SóProvas


ID
779572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de segurança da informação, julgue os itens
subsequentes.

É possível executar um ataque de desfiguração (defacement) — que consiste em alterar o conteúdo da página web de um sítio — aproveitando-se da vulnerabilidade da linguagem de programação ou dos pacotes utilizados no desenvolvimento de aplicação web.

Alternativas
Comentários
  • Desfiguração de página, defacement ou pichação, é uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página Web de um site.

    As principais formas que um atacante, neste caso também chamado dedefacer, pode utilizar para desfigurar uma página Web são:

    explorar erros da aplicação Web; explorar vulnerabilidades do servidor de aplicação Web; explorar vulnerabilidades da linguagem de programação ou dos pacotes utilizados no desenvolvimento da aplicação Web; invadir o servidor onde a aplicação Web está hospedada e alterar diretamente os arquivos que compõem o site; furtar senhas de acesso à interface Web usada para administração remota.

    Para ganhar mais visibilidade, chamar mais atenção e atingir maior número de visitantes, geralmente, os atacantes alteram a página principal do site, porém páginas internas também podem ser alteradas

  • correto: Defacement é um anglicismo para mudanças não-solicitadas no layout de um web site.É um tipo de "detour" causado por hackers.

    As características incluem fundo diferente, o qual é o maior indício de defacing no site, e texto alterado. Os métodos mais comuns são SQL injection e por FTP com senha e usr obtidos.
  • Defacement ou deface, como é conhecido popularmente, é um termo de origem inglesa para o ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto.[1] Na segurança da informação, é usado para categorizar os ataques realizados por defacers e script kiddies para modificar a página de um sítio na Internet.

    Geralmente os ataques tem cunho político, objetivando disseminar uma mensagem do autor do ataque para os frequentadores do site alvo. Esses ataques podem também ter cunho pessoal, transformando-se em uma espécie de troféupara o autor — um prêmio pela sua capacidade de penetrar na segurança de um determinado sistema.

    O ato pode ser analogamente comparado à pichação de muros e paredes. O autor do defacement geralmente é referenciado como defacer ou também pichador.

    wikipédia

  • Só para somar às respostas um pouquinho do dia a dia, mesclando o teórico com que acontece na prática.

                 Ultimamente os sítios/sites governamentais tem sido alvo deste tipo de ataque cujo objetivo é chamar a atenção para um tema específico: protesto político, dar publicidade à um hacker que está querendo espaço, etc. Nesses casos, 80% do sucesso no ataque do tipo Defacement é explorando uma vulnerabilidade de um módulo do CMS - gerenciador de contéudo dinâmico( joomla, drupal, wordpress etc) -, normalmente desatualizado.

                  Caso a banca deseje aprofundar...

                       Maneiras de se combater esse tipo de ataque:
    1.     Manter o gerenciador de conteúdo sempre atualizado e desativar os módulos que não estão em uso.
    2.     Criar regras no IPS, caso exista, que intercepte a tentativa de upload de arquivos por usuários não autorizados ou fora da intranet.
    3.     Retirar a permissão de escrita do usuário da aplicação, criando um mecanismo a parte de publicação. Ex: dois CMS lendo da mesma base de dados. O responsável pela exposição do conteúdo na internet só possui acesso de leitura aos arquivos e está localizado na DMZ, já o publicador de conteúdo só fica disponível na intranet, não sendo visível para usuários externos à rede.
    4.     Rotina tempestiva de publicação de arquivos de homologação para produção, assim, mesmo que o hacker consiga invadir o site, a pixação ficará disponível por apenas alguns segundos, tempo necessário para equipe de infra aja e sane o problema.


    É isso pessoal, perdão pela extensa explicação, mas acho que assim, juntamente com as respostas anteriores exaurímos o tema.


    Bons estudos!
  • GABARITO: C 

     

    Desfiguração de página, defacement ou pichação, é uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página Web de um site.


    As principais formas que um atacante, neste caso também chamado de defacer, pode utilizar para desfigurar uma página Web são:

    explorar erros da aplicação Web;


    explorar vulnerabilidades do servidor de aplicação Web;

     

    explorar vulnerabilidades da linguagem de programação ou dos pacotes utilizados no desenvolvimento da aplicação Web;

     

    invadir o servidor onde a aplicação Web está hospedada e alterar diretamente os arquivos que compõem o site;

     

    furtar senhas de acesso à interface Web usada para administração remota.


    Para ganhar mais visibilidade, chamar mais atenção e atingir maior número de visitantes, geralmente, os atacantes alteram a página principal do site, porém páginas internas também podem ser alteradas.

