, bem como criará o diretório /home/fulano.
-
O usuário "fulano'' será criado no atual grupo em que se encontra, sendo assim, não ocorrerá a criação automática do diretório /home/fulano.
Questão: Errada.
-
errado- diretório não foi especificado no cmd.
A sintaxe de useradd p/ ter diretório:
useradd [-c comentário] [-d home_dir]
-
O comando sudo do sistema operacional Unix/Linux permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário, em geral o super usuário, para executar tarefas específicas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador. O nome é uma forma abreviada de se referir a substitute user do (fazer substituindo usuário) ou super user do (fazer como super usuário).
-
A questão é errada, pois a sintaxe referida no texto: sudo addser fulano --> A EXPRESSÃO ESTÁ INVERTIDA DEVERIA SER : useradd fulano (sem mencionar sudo).Um outro erro é dizer que a dita expressão criará um diretório, visto que o comendo USERADD adiciona apenas usuários.
-
Obrigada pelos comentários dos colegas!
Uma dúvida, se alguém souber: Quais órgãos da administração federal (direta ou indireta) atualmente usam LINUX como sistema operacional padrão?
Pergunto isso para entender melhor o objetivo da cobrança desse quesito em concursos recentes.
Grata!!
-
Para esclarecimentos:
http://www.slideshare.net/virginiabetiatto/gerenciamento-de-usurios-e-grupos
-
A sintaxe executará o comando adduser com direitos de administrador. O usuário fulano será criano no grupo atual e não criará automaticamente o diretório /home/fulano.
Fonte: Comentários do Prof. Leandro S. Vieira
-
"adduser" adiciona um usuário ou grupo no sistema. Por padrão, quando um novo usuário é adicionado, é criado um grupo com o mesmo nome do usuário. Opcionalmente o adduser também pode ser usado para adicionar um usuário a um grupo. Será criado um diretório home com o nome do usuário (a não ser que o novo usuário criado seja um usuário do sistema) e este receberá uma identificação. A identificação do usuário escolhida será a primeira disponível no sistema especificada de acordo com a faixa de UIDS de usuários permitidas no arquivo de configuração /etc/adduser.conf.
Este é o arquivo que contém os padrões para a criação de novos usuários no sistema.
adduser [opções] [usuário/grupo]
Os dados do usuário são colocados no arquivo /etc/passwd após sua criação e os dados do grupo são colocados no arquivo /etc/group.
Espero ajudar!
-
adduser – adiciona um novo usuário ao sistema.
daniel@daniel-desktop:~$ su
Senha:
root@daniel-desktop:/home/daniel# sudo adduser daniel
adduser: O usuário `daniel' já existe.
root@daniel-desktop:/home/daniel# sudo adduser karine
Adicionando o usuário `karine' ...
Adicionando novo grupo `karine' (1002) ...
Adicionando novo usuário `karine' (1002) ao grupo `karine' ...
Criando diretório pessoal `/home/karine' ...
Copiando arquivos de `/etc/skel' ...
Digite a nova senha UNIX:
-
useradd - Cria um novo usuário ou atualiza as informações padrão de um usuário no sistema Linux. O comando useradd cria uma entrada para o usuário no arquivo “/etc/passwd” com informações do seu login, UID (user identification), GID (group identification), shell e diretório pessoal, e a senha criptografada deste usuário é armazenada no arquivo “/etc/shadow”. O comando useradd requer privilégios de root para sua execução, então use o "sudo" antes do comando para liberar os privilégios.
Como podemos observar a questão está errada no momento em que é afirmado que sera criado o usuário fulano no grupo /etc/skell e na verdade é /etc/group.
-
1º erro: sudo adduser fulano criará o novo usuário fulano no SISTEMA, cujo diretório pessoal do mesmo será /home/fulano.
2º erro: diretório "/etc/skel"/ contém arquivos e diretórios que são automaticamente copiados para um novo usuário diretório /home quando esse usuário é criado
3º erro: o diretório "etc/skell" com dois l´s não existe. O correto é /etc/skel
Quem errou poderia apelar e entrar com recurso para anular a questão. rs
skel é de abreviação de eskeleton - Esqueleto taduzido para português.
-
O nome do grupo também é FULANO, e não /etc/skell. O que acontece é que são copiados arquivos do /etc/skel (com um L só) para a pasta /home/fulano, /etc/skel não é um grupo.
Eu entendi assim.
-
O sistema operacional Linux oferece a interação através de uma interface gráfica de escolha do usuário, ou através da linha de comandos.
A linha de comandos, ou terminal, é 'universal', ou seja, aceitam os mesmos comandos da matriz Linux, independente da distribuição.
A questão deseja criar um usuário, e também um diretório (pasta) para ele.
O comando para criação de usuário é o useradd, enquanto que o comando sudo é para executar uma tarefa como super usuário (administrador ou root).
Gabarito: Errado.
-
Gab: Errado
sudo - permite que um usuário execute comandos como superusuário mesmo sem ter a senha do root.
adduser - (addicionar usuário) adiciona um usuário ou grupo no sistema.
Para criar um diretório o comando é o mkdir.
-
ERRADO
ETC=configurações
MKDIR= criar um diretório
RMDIR=remover diretório
Bons estudos !!!
-
Apenas para compreensão, o sudo, no comando, apenas serve para conferir privilégios de superusuário ao comando (em tese, o comando é uma abreviação de “super user do”). Já a sintaxe correta seria sudo useradd fulano. Esse comando cria o usuário fulano, adicionando uma entrada correspondente no arquivo /etc/passwd. Não ocorre a criação automática do diretório /home/fulano.
Item errado.
-
/etc/skel é um diretório para customização de um usuário específico. O termo vem de skeleton, ou seja, cria um esqueleto para determinado usuário, por exemplo customizar um papel de parede para quando abrir este usuário. Não é criado automaticamente, ao adicionar um usuário novo, tampouco é skell com dois L
-
O comando useradd é diferente de adduser
O comando useradd apenas adiciona um novo usuário ao arquivo /etc/passwd, não cria um diretório home para este usuário. Portanto, é diferente do comando adduser. Na realidade, o comando adduser é um front end mais amigável para a ferramenta de baixo nível useradd.
A questão trata do comando adduser, que de fato cria o diretório:
O sistema então executa as seguintes tarefas para o comando adduser: aloca um número de UID para o novo usuário e cria uma entrada em /etc/passwd (o valor escolhido será o menor valor disponível de UID depois de 1000); cria um grupo para o novo usuário (com o mesmo nome do usuário), aloca um número de GID para esse grupo e cria uma entrada em /etc/group (o valor escolhido será o menor valor disponível para GID depois de 100); cria o diretório aluno em /home e copia os arquivos de /etc/skel para esse diretório; solicita a senha de acesso do novo usuário; solicita dados do novo usuário para incluir na entrada de /etc/passwd.
Acredito que o erro na questão esteja no diretório skell, pois o correto seria skel com apenas um L.
Fonte: https://guialinux.uniriotec.br/adduser/
-
O comando sudo permite que o usuário comum, não administrador, tenha privilégios do super usuário com o objetivo de executar tarefas específicas.
-
Sudo = super user do
Concede privilégios de super usuário a um usuário comum temporariamente.
-
GAB: ERRADO
sudo: permite que um usuário em particular execute vários comandos como superusuário sem que possua sua senha, ou seja, sem a senha do root.