-
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.
-
[...] a moral está vinculada – contraditoriamente – ao
desenvolvimento humano-genérico e à sua alienação,
pois as formas de reprodução de valores ético-morais
são orientadas por valores e princípios sociais
humano-genéricos, isto é, universalmente
legitimados, mas que podem não ter condições de se
universalizar em determinadas condições sociais.
(BARROCO, 2008, p. 71)
-
Gabarito: C
-
a própria Questão diz a Resposta só observar com bastante atenção!
-
Este texto é muito bom e ajuda a compreender essa discussão:
file:///C:/Users/user/Downloads/COTIDIANO_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DA_%C3%89TICA_imperativos
_para_o_Servi%C3%A7o_Social%20(1).pdf
-
Ética: permanente, perene, universal, absoluta, regra, teoria, princípios.
X
Moral: temporal, mutável, cultural, relativa, conduta de regra, prática, aspectos específicos da conduta.
-
GABARITO: LETRA C
→ moral → algo subjetivo, individual;
→ ética → global, genérico.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
A letra c é o único item que bem distingue ética de moral. A primeira está ligada à reflexão teórica e como ação livre voltada ao humano genérico, enquanto a moral está no nível da prática dos indivíduos em sua singularidade.
Resposta: C
-
pra mim é um pouco contraditório porque a moral refere-se às normas e aos costumes, o que deveria ser genérico, não? Mas como, a moral é baseada nos valores e princípios até que faz sentido