SóProvas


ID
780412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de recursos materiais e patrimoniais, julgue os itens a seguir.

Os materiais processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa são denominados matérias-primas.

Alternativas
Comentários
  • Matéria-prima: materiais básicos e insumos que constituem itens iniciais e fazem parte do processo produtivo da empresa.
    Materiais Processados ou acabados: constituem o estágio final do processo produtivo.
    Portanto, ambos fazem parte do processo produtivo de uma empresa, mas se diferem em conceito e aplicabilidade.
    Item ERRADO!!!
  • Não pode-se interpretar únicamente conceitos separadamente sem levar em consideração o modo como as expressões são apresentadas.

    Materiais Processados ou acabados: constituem o estágio final do processo produtivo.

    Portanto, ambos fazem parte do processo produtivo de uma empresa, mas se diferem em conceito e aplicabilidade.


    O material só torna-se processado em seu último estágio de beneficiamento. No momento em que deixa de receber valor agregado da mão-de-obra e passa a ter valor de troca. Enquanto um material ainda possuir valor de uso para a empresa ele deve ser considerado matéria-prima, somente quando todo o valor de uso é tranformado em valor de troca temos o produto final ou materiais processados ou acabados. 
    O conceito de materiais processados e materias-primas portanto é relativo. O que pode ser um material acabado para uma empresa pode ser uma matéria-prima para outra.
  • No gabarito definitivo essa questão está como errada e não anulada!
  • Questão errada.

    Matérias primas: materiais básicos e insumos que constituem os itens iniciais e fazem parte do processo produtivo da empresa.

    Produtos em fabricação / materiais em processamento: são os que estão sendo processados ao longo do processo produtivo da empresa.

    Portanto, mais uma pegadinha da banca ao trocar os conceitos.

  • Questão ERRADA.
    Os materiais processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa são denominados MATERIAIS EM PROCESSAMENTO - também denominados MATERIAIS EM VIAS.
    1.3 CLASSIFICAÇÃO DE ESTOQUES
    1.3.1 Estoques de Matérias-Primas (MPs)
    Os estoques de MPs constituem os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. São os itens iniciais para a produção dos produtos/serviços da empresa.
     
    1.3.2 Estoques de Materiais em Processamento ou em Vias
    Os estoques de materiais em processamento - também denominados materiais em vias - são constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão nem no almoxarifado - por não serem mais MPs iniciais - nem no depósito - porainda não serem Pas. Mais adiante serão transformadas em Pas .
    1.3.3 Estoques de Materiais Semi-acabados
    Os estoques de materiais semi-acabados referem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de acabamento e que se encontram também ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo. Diferem dos materiais em processamento pelo seu estágio mais avançado, pois se encontram quase acabados, faltando apenas mais algumas etapas do processo produtivo para se transformarem em materiais acabados ou em PAs.
    1.3.4 Estoques de Materiais Acabados ou Componentes
    Os estoques de materiais acabados - também denominados componentes -referem-se a peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto. São, na realidade, partes prontas ou montadas que, quando juntadas, constituirão o PA..
    1.3.5 Estoques de Produtos Acabados (Pas)
    Os Estoques de Pas se referem aos produtos já prontos e acabados, cujo processamento foi completado inteiramente. Constituem o estágio final do processo produtivo e já passaram por todas as fases, como MP, materiais em processamento, materiais semi-acabados, materiais acabados e Pás.
    Fonte:http://pt.scribd.com/doc/90163480/16/Estoques-de-Materias-Primas-MPs
  • A questão não especifica que os "materiais" considerados já foram processados, aqui o entendimento de "materiais"  poderia ser o de minério de ferro por ex., o que seria insumo p/ várias coisas. A questão foi mal formulada, pecou no portugues, o que a deixou ambigua. Ela ainda diz "diversas seções" o que dá a entender que a primeira seção, a mais básica tb está envolvida.
  • Questão da prova 104. Não foi anulada. Gabarito E.

    Abc,
  • a) MATÉRIAS PRIMAS:
    São materiais destinados à transformação em outros produtos,
    tem consumo proporcional ao volume de produção;
    b) PRODUTOS EM PROCESSO:
    São materiais que estão em diferentes etapas da produção.
    Representam a transição de matéria-prima em produto acabado;
    c) PRODUTOS SEMI-ACABADOS:
    São aqueles procedentes da produção que, para serem
    considerados acabados, necessitam de algum detalhe de
    acabamento (retoque, pintura, inspeção etc.);
    d) PRODUTOS ACABADOS:
    Já estão prontos, seus processamentos foram completados,
    podendo ser estocados, utilizados ou vendidos.
  • Mais uma questão da Cespe passível de anulação. Pelo amor de Deus!!! Péssima banca!!!
  • Precisamos claramente entender o processo produtivo ou seja como chegamos ao produto final(PRODUTO ACABADO) e nunca confundí-lo com material acabado

    Classificação de materiais:
    Matéria prima=são os itens iniciais para a produção
    Materiais em processamento= em vias de produção
    Materiais semi acabados=estágio avançado de processamento
    Materiais acabados=componentes prontos para se utilizar no produto final.

