SóProvas


ID
782053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a D, isso porque o usuário pode sofrer o ataque de vírus quando insere, por exemplo um pen drive que possa estar contaminado, causando avarias no sistema daquele computador que não está ligado na rede.
  • Vírus são abertos na memória RAM quando executamos um programa ao qual ele está agregado, sendo assim mesmo que um computador esteja desconectado ele estará sujeito à infecção quando executado algum programa contaminado. 
  • Outras maneiras de adquirir vírus além de estar em LAN incluem usar mídia removível (floppy disks,CD/DVD-RW,flash drives,zip disks etc) e até o próprio usuário pode escrever uma aplicação de vírus usando batch scripts (ou qualquer formato para scripts).
  • a) Firewalls protegem computadores ou redes de computadores contra ataques via Internet. Os firewalls são implementados exclusivamente por mmeio de software. ERRADO
    Os firewalls podem estar integrados a hardwares dedicados com a função de isolar uma rede privada de ataques externos.
    http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/images/cluster-security-network-3.png
  • a) Firewalls protegem computadores ou redes de computadores contra ataques via Internet. Os firewalls são implementados exclusivamente por meio de software.
    ERRADA, pois existem firewalls que são implementados por hardware.
     b) O uso de aplicativos de segurança, em conjunto com procedimentos relacionados a tais aplicativos, garante totalmente a segurança da informação de organizações.
    ERRADA, porque não existe sistema totalmente seguro.
     c) Em computadores conectados à Internet, a adoção de procedimentos de backup é a garantia de que não haverá perda de dados, independente do ataque ao qual o computador seja submetido.
    ERRADA, tendo em vista que não existe garantia de manutenção de dados.
     d) Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus.
    CORRETA.
     e) Diferentemente dos antivírus, os antispywares agem exclusivamente analisando dados que chegam ao computador por meio de uma rede de computadores, em busca de spywares.
    ERRADA, os antispywares também analisam dados que chegam por diversos meios, como pendrives, bluetooth, etc.
  • Letra A: 
    Firewall é um sistema que protege seu computador de acessos não autorizados, esses acessos podem ser chamados de ataques, só que na questão esta defesa é delimitada apenas a internet é isso é uma mentira, essa defesa é para qualquer acesso seja da internet, intranet ou rede local(LAN).
      Letra B: 
    A segurança da informação não esta só relacionada a sistemas e procedimentos, esta também com as pessoas, ou seja, a empresa pode ter o melhor sistema do mundo mas se uma pessoa que tem acesso as informações deseja fazer uso desta informação de forma errada não tem quem o impeça.
      Letra C: 
    Quando a banca menciona “independe do ataque” é complicado afirmar com toda essa amplitude, por vários fatores. Primeiro: Se a ameaça recebida danificar apenas o conteúdo do arquivo, mesmo fazendo o backup será possível restaurar a informação? Se o backup foi feito já com problema com certeza não. Segundo: Se o backup foi feito antes do inicio do expediente e no meio do mesmo o servidor sofre um ataque. Todos os dados serão recuperados? Com certeza não, porque o backup da manhã não salva o que vai acontecer no decorrer do dia. Backup não é feito de dados futuros.
    Letra D:
    Com certeza já que o vírus pode vim de um pen-drive ou algo do tipo, o único computador que não está sujeito a vírus é aquele que não funciona, e olhe lá!
      Letra E:
    Antispywares tem a mesma função do antivírus só que em vez de vírus detecta spyware.
  • sobre a letra A

    O que é uma firewall?

    Uma firewall é um software ou hardware que ajuda a impedir que os hackers e alguns tipos de software maligno chaguem ao seu PC através de uma rede ou da Internet. A firewall faz isto verificando as informações que chegam da Internet ou de uma rede e bloqueando ou permitindo que passem para o seu PC.

    Uma firewall não é a mesma coisa que uma aplicação antivírus ou antimalware. As firewalls ajudam a proteger de worms e hackers, as aplicações antivírus ajudam a proteger de vírus e as aplicações antimalware ajudam a proteger de software maligno. São necessárias as três.

    http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-8/windows-firewall-from-start-to-finish

  • item d 

    EX:PODE SER TRANSMITIDO UM VÍRUS POR PEN DRIVE

  • A) ERRADA. Firewalls podem ser tanto hardware quanto softaware.
    B) ERRADA. Ainda que você utilize aplicativos de segurança, não haverá garantia de segurança das informações.
    C) ERRADA. O backup não protege contra todo e qualquer dano.
    D) CORRETA. Por exemplo, na inserção de um pen-drive contaminado.
    E) ERRADA. O antispyware analisa tanto os dados advindos da rede de computados quanto os que já estão no computador. 

  • Joguei duro

  • O computador contém informações importantes sobre o usuário ou a instituição que ele trabalha. O dispositivo é alvo constante de ameaças e ataques, que procuram obter acesso indevido às informações armazenadas.
    Para proteção, podemos usar:
    - firewall - filtro de conexões, que monitora as portas TCP/IP, permitindo ou negando o tráfego nelas
    - antivírus - para detectar e remover vírus de computador
    - antimalware - para detectar e remover softwares maliciosos
    Com todos os sistemas de proteção ativados, nada será 100% seguro.

    O computador que está desconectado da rede mundial, poderá ser atacado por vírus, como por exemplo, o vírus de pendrive, caso um usuário conecte um dispositivo infectado na porta USB dele.

    Gabarito: Letra D.

  • LETRA D

  • O computador que está desconectado da rede mundial, poderá ser atacado por vírus, como por exemplo, o vírus de pendrive, caso um usuário conecte um dispositivo infectado na porta USB dele.

  • Firewall é um dispositivo, podendo existir na forma de software ou hardware, de uma rede de computadores, que possui a função de filtrar o tráfego nocivo recebido e impedir que esses dados sejam propagados.