  • Os ataques cibernéticos consistem em ações programadas ou coordenadas, para obtenção de acesso indevido, captura de dados, roubo de informações, entre outras ações maliciosas.
    O ataque de desfiguração (defacement), consiste em alterar a face (aparência) de um site web, modificando a sua exibição, através de vulnerabilidades da linguagem de programação usada no desenvolvimento, ou dos pacotes utilizados para o seu desenvolvimento.
    Gabarito: Certo.
  • Gabarito: CORRETO

    Os ataques de defacement são aqueles que modificam sites legítimos. Sites de instituições públicas são alvos constantes desse tipo de invasão, utilizada por grupos hackers para fazer protestos de cunho político.



    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • DEFACEMENT -> ALTERA A APRESENTAGAT DE UMA PÁGINA NA WEB

     

    TÉCNICAS:

    1) EXPLORAR VULNERABIUDADES DA LINGUAGEM/PACOTES DE DESENVOLVIMENTO WEB;

    2) INVADIR O SERVIDOR HOSPEDEIRO;

    3) EXPLORAR ERROS DA APLICAÇÃO WEB.

  • Certo

    Os ataques cibernéticos consistem em ações programadas ou coordenadas, para obtenção de acesso indevido, captura de dados, roubo de informações, entre outras ações maliciosas.

    O ataque de desfiguração (defacement), consiste em alterar a face (aparência) de um site web, modificando a sua exibição, através de vulnerabilidades da linguagem de programação usada no desenvolvimento, ou dos pacotes utilizados para o seu desenvolvimento.

  • Os ataques de defacement são aqueles que modificam sites legítimos. Sites de instituições públicas são alvos constantes desse tipo de invasão, utilizada por grupos hackers para fazer protestos de cunho político.
  • Os ataques de defacement são aqueles que modificam sites legítimos. Sites de instituições públicas são alvos constantes desse tipo de invasão, utilizada por grupos hackers para fazer protestos de cunho político.
  • Os ataques de defacement são aqueles que modificam sites legítimos. Sites de instituições públicas são alvos constantes desse tipo de invasão, utilizada por grupos hackers para fazer protestos de cunho político.
  • Os ataques de defacement são aqueles que modificam sites legítimos. Sites de instituições públicas são alvos constantes desse tipo de invasão, utilizada por grupos hackers para fazer protestos de cunho político.
  • Certa.

    Defacement = ideia de PICHAÇÃO, poluir o ambiente visual do site. Não afeta diretamente o usuário. Consiste em "pichar" um conteúdo no site (quadro/mensagem/figura), muito usado na área de propaganda política.

  • Minha contribuição.

    Defacement => É uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página web.

    Defacement = Desconfiguração de página = Pichação

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • O ataque de Defecement altera o conteúdo visual do site.

  • Defacement eu lembro de DEF3CAR

    Defecar = fazer merd4 = Pichação Virtual

  • Minha contribuição.

    Ataques e Golpes

    Engenharia Social => É um conjunto de práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas, através da persuasão e se aproveitando da ingenuidade ou confiança das pessoas.

    Força Bruta => Consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha.

    DOS (Denial of Service) => É uma técnica pela qual um atacante utiliza um equipamento conectado à rede para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet.

    IP Spoofing => Técnica de invasão de dispositivos que utiliza a clonagem de um IP de um usuário legítimo.

    E-mail Spoofing => Técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

    Ping of Death => É o envio de pacotes TCP/IP de tamanhos inválidos para servidores, levando-os ao travamento ou impedimento de trabalho.

    Phishing Scam => É uma fraude em que o golpista tenta enganar o usuário, para a obtenção de dados pessoais e financeiros que permitirão a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social.

    Pharming => É um tipo especifico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no servidor DNS.

    Hoax => É uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso (fake news) e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.

    Man in the Middle => É um ataque em que os dados trocados entre duas partes são de alguma forma interceptados, registrados e possivelmente alterados pelo atacante.

    Defacement => Desconfiguração de página (pichação), altera o conteúdo de uma página web.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!!

  • Os ataques cibernéticos consistem em ações programadas ou coordenadas, para obtenção de acesso indevido, captura de dados, roubo de informações, entre outras ações maliciosas.

    O ataque de desfiguração (defacement), consiste em alterar a face (aparência) de um site web, modificando a sua exibição, através de vulnerabilidades da linguagem de programação usada no desenvolvimento, ou dos pacotes utilizados para o seu desenvolvimento.

    Gabarito: Certo.