SóProvas


ID
780409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de recursos materiais e patrimoniais, julgue os itens a seguir.

Umas das finalidades do inventário físico de equipamentos e materiais permanentes é o levantamento da situação dos itens e das suas necessidades manutenção e reparos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO 

    NO INVENTÁRIO FÍSICO É REALIZADO UMA CONTAGEM DE FORMA MAIS CONTÍNUA QUE A PERIÓDICA !  

    INVENTÁRIO PERMANENTE PODE SERVIR PARA PESQUISAR SE HOUVE FURTO OU SE O ESTOQUE ESTA ACABANDO , AFIM DE QUE ESTE SEJA REPOSTO !
  • O CESPE anulou esta questão, sob o seguinte argumento:

    "A redação do item prejudica seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta-se por sua anulação."
  • CERTO
    O INVENTÁRIO FÍSICO consiste na contagem física dos itens de estoque. Caso haja diferenças entre o inventário físico e os registros do controle de estoques, devem ser feitos os ajustes conforme recomendações contábeis e tributárias.

    É a atividade que visa o estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do Almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão dos registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida.
    O inventário físico é geralmente efetuado de dois modos: periódico ou rotativo. É chamado de PERIÓDICO quando em determinados períodos – normalmente no encerramento dos exercícios fiscais, ou duas vezes por ano – faz-se a contagem física de todos os itens de estoque. É preciso parar o processo operacional da empresa para realizar o inventário periódico (recebimento, produção e despacho).
    O inventário é ROTATIVO quando permanentemente se contam os itens em estoque. Neste caso faz-se um programa de trabalho de tal forma que todos os itens sejam contados pelo menos uma vez dentro do período fiscal (normalmente de um ano). Uma de suas principais características é o aprimoramento contínuo da confiabilidade. NÃO precisa parar o processo operacional da empresa.
  • De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 205, DE 08 DE ABRIL de 1988da SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

    DOS INVENTÁRIOS FÍSICOS

    8.     Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que irá permitir, dentre outros:
     
    a)     o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;
    b)    a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado através dos resultados obtidos no levantamento físico;
    c)     o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;
    d)    o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos;  e
    e)     a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade.
    Fonte:http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm
  • O inventário físico é a contagem de todos os estoques da empresa, para verificação se as quantidades correspondem aos controles do estoque.

    Esta contagem também deve ser efetuada em componentes, aguardando definição da qualidade para serem rejeitados. Os benefícios dos inventários é a verificação de eventuais desvios no controle - estoques de peças rejeitadas, cujos controles não são lançados por alguma falha.

    Essas faltas não registradas e controladas podem causar problemas de atrasos nas entregas de pedidos aos clientes, pois o planejamento de compras não irá suprir a falta destes materiais por falha nas informações.
    O maior benefício é ter os estoques com as quantidades corretas.

    Hoje, em empresas que trabalham com volumes de estoques pequenos, pratica-se o inventário contínuo, no qual são feitas contagens semanais de um pequeno porcentual do universo de peças para verificação de diferenças de peças entre o físico e o controle. Essa prática é denominada de verificação de acuracidade do estoque, no qual até um determinado porcentual de desvio é aceito, e acima deste valor, ações são imediatamente tomadas para corrigir os desvios.

    http://antigo.sp.sebrae.com.br/principal/melhorando%20seu%20neg%C3%B3cio/orienta%C3%A7%C3%B5es/produtividade%20e%20qualidade/programa%C3%A7%C3%A3o_controle_produ%C3%A7%C3%A3o/inventario_fisico.aspx
  • Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que irá permitir, dentre outros:

    a)o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;

    b) a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado através dos resultados obtidos no levantamento físico;

    c) o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;

    d) o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos; e 

    e) a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  A redação do item prejudica seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta-se por sua anulação.
    Bons estudos!
  • Acho que o problema é que só o inventário analítico verifica o estado do bem, e ele não deixa de ser um inventário físico. Alguém poderia confirmar isso? Estou começando a estudar inventários agora e gostaria de saber quais as possíveis inerpretações da questão, obrigada!
  • Será que anularam a questão pela falta da preposição "de" depois da palavra "necessidades"?...se não é isso, eu não entendi o motivo da anulação. Alguém saberia dizê-lo?