SóProvas


ID
782389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não
necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à
correção gramatical, condição essencial aos documentos da
comunicação oficial.

Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.
    Quem avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU?A primeira fiscalização. (correto, o verbo concorda com sujeito).
    Quem verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados?A segunda fiscalização.(correto, o verbo concorda com sujeito).

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
    2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento
            Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "VossaExcelência conhece o assunto".
            Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").
            Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".
  • O trecho está gramaticalmente correto. Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados. A sigla TCU é de conhecimento geral, e, como se trata de um fragmento, pode ter sido explicitada anteriormente. O trecho é claro, coeso e gramaticalmente correto.


    Fonte: Cespe

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCU_12_TEFC/arquivos/JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACOES_E_MANUTENCAO_DE_GABARITO.PDF
  • Presume-se que todo mundo sabe o que é TCU.
  • Eu me equivoquei na concordancia nominal da palavra julgada. Tinha entendido que deveria concordar com (outro acórdão) o que tornaria palavra masculina.


  • Pessoal, fiquei com dúvida em relação à abreviação de V. Sa.

    É permitido Abreviar?

  • Questão cabe recurso 

  • A questão pede que seja analisado o seguinte trecho: "conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados".

    Não há erros de concordância, regência, pontuação, e não há problemas com as características, tais como impessoalidade, objetividade e clareza.


    A resposta é correta. 

  • Não deveria ser citado os números dos respectivos acórdãos? 

  • NÃO NECESSARIAMENTE IVO, POIS NO INÍCIO JÁ DIZ QUE É DO CONHECIMENTO DO RECEPTOR. CASO COMENTASSE FICARIA REDUNDANTE...


    GABARITO CERTO
  • Pensei que não pudesse existir abreviaturas nos textos oficiais.

  • Errei porque vi logo abreviação lasquei um ERRADO ... questão pediu para julgar quanto a correção gramatical.

  • Achei que a abreviação de Vossa Senhoria era diferente...

  • Recurso indeferido. O trecho está gramaticalmente correto. Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados. A sigla TCU é de conhecimento geral, e, como se trata de um fragmento, pode ter sido explicitada anteriormente. O trecho é claro, coeso e gramaticalmente correto.