SóProvas


ID
78037
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social

A teoria social se constitui em um conjunto explicativo totalizante, ontológico e, portanto, organicamente vinculado ao pensamento filosófico acerca do ser social na sociedade burguesa e a seu processo de constituição e de reprodução. Nesse sentido, cada teoria social é

Alternativas
Comentários
  • A teoria social por sua vez constitui conjunto explicativo totalizante, ontológico, e portanto organicamente vinculado ao pensamento filosófico, acerca do ser social na sociedade burguesa, e a seu processo de constituição e de reprodução. A teoria reproduz conceitualmente o real, é portanto, construção intelectual que proporciona explicações aproximadas da realidade e, assim sendo, supõe uma forma de auto-constituição, um padrão de elaboração: o método. Neste sentido, cada teoria social é um método de abordar o real.

    O método é pois a trajetória teórica, o movimento teórico que se observa na explicação sobre o ser social. É o posicionamento do sujeito que investiga face ao investigado e desta forma é "questão da teoria social e não problema particular desta ou daquela 'disciplina'." (Netto,1984,14) 

  • A teoria social é um modo de ver a sociedade, de analisar os fatos, os dados. Assim, a teoria social é um método de aproximar-se do real, de interpelá-lo, objetivando conhecê-lo verdadeiramente, além de sua aparência. Para Marx, é possível conhecer a verdade objetiva, o real, mas somente por meio do pensamento. O pesquisador (ou sujeito) parte do concreto (o real, o fato, o objeto) para reproduzir no pensamento o concreto pensado, e realizando um movimento incessante de interpelação do real, a cada momento o sujeito obterá mais informações acerca daquele objeto, buscando conhecer além de sua aparência. A teoria social é um método que permite após inúmeras aproximações do real, conhecer verdadeiramente esse real e suas particularidades, considerando a sociedade como uma totalidade. Fato é que o conhecimento será sempre aproximativo, e nunca finito ou definitivo, visto que a realidade é dinâmica e bem mais complexa do que a nossa capacidade de abstração. O método não é uma cartilha a ser seguida, é sim uma maneira do sujeito se posicionar perante ao objeto que deseja conhecer.


    RESPOSTA: A