-
Errada, assinaturas digitais não garante o sigilo e sim a autênciadade do documento.
-
Questão errada.
Por meio de certificados digitais, é possível assinar digitalmente documentos a fim de garantir o sigilo das informações contidas em tais documentos
Um certificado digital é um documento eletrônico que visa a atestar a identidade do seu titular (usuário ou instituição, como bancos e lojas de comérico eletrônico), em documentos ou e-mails digitalmente assinados, em navegação na internet ou em operações online, inclusive sigilosas. Ao ser instalado no computador e usado numa dessas ações pelo titular, por meio de software capaz de operá-lo, o certificado dá garantias dessa identidade, ou de privacidade, para as partes envolvidas.
A questão afirma que os certificados digitais tem o fim de garantir o SIGILO das informações o que não é verdade. O Certificado Digital visa a atestar a identidade do seu titular.
Bon estudos.
-
Assertiva errada. Certificados digitais não garantem o sigilo das informações, porém que aquele par de chaves (pública e privada) pertencem a certa pessoa. Essa garantia é feita por uma Autoridade Certificadora (AC) por meio de um arquivo chamado certificado digital Certificate Signing Request (CSR) que contém a chave pública da AC. O navegador acessa o site recebe o certificado somado a chave privada do responsável pelo site de forma que seja criada uma identidade digital.
Por exemplo, eu lhe envio minha chave pública para que quando eu assine um documento com a minha chave privada você possa descriptografá-lo e saiba que eu sou realmente o remetente. Certo, mas se quem lhe enviou a chave pública foi outra pessoa se passando por mim? Você receberia o documento, descriptografaria e acreditaria que eu enviei aquele documento sem se atentar que o seu contato anterior era um estelionatário, por exemplo. Quem vai garantir que aquelas chaves são realmente as minhas é a AC. No caso de páginas da Web, somente o verdadeiro sitedo Banco do Brasil, por exemplo, terá as chaves privadas do banco e quem garantirá que são as chaves do banco é a AC por meio do certificado digital que é um arquivo que possui a assinatura da entidade certificadora.
Em suma, a assinatura digital garante a autenticidade e integralidade de um documento, enquanto que o certificado digital garante a identidade da pessoa.
-
A Assinatura Digital é obtida através da utilização de um certificado digital. Consiste num código anexado a mensagem que vai garantir a:
- Autenticidade (garantia da fonte)
- Integridade (hash)
- Não - Repudio (Irrefutabilidade)
A assinatura digital comprova que a pessoa criou ou concorda com um documento assinado digitalmente, como a assinatura de próprio punho comprova a autoria de um documento escrito. A verificação da origem do dado é feita com a chave pública do remetente.
Não confundir criptografia com assinatura digital. A criptografia visa o sigilo e a assinatura digital a identificação do emissor.
-
MACETE:
É SÓ RELACIONAR COM ASSINATURA = CONFERIR ASSINATURA= VER SE É VERDADEIRA = VER SE É AUTENTICA = AUTENTICIDADE.
Portanto a ASSINATURA DIGITAL garante a autenticidade da mensagem e não o seu sigilo.
Quem garante o Sigilo das informações é a CRIPTOGRAFIA.
QUESTÃO FALSA!
ESTUDAR! ESTUDAR! ESTUDAR!
-
Não é o sigilo que a assinatura digital busca garantir. Quando assinamos um documento digitalmente estamos querendo garantir a autoria dele, ou seja, a procedência. Esta característica é conhecida como Autenticidade. Além disso, o uso da assinatura digital garante a Integridade do documento assinado, pois só será possível visualizar o documento assinado se este não for alterado.
Alem destes princípios, a assinatura digital ainda garante a propriedade da Irretratabilidade ou Não repúdio. Isto quer dizer que se somente o autor poderia ter realizado a criptografia com sua chave privada, já que somente ele tem conhecimento dela, então ele não pode repudiar a mensagem (dizer que não foi ele o autor).
-
Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados
e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto,
estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança
capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações
eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê estes mecanismos.
No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que
contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros
dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave
pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.
-
Para ajudar na memorização!
A AssINAtura Digital garante:
- INTEGRIDADE
- NÃO-REPÚDIO
- AUNTENTICIDADE
-
ASSINATURA DIGITAL é uma tecnologia que permite dar garantia de integridade e autenticidade a arquivos eletrônicos.
CERTIFICADO DIGITAL é um documento digital, que comprova que uma chave privada pertence a determinada pessoa. Numa assinatura digital utiliza-se o certificado digital e a chave privada correspondente
OBS:O certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente, contendo a identificação de uma pessoa, sua chave pública (utilizada na verificação da validade da assinatura ) e assinado digitalmente por uma Autoridade Certificadora.