  • ERRADO

    Segue abaixo a Relação à Aplicação

    > Matérias Primas/Isumos: material básico que irá passar pelo processo de transformação dentro da fábrica, para posteriormente entrar no estoque de acabados como produto final.

    > Materiais Secundários/Auxiliares: material que ajuda e participa da execução e transformação do produto, porém não se agrega a ele, mas é imprescindível no processo de fabricação.

    > Produtos em Fabricação ou Semiacabados: materiais em processamento são os que estão sendo processados ao longo do processo produtivo da empresa.

    > Produtos acabados: são os produtos constituintes do estágio final do processo de produção.

    > Materiais de Manutenção: materiais de consumo, com utilização repetitiva, aplicados em manutenção.
  • GABARITO: ERRADO

    Matérias-primas – são aqueles materiais que normalmente são obtidos dos chamados fornecedores, são aqueles materiais básicos e necessários para o processo produtivo, seu volume está diretamente ligado à quantidade de produtos acabados.

    Materiais em processamento – São aqueles que já não são mais matérias-primas, mas que ainda não são um produto acabado, são materiais que ainda estão sendo utilizados na confecção de produtos, estão em uma fase intermediária, e desta forma, já não se encontram no almoxarifado.

    Materiais semiacabados – São aqueles que estão em um estágio um pouco mais avançado do que os materiais em processamento, estão parcialmente acabados, faltam poucas etapas do processo produtivo para tornarem-se produtos acabados.

    Materiais acabados (ou componentes) – São peças isoladas que serão componentes do produto final.

    Produtos acabados – São aqueles que já passaram por todo processo produtivo, estão prontos e acabados. São os produtos que são oferecidos aos clientes.

    A partir do momento que o material entra na cadeia produtiva da empresa, para fins de ARM, ele não é mais matéria-prima, podendo corresponder a qualquer um dos três estágios seguintes: Materiais em processamento, Materiais semiacabados e Materiais acabados (ou componentes).
  • É verdade, é matéria prima um momento antes de entrar no processo produtivo, com suas propriedades originais. Entrou e foi modificado já não é matéria-prima para aquela organização. Pode ser até para outra, mas para a que modificou não. 

    Abraços
  • Questão ERRADA. Classificação de Materiais POR APLICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: 

    MATÉRIA-PRIMA: Substância que toma parte no processo de produção, incorporando fisicamente o produto final. Ex.: Madeira, na indústria de móveis. MATERIAL EM PROCESSAMENTO: Material que está transitando pelas diversas etapas do processo produtivo. Ex.: Preparação de tintas para pintura, na indústria de tintas.  VEJA QUE O CESPE TROCOU UM PELO OUTRO
  • Na minha opinião a questão não está errada, apenas quem a formulou pensou que a única resposta correta seria INSUMOS, o que na verdade é a mesma coisa.

  • "Acerca da administração de recursos materiais e patrimoniais (...)"

    A Administração de materiais denomina como Matéria Prima, o material que será processado. Sim!

    Mas não se esqueçam que durante o processamento, essa matéria prima muda sua denominação para Materiais em processamento e Materiais semi-acabados. 

    Ou seja, ao longo das diversas seções do processo produtivo os materiais processados não podem ser denominados (de acordo com a adm de materiais) apenas como Matéria-prima.

    Seguindo esse raciocínio, o gabarito oficial está corretíssimo: Errado.

  • Gente né todos são matérias primas. Alguns podem ser produtos em elaboração/ semi-acabados / em processo..

  • Atualização e argumentos: Item errado.

    Os materiais processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa são denominados MATERIAIS EM PROCESSAMENTO - também denominados MATERIAIS EM VIAS, e não matérias-primas. Segue abaixo a classificação de estoques:


    Estoques de Matérias-Primas (MPs): Os estoques de MPs constituem os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. São os itens iniciais para a produção dos produtos/serviços da empresa.


    Estoques de Materiais em Processamento ou em Vias (nosso conceito da assertiva): Os estoques de materiais em processamento - também denominados materiais em vias - são constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão nem no almoxarifado - por não serem mais MPs iniciais - nem no depósito - por ainda não serem PAs. Mais adiante serão transformadas em PAs.


    Estoques de Materiais Semi-acabados:  Os estoques de materiais semi-acabados referem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de acabamento e que se encontram também ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo. Diferem dos materiais em processamento pelo seu estágio mais avançado, pois se encontram quase acabados, faltando apenas mais algumas etapas do processo produtivo para se transformarem em materiais acabados ou em PAs.


    Estoques de Materiais Acabados ou Componentes: Os estoques de materiais acabados - também denominados componentes -referem-se a peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto. São, na realidade, partes prontas ou montadas que, quando juntadas, constituirão os PAs.


    Estoques de Produtos Acabados (PAs): Os Estoques de PAs referem-se aos produtos já prontos e acabados, cujo processamento foi completado inteiramente. Constituem o estágio final do processo produtivo e já passaram por todas as fases, como MP, materiais em processamento, materiais semi-acabados, materiais acabados e PAs.


  • Matérias-primas – são aqueles materiais que normalmente são obtidos dos chamados fornecedores, são aqueles materiais básicos e necessários para o processo produtivo, seu volume está diretamente ligado à quantidade de produtos acabados.