SóProvas


ID
780841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando temas historicamente articulados, a questão social e
os direitos de cidadania, julgue os itens subsequentes.

A questão social, cujas múltiplas expressões são alvo do exercício profissional do assistente social, encontra-se na base da profissionalização do serviço social como atividade auxiliar e subsidiária na reprodução da força de trabalho, revelando, assim, o seu caráter contraditório.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho, tendo por pano de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos esses aqui apreendidos sob o ângulo das novas classes sociais emergentes - a constituição e expansão do proletariado e da burguesia industrial - e das modificações verificadas na composição dos grupos e frações de classes que compartilham o poder de Estado em conjunturas históricas específicas. É nesse contexto, em que se afirma a hegemonia do capital  industrial e financeiro, que emerge sob novas formas a chamada "questão social" a qual se torna a base de justificação desse tipo de profissional especializado.

     A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e repressão.
    Fonte: 

    Relações sociais e serviço social no Brasil : esboço de uma interpretação histórico-metodológica. Marilda Villela Iamamoto, Raul de Carvalho.




  • A questão social, cujas múltiplas expressões são alvo do exercício profissional do assistente social, encontra-se na base da profissionalização do serviço social como atividade auxiliar e subsidiária na reprodução da força de trabalho, revelando, assim, o seu caráter contraditório.


    Não entendi essa questão...caracteriza questão social como "atividade auxiliar e subsidiária na reprodução da força de trabalho..." Como assim???? Achei a questão mal formulada!

  • Em síntese, o Serviço Social situa-se no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e da ideologia, isto é, na criação de bases políticas para a hegemonia das classes fundamentais. Intervém, ainda, através dos serviços sociais, na criação de condições favorecedoras da reprodução da força de trabalho. Por outro lado, se essas relações são antagônicas; se, apesar das iniciativas do Estado visando o controle e à atenuação dos conflitos, esses se reproduzem, o Serviço Social contribui, também, para a reprodução dessas mesmas contradições que caracterizam a sociedade capitalista.

    As Dimensões Ético-políticas e Teórico-metodológicas no Serviço Social Contemporâneo, Marilda Villela Iamamoto.

     

  • Creio que a questão está mal formulada: não é a questão social que é "atividade auxiliar e subsidiária na reprodução da força de trabalho", mas sim o Serviço Social; a questão social está em sua base de formação, conforme deixa claro Marilda: "O Serviço Social situa-se no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e da ideologia (...)  A questão social, a qual se torna a base de justificação desse tipo de profissional especializado, (...) não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado". 

    Indicações bibliográficas já citadas.

  • De acordo com José Paulo Netto (Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 5ª edição. São Paulo, Cortez, 2006), o Serviço Social surge justamente para intervir nas expressões da questão social, auxiliando o Estado e a burguesia no controle da classe trabalhadora. Portanto, a justificação dessa profissão, ou seja, sua necessidade social está ligada intrinsecamente ao surgimento da questão social. Assim, um dos questionamentos postos à profissão é se com a eliminação da questão social e, para isso, a ultrapassagem do modo de produção capitalista  resultaria na supressão desta profissão. Desse modo, o caráter contraditório está no fato de o Serviço Social intervir na questão social, sendo que a existência desta última é o que justifica a existência da profissão. É necessário compreender também que quando a assertiva afirma o Serviço Social enquanto "atividade auxiliar e subsidiária na reprodução da força de trabalho" está se afirmando que é uma profissão que possibilita a reprodução da classe trabalhadora, controlando-a e oferecendo a eles o mínimo para sobreviver e trabalhar. Somente assim, a partir da força de trabalho dos trabalhadores, o capital pode aumentar seus lucros e se expandir. Sendo assim, o assistente social atua, de certa forma, corroborando com o capital ao intervir na questão social e também com a classe trabalhadora ao buscar efetivar seus direitos. A assertiva acima, então, está correta.


    RESPOSTA: CERTO


  • Que o SS é uma profissão contraditória e surge enquanto tal isso é inegável, mas o cerne da assertiva é a QUESTÃO SOCIAL, não a compreendo enquanto uma atividade auxiliar, uma vez que a QS é centralidade no trabalho do AS como bem expresso no comentário da professora do qc. 

     

    Alguém que tenha sanado essa dúvida, favor enviar por direct referências .