SóProvas


ID
780181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

Arquivos e bibliotecas, embora constituam diferentes órgãos de documentação, precisamente por tratarem de documentos com características físicas e funções distintas, conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • A biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); que os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos; e que seus fornecedores são múltiplos.

    O arquivo é receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem (princípio da proveniência) e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; que os objetivos primários do arquivo são jurídicos, funcionais e administrativos (podemos incluir legais, também) e que os fins secundários serão culturais e de pesquisa histórica, quando estiver ultrapassado o prazo de validade jurídica dos documentos (ou seja, quando cessarem as razões para que foram criados); e que a fonte geradora é única, ou seja, é a administração ou é a pessoa à qual o arquivo é ligado.

     

  • Errado
    É comum encontrar um grande número de questões que tentam confundir o candidato afirmando que acervo arquivístico, bibliográfico e museológico sejam basicamente a mesma coisa, o que é errado, veja o que é comum e diferente entre estes.          
              OBJETIVOS COMUNS
    Guardar documentos
    Preservar documentos
    Dar acesso aos documentos     
         
              BIBLIOTECA E MUSEU
    OBJETIVOS: Objetivos culturais.
    ORIGEM: Provém de várias fontes (colecionadores, doações, compra), existem vários exemplares, unidades isoladas.
    AVALIAR: Caráter revogável, questão de conveniência e não de preservação.
    CLASSIFICAR: Métodos determinados previamente.
    DESCRIÇÃO: Unidades discriminadas.

               ARQUIVO
    OBJETIVOS: Objetivos funcionais.
    ORIGEM: Provém somente das atividades públicas ou privadas.
    AVALIAR: Há um número de cópias restritas, conjunto (refere-se a uma atividade), caráter irrevogável, normalmente encontram-se em uma única via.
    CLASSIFICAR: Métodos variáveis de acordo com o órgão.
    DESCRIÇÃO: Conjunto de documentos.         

    Deus nos ilumine...
  • A questão se restringe ao TRATAMENTO aos gêneros textuais.

    O erro da questão:
    Conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade.

    Gostaria de mais informações
  • Ok , sei que os objetivos e a formação dos doc's dos arquivos e da Biblioteca são diferentes, mas o TRATAMENTO não seriam iguais? Questão de armazenagem, conservação?

    Alguem me ajude, procurei pela net e nada.

    Desde já , grata.
  • Fiquei com a mesma dúvida da Camila !
  • Tentando tirar a dúvida da camila, me completem se souberem de mais alguma diferença.

    A Biblioteca utiliza métodos padronizados.
    O Arquivo é de acordo com a atividade, elaborado pelo plano de classificação.
  • conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade.

    errei a questão por essa parte, mas, analisando melhor, os livros não recebem o mesmo cuidado de preservacão dos documentos, pois não são unicos.

  • Erro da 2ª parte da questão: Os gêneros documentais não recebem o mesmo tratamento pois são feitos de materiais distintos como uma película de filme, papel, mapas cartográficos e microfilmes, por exemplo. O papel precisará de certa temperatura e umidade para ser conservado, já a película necessitará de outra temperatura e umidade devido a diferença nos suporte. As fotos serão manuseadas com luvas de algodão, exigencia que não é imposta para documentos em papel. 
    Espero ter ajudado!
  • Ao afirmar:  precisamente por tratarem de documentos com características físicas e funções distintas        A questão acaba generalizando, e não necessariamente(precisamente) as características físicas dos documentos de um arquivo ou biblioteca são diferentes.

    Eles possuem sim objetivos diferentes, pois enquanto os arquivos têm objetivos funcionais, as bibliotecas têm objetivos culturais.

    Para corroborar segue:


    1.2 Órgãos de documentação
    As noções de museu, biblioteca e arquivo por muito tempo se confundiram, tanto pela finalidade e forma física dos documentos, quanto por serem instituições com objetivos idênticos, isto é, funcionavam como depósitos de documentos, de qualquer espécie, produzidos pelo homem.  Porém, com a evolução da humanidade, principalmente o advento da imprensa, os campos de atuação dessas instituições foram sendo delimitados.

    Fonte: http://columbo2.cjf.jus.br/portal/gestaodocumental/documentos/MANUAL%20DE%20PROCEDIMENTOS.pdf
  • Bibliotecas e seus métodos de tratamento aos gêneros documentais abrangem o estudo de arquivologia imposta pela banca? Pois já estudei arquivologia em vários cursinhos e livros especializados e nenhum deles nunca mencionou como as bibliotecas preservam seus documentos. Respondi a questão como CERTA pois como desconheço o tratamento da biblioteca para seus documentos, julguei ser o mesmo procedimento adotado pelos arquivos para tratarem dos seus documentos.
  • Acredito que o erro esteja quando afirma que bibliotecas e arquivos tratam de documentos com características físicas distintas. 
    Ora, basicamente não são papéis? Então o tratamento é o mesmo, o que torna o resto da questão correto,
  • Pessoal....

    ...observem a questão:

    Arquivos e bibliotecas, embora constituam diferentes órgãos de documentação, precisamente por tratarem de documentos com características físicas e funções distintas, conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade.

    O erro da questão não está no tratamento dos documentos, se o suporte for papel, por exemplo, o tratamento e conservação SãO OS MESMOS.

    O erro da questão está , na verdade, no momento que ela afirma que as CARACTERÍSTICAS FÍSICAS também são distintas.

