-
O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Roquette Pinto, um médico que pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos, acompanhava tudo e, entusiasmado com as transmissões, convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que viria a ser a PRA-2.
A rádio só começou a operar, no entanto, em 30 de abril de 1923, com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires, instalado na Escola Politécnica, na então capital federal.
fnte: http://www.abert.org.br/web/index.php/quemsomos/historia-do-radio-no-brasil
-
Embora não oficial, a 1ª transmissão de rádio no Brasil é feita pela Rádio Clube de Pernambuco em 1919.
ATENÇÃO: A data oficial, e para efeito de concurso, é 1922.
-
Complementando:
A emissão radiofônica pioneira deu-se no Recife através da Rádio Clube de Pernambuco, em 1919. Por muito tempo a emissora utilizou o slogan PRA-8, Rádio Clube de Pernambuco, a pioneira. Em 1931, novamente o pioneirismo da Rádio Clube de Pernambuco apareceu, quando foi realizada a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte-Nordeste. Em 1934, passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira, e em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas. Em 1952, passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados de Assis Chateaubriand, responsável até então pelo jornal Diario de Pernambuco desde 1931, e no qual se juntaram vários outros veículos irmãos nos anos seguintes.
Wikipedia
-
Sou especialista em RTV (Acreditem, sou locutor há mais de 6 anos). Há muitas controvérsias. Para efeitos acadêmicos é RÁDIO SOCIEDADE DO RJ (Hoje, chama-se RÁDIO MEC - AM 800 KHZ).
CABE RECURSO!
A informação pode ser coletada não apenas no Wikipédia, mas em livros de altíssima credibilidade.
Favor não acreditar em tudo que lê na web e nem em gabaritos quaisquer, mesmo sendo Cebraspe.
Não sei qual foi o critério de resposta da banca, muito menos em quais autores eles se espelharam para elaboração desta questão.
Era isto.
Força amigos ;)
-
Elcio, você não está errado. 1922 é o ano de criação da emissora, mas a operação da mesma só veio a ocorrer no ano posterior. Certo?
Um abraço pro senhor!
-
A Rádio de Pernambuco não possuía (para a época) permissão de realizar transmissões. Tudo era feito de forma clandestina, e sua programação normalmente continha assuntos voltados à educação e a cultura.
Narrações futebolísticas era algo marcante nesta frequência.
-
A primeira rádio fundada foi realmente a Rádio Sociedade do RJ, em 1923, mas naquela época ela não era "a rádio do então Ministério da Educação". Ela só virou a Rádio MEC, e passou a pertencer ao Ministério da Educação, anos mais tarde. Creio que o examinador quis confundir a cabeça e embolar a informação histórica com a informação atual.
-
errada
No dia 20 de abril de 1923, Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, na Academia Brasileira de Ciências, com o slogan “Trabalhar pela cultura dos que vivem em nossa terra e pelo progresso do Brasil”. No dia 7 de setembro de 1923, ela entrou no ar em definitivo. Em 1936, virou a Rádio Ministério da Educação.