GABARITO ERRADO.
BONS ESTUDOS.
-
Errado.
Não é o sigilo que a assinatura digital busca garantir. Quando assinamos um documento digitalmente estamos querendo garantir a autoria dele, ou seja, a procedência. Esta característica é conhecida como Autenticidade. Além disso, o uso da assinatura digital garante a Integridade do documento assinado, pois só será possível visualizar o documento assinado se este não for alterado.
Alem destes princípios, a assinatura digital ainda garante a propriedade da Irretratabilidade ou Não repúdio. Isto quer dizer que se somente o autor poderia ter realizado a criptografia com sua chave privada, já que somente ele tem conhecimento dela, então ele não pode repudiar a mensagem (dizer que não foi ele o autor).
A ideia básica, simplificada, é utilizar a criptografia assimétrica (duas chaves) para encriptar a mensagem, de modo que o usuário usa sua chave privada (secreta) para encriptar a mensagem e somente por meio da chave pública deste usuário será possível conhecer a mensagem. Se a mensagem for alterada será necessário gerar novamente a encriptação com a chave privada, mas esta somente o remetente possui.
Fonte de estudo: EVP-EuVouPassar galeraaaa! Woo-hoo!
-
Pra mim a questão envolve uma interpretação dúbia.
"a fim de garantir" não quer dizer que garanta.
Se eu chego numa muié e digo que 'estou a fim dela' não garante que eu vo ficar com ela.
Há um sentido duplo na passagem, pois 'a fim de' pode ser interpretado também 'com o objetivo de', o que não quer dizer que está concretizado ou garantido, como diz a questão, logo, questão que poderia ser considerada como certa.
"tô doido? alguém me corrige?"
-
é autenticidade e não sigilo.
-
Como disse o colega em outra questão, aprendi com ele.
ASSinaR DIGITALMENTE OU ASSinaTURA DIGITAL
I- integridade
N-não repúdio
A-autenticidade
Sabendo a definição de cada um, você nunca mais erra.
-
Assinatura digital é para identificar quem assinou e não para garantir sigilo.
-
A assinatura digital não garante sigilo ao documento, apenas a autenticidade. Quem garante o sigilo são as chaves criptográficas.
-
Errado. Para garantir o sigilo seria necessário criptografia, não assinatura.
-
Prezados,
A assinatura digital não garante o sigilo ( confidencialidade ) e sim a autenticidade. Para garantir o sigilo das informações contidas no documento devemos criptografa-lo e não assinar digitalmente.
Portanto a questão está errada.
-
Errada, nao visa garantir o sígilo, mas sim a não repúdio.
-
certificado digital = autenticidade
criptografia = sigilo
-
Quem assina, garante INA: integridade, não repudio e autenticidade.
-
certificado digital é um registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública. Ele pode ser emitido para pessoas, empresas, equipamentos ou serviços na rede (por exemplo, um site Web) e pode ser homologado para diferentes usos, como confidencialidade e assinatura digital.
Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade, por exemplo, o seu passaporte, no qual constam os seus dados pessoais e a identificação de quem o emitiu. No caso do passaporte, a entidade responsável pela emissão e pela veracidade dos dados é a Polícia Federal. No caso do certificado digital esta entidade é uma Autoridade Certificadora (AC).
De forma geral, os dados básicos que compõem um certificado digital são:
versão e número de série do certificado;
dados que identificam a AC que emitiu o certificado;
dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);
chave pública do dono do certificado;
validade do certificado (quando foi emitido e até quando é válido);
assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura.
-
Certificados digitais garantem autenticidade, criptografia que garante sigilo (confidencialidade)...
-
A assinatura digital, por si só, não garante a confidencialidade (sigilo) dos dados, pois, teoricamente, todos possuem a chave pública do remetente. Essa confidencialidade é obtida por meio de técnicas de criptografia, que são utilizadas em conjunto com as assinaturas digitais!
A assinatura digital fornece uma prova inegável de que uma mensagem veio do emissor. Para verificar esse requisito, uma assinatura deve ter as seguintes propriedades:
autenticidade: o receptor (destinatário de uma mensagem) pode confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor;
integridade: qualquer alteração da mensagem faz com que a assinatura seja invalidada;
não repúdio (irretratabilidade): o emissor (aquele que assinoudigitalmente a mensagem) não pode negar que foi o autor da mensagem, ou seja, não pode dizer mais tarde que a sua assinatura foi falsificada.
Gabarito: item errado.
Fonte: Patrícia Quintão, Pontos do Concursos
-
Assinatura digital não garante sigilo de documento.