    Beleza? É isso.
  • Questão de terminologia, como quase todas de arquivologia. 
    Realmente como a maioria apontou, o erro está no final da assertiva, qual seja: "conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade". 
    Para os documentos de biblioteca os métodos de classificação são REVOGÁVEIS e APLICADOS EM UNIDADES ISOLADAS diferentemente dos documentos de arquivo cujos métodos são IRREVOGÁVEIS e aplicados a CONJUNTOS de arquivos. 

     

  • Acredito termos dois erros na questão, tanto o apontado pelo colega Gurgel quanto pelo colega Felipe, os dois acima.

    Agradeço os comentários.
  • Penso que o tratamento é diferente. Afinal, em um arquivo, existe o princípio da unicidade que significa que um documento é único, enquanto na biblioteca existem várias cópias dos mesmos documentos. Assim, não seria necessária a preservação do modo que é em um arquivo. Assertiva errada.
  • Ao dizer que "arquivos e bibliotecas conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade", a questão está afirmando que documentos de arquivo e de biblioteca são gerenciados da mesma forma, o que não é verdade. Citando apenas um exemplo, o armazenamento de documentos de arquivo e livros não é igual: enquanto os livros normalmente são armazenados diretamente na estante, os documentos de arquivo são antes acondicionados em pastas. Do mesmo modo, a classificação é diferente, a conservação é diferente, a restauração é diferente...
    Além disso, os documentos do gênero textual são apenas os mais comuns de ser encontrados. Contudo, os gêneros digitais, iconográficos, filmográficos, sonoros, cartográficos e micrográficos também são encontrados tanto em arquivos quanto em bibliotecas, cada qual merecendo o tratamento adequado às suas particularidades.
  • Segundo o professor Antônio Victor Botão, o único erro da questão está em dizer que precisamente tratam de documentos com características físicas distintas, pois os suportes (papel, foto, microfilme, etc.) presentes em um arquivo são os mesmos que podem ser encontrados em uma biblioteca, o que faz com que o tratamento desses gêneros documentais seja o mesmo, independente do órgão documental ser um arquivo ou uma biblioteca.
  • Arquivos e bibliotecas, embora constituam diferentes órgãos de documentação, precisamente por tratarem de documentos com características físicas e funções distintas, conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade.

    Independentemente de se tratar de arquivo ou biblioteca, os documentos com características físicas  e funções distintas, por si só, necessitam de tratamento diferentes. Não há como se exercer mesmo tratamento a gêneros documentais distintos. Armazenamento, acondicionamento etc, requererem tratamentos distintos se os gêneros são distintos! Eu entendi assim. Não me preocupei em diferenciar arquivo de biblioteca porque não achei que fosse importante.

  • Galera, não vamos embaralhar ...

    Os documentos podem sim ter características iguais tanto em arquivos quanto em bibliotecas, porém, os métodos de tratamentos são distintos. 

    Ex... Tabela de Temporalidade é uma ferramenta de Arquivo que não se vê em Biblioteca. Então, o tratamento não é o mesmo.

    ..se alguém discordar, por favor corrija 


  • Como a questão dizia :"características físicas e funções distintas" e logo depois afirma "conferem o mesmo tipo de tratamento"

    como iria onferir o mesmo tratamento para documentos distintos ? ai marquei errada 

  • Os arquivos e bibliotecas guardam documentos com funções distintas, mas as suas características podem ser semelhantes. Um livro em uma biblioteca terá uma função, e o mesmo livro estando em um arquivo terá outra função.

    Sendo assim, o tratamento dado aos documentos de ambos órgãos considera tanto as características dos seus documentos quanto o seu uso e o público a que se destina. Como esses fatores são diferentes, também será diferente o tratamento dado a eles em cada órgão.

    Portanto o item está incorreto.
  • só pelo fato de CARACTERÍSTICAS FÍSICAS serem distintas, podemos marcar como F já!

    sucesso!!!

  • Cespe : aparentemente olhando rápido parace certo não é? erro distintas características físicas.

    ARQUIVOS podem ter suportes físicos(materiais, ex: papel) em comum com os da BIBLIOTECA 

  • gab errado

    fui pela logica

    arquivo é material guardado..para uma possivel verificação posterior
    biblioteca é constantemente manuseado

    entao obvio q os tratamentos vao ser diferntes

  • Comentário:

     

    A partir do momento em que a biblioteca e o arquivo conferem
    funções distintas a seus documentos, o emprego de métodos de organização

    (só para ficar no exemplo mais básico) não pode ser o mesmo.

    O método biblioteconômico, por partir do pressuposto de que as unidades documentais são
    autônomas e separáveis, quando empregado em um arquivo, acaba em desastre.
    Apenas tenha em mente que bibliotecas e arquivos empregam tratamentos e
    processos diferentes ao tratar seus gêneros documentais.

     

     

    Item errado.
     

  • O ARQUIVO guarda documentos com finalidades funcionais, em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar, provar; e, seu principal público são os administradores.

    A BIBLIOTECA conserva documentos com finalidades educativas e culturais, em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir, educar.

    Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes

  • Prezados, questão incorreta.

    Processamento técnico:

    + Arquivos - Registro, arranjo, descrição, guias, inventários, catálogos, etc.

    + Biblioteca - Tombamento, classificação, catalogação, fichários.

    Bons estudos.

  • Será que tem rinha de bibliotecário e arquivologista?