SóProvas


ID
78112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivo intermediário justifica-se por questões econômicas. É uma forma de armazenamento de documentos mais barata que aquela feita nos setores de trabalho da organização. Com relação ao arquivo intermediário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Os documentos são mantidos nos arquivos intermediários quando apresentam alto valor secundário.=>Arquivo de segunda idade, intermediário ou limbo: constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los , para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado ,Segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade do documento baseada nas utilizações não imediatas ou científicasb) O acesso aos documentos é aberto ao público nos arquivos intermediários, diferentemente do que ocorre com os arquivos correntes, de acesso restrito aos acumuladores.=>TAMBÉM OCORRE NOS ARQUIVOS CORRENTES.c) A descentralização física dos arquivos intermediários é resultado da grande frequência de uso dos documentos nessa fase do arquivo.=>O USO MAIS FREQUENTE É NA FASE CORRENTE.d) O fato de ser uma fase transitória impede a aplicação da tabela de temporalidade nos arquivos intermediários.=> HA APLICAÇÃO DA TABELAe) Os documentos são transferidos aos arquivos intermediários pela presença de valores legais, fiscais ou técnicos.=>AFIRMATIVO
  • Ai ai, eu ia colocar a letra "e"!!!!!
  • GESTÃO DE DOCUMENTOS INTERMEDIÁRIOSResponsável pela guarda física de documentos de uso poucofreqüente· Atendem as consultas aos órgãos/setores depositantes· Coordenam a transferência de documentos ao seu depósito· Aplicam a tabela de temporalidade para fins de eliminação ourecolhimento· Coordenam o recolhimento de documentos permanentespara o arquivo da 3ª idade.Os documentos transferidos ao Arquivo Intermediário, continuamsendo de posse dos setores que os transferiram· Podem consultá-lo· Podem tomá-lo emprestado· A consulta por 3º só é permitida se autorizada pela unidade que otransferiu· Geralmente o espaço físico (depósitos de arquivamentointermediário) são localizados fora do centro urbano. Mas devempermitir a conservação adequada contra incêndio, poluiçãoatmosférica, excesso de umidade e luz.
  • ah, se todos comentassem que nem Hamilton eu ia achar ótimo!!
  •  A Alternativa B está pelo seguinte motivo:

    Durante a fase corrente, o acesso aos documentos é sim, de caráter restrito, mas os que têm acesso aos documentos são os usuários do setor e não os acumuladores, como diz a questão. 

    Importante salientar que o caráter restrito do acesso não impede que pessoas devidamente autorizadas possam fazer consultas aos documentos.

     

    Bons estudos

    :)

  • Pelo que entendi:
    a)o valor secundário é atribuido aos documentos que possuem valor histórico, são probatórios e informativos - que são os documentos de terceira idade(permanentes)
    b)os arquivos correntes também são abertos ao público
    c)os arquivos correntes é que são usados com mais frequência e só há que se falar em descentralização, quando uma instituição tem grandes áreas de atividades
    d)O fato de ser uma fase transitória não impede a aplicação da tabela de temporalidade nos arquivos intermediários. Por isso mesmo é que se aplica a tabela de temporalidade, para estabelecer prazos para a manutenção dos arquivos correntes ou intermediários ou para sua elimininação.
    e) Certo
  • Aos que estão convicto que a letra 'e' está certa aí vai: 
    Livro: Aquivologia para Concurso - Campus Elsevier Ed2 Tiragem 5ª
    Autor: Renato Valentini

    Pg: 18 (síntese) 
    "Os prcedimentos de transferencia e recolhimento são realizados por causa da "frequência do uso dos documentos" e não em função do seu valor"  
  • Só para esclarecer:
    Arquivos correntes NÃO são abertos ao público. São objetos de consulta dos usuários internos da instituição em que foram produzidos. Os interemediários podem ser consultados, desde que com prévia autorização do órgão produtor.

    Já os arquivos permanentes são abertos ao público. Mesmo assim, depende da classificação do documento em ostensivo ou sigiloso. Ressaltando que os sigilosos podem ser objeto de consulta, quando por meio de decisão judicial for determinadao.

    Quanto à citação feita pelo colega acima, ela é de autoria de Marilena Leite Paes - Arquivo Teoria e Prática (ver pág. 111, 4° parágrafo). Se o Renato Valentini, autor do livro, não citou a fonte, é muito feio (além de ser plágio).
  • a) arquivos corrente e intermediário possuem valor primário.
    arquivo permanete possui valor segundário.
    bons estudos!
  • Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos que não são mais objeto de consultas frequentes, mas aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações


    A Lei de Arquivos assim define os documentos de arquivos intermediários: “aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.


    O acesso aos documentos nos arquivos intermediários é ainda restrito aos acumuladores, porque o arquivo intermediário  é  uma  EXTENSÃO DOS ARQUIVOS CORRENTES em que predomina o valor primário dos documentos.


    Na arquivologia, quando nos referimos ao valor dos documentos não é financeiro, mas sim ao seu valor enquanto gênero. Fundamentalmente temos dois valores: o PRIMÁRIO e o SECUNDÁRIO.


    O valor PRIMÁRIO ou IMEDIATO é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos:


    --- > Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas ou correntes de quem o criou.


    --- > Fiscal: neste caso o documento é gerado para comprovar operações financeiras e seu valor cessa quando tal operação se conclui. Porém é preciso manter o documento por um determinado período para cumprir exigências fiscais ou legais.


    --- > Jurídico: os documentos com esse valor comprovam direitos a curto ou longo prazo.


    O valor SECUNDÁRIO ou MEDIATO é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente. Podemos enquadrar o valor secundário em duas categorias:


    --- > Probatório: atribui-se quando o documento comprova a organização e o funcionamento da entidade que o produziu ou comprova as ações de determinado indivíduo que o produziu.


    --- > Informativo: quando os documentos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar.

  • Vamos analisar item a item para encontrar os erros:

    A) Os documentos são mantidos nos arquivos intermediários quando apresentam baixo valor primário

    B) O acesso aos documentos é restrito nos arquivos intermediários, igualmente como ocorre com os arquivos correntes. 

    C) A descentralização física dos arquivos intermediários não é possível, considerando a baixa frequência de uso dos documentos. 

    D) A tabela de temporalidade deve ser aplicada obrigatoriamente, especialmente no que tange à destinação de documentos, onde a maioria iniciará desta fase.. 

    E) Os documentos são transferidos aos arquivos intermediários pela presença de valores legais, fiscais ou técnicos. 

    Portanto está correta a alternativa de letra "E".
  • TABELA DAS TRÊS IDADES

     

                           ------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO

              ░▄▄▄▄▄░                                                       ░▄▄▄▄▄░                                                 ░▄▄▄▄▄░
              ░█▄▄▄█░                                                       ░█▄▄▄█░                                                 ░█▄▄▄█░
              ░█▄▄▄█░      TRANFERÊNCIA                  ░█▄▄▄█░     RECOLHIMENTO           ░█▄▄▄█░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░

                                                                                             

         X ELIMINAÇÃO                                                 X ELIMINAÇÃO

     

         VALOR PRIMÁRIO                                           VALOR PRIMÁRIO                                 VALOR SECUNDÁRIO

          1º FASE/IDADE                                                 2ª FASE/IDADE                                       3º FASE/IDADE

             CORRENTE                                                    INTERMEDIÁRIO                                        PERMANENTE