-
A AssINAtura Digital garante:
- INTEGRIDADE
- NÃO-REPÚDIO
- AUNTENTICIDADE
GABARITO ERRADO.
-
A questão tentou confundir ao trazer A GARANTIA DO SIGILO COMO SENDO DE RESPONSABILIDADE DO CERTIFICADO DIGITAL. NA VERDADE QUEM GARANTE SIGILO (CONFIDENCIALIDADE) É A CRIPTOGRAFIA.
CONFIDENCIALIDADE. QUEM GARANTE? (CRIPTOGRAFIA)
INTEGRIDADE. QUEM GARANTE? (CERTIFICADO DIGITAL)
DISPONIBILIDADE
AUTENTICIDADE. QUEM GARANTE? (CERTIFICADO DIGITAL)
-
Os certificados digitais podem sim garantir o sigilo, tanto é que existem certificados do tipo S1, S2, S3 e S4, especificamente para esse fim. O erro está em dizer que o sigilo é obtido com a assinatura digital, o que torna a assertiva errada, pois a assinatura só garante a autenticidade, a integridade (pois é realizada sobre o hash) e o não-repúdio, e o sigilo é obtido com o uso de chaves criptográficas.
-
Pessoal, uma dica para não errar mais:
ASSINATURA DIGITAL:
INA: Integridade - Não Repúdio – Autenticidade;
-
A fim de garantir o sigilo das informações contidas em tais documentos? Não, a confidencialidade não é um dos princípios garantidos primariamente pela Assinatura Digital.
Errado
-
obs: a CRIPTOGRAFIA garante o SIGILO DA INFORMAÇÃO
ASSINATURA DIGITAL garante INA: INTEGRIDADE, NAO-REPUDIO, AUTENTICIDADE
-
Errado
A assinatura digital não garante o sigilo ( confidencialidade ) e sim a autenticidade. Para garantir o sigilo das informações contidas no documento devemos criptografá-lo e não assinar digitalmente.
-
A assinatura garante: integridade, não repúdio e autenticidade.
O certificado digital garante: confidencialidade, autenticidade e integridade.
-
A Assinatura Digital garante:
* INTEGRIDADE
* NÃO-REPÚDIO
*AUNTENTICIDADE
-
certificado digital
É um documento que guarda informações sobre seu titular e é atestado (garantido) por uma Autoridade Certificadora.
Dentre os dados contidos no certificado digital podemos citar:
- O nome completo do titular do certificado;
- o endereço de e-mail do titular do certificado (se necessário)
- a chave pública do titular do certificado (obrigatório)
- o nome da autoridade certificadora
- a assinatura da autoridade certificadora
- algumas informações adicionais (depende da necessidade: endereço, CPF, etc)
Um certificado é, em poucas palavras, a nossa chave pública, somada a mais alguns dados importantes, assinada pela autoridade certificadora
-
REPITAM COMIGO: NÃO GARANTE CONFIDENCIALIDADE!
GARANTE INA:
1- integridade
2- não-repúdio
3- autenticidade
-
PARA NUNCA MAIS ESQUECER.
ASSINATURA:
INTEGRIDADE
NÃO REPÚDIO
AUTENTICIDADE
-
❌Gabarito Errado.
Quando se assina digitalmente o documento estamos garantindo a autenticidade e não confidencialidade. Poderíamos até usar o certificado para garantir o sigilo da informação (confidencialidade), só que nesse caso usaríamos o certificado para criptografar o documento e não o assinar digitalmente.
Bons estudos!✌
-
ERRADO.
Assinatura digital não garante a Confidencialidade, mas sim a Autenticidade (Não-repúdio).
-
Assinatura Digital garante apenas a Autenticidade e a Integridade.
-
Certificado Digital -> É um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada Autoridade Certificadora - e que cumpre a função de associar um entidade (pessoa,processo,servidor) a um par de chaves criptográfacas com intuito de tornar as comunicações mais confiáveise auferindo maior confiabilidade na autenticidade.Ele é capaz de garantir a AUTENTICIDADE,INTEGRIDADE e NÃO-REPÚDIO,e até mesmo CONFIABILIDADE.
-
O que ela oferece?
A assinatura digital oferece segurança e autenticidade no formato eletrônico.
- OBS.: A assinatura NÃO garante a CONFIDENCIALIDADE
Mas, dispensa a necessidade de ter uma versão em papel do documento que necessita ser assinado!
_____
Pra que ela serve?
↳ Ela é destinada a resolver problemas como adulteração e representação em comunicações digitais.
↳ Utilizada para validar transações online, procurações e autenticar informações empresariais internas.
[...]
Questões Cespianas:
1} Com a utilização de uma Assinatura Digital, é possível comprovar que um determinado documento enviado eletronicamente é de procedência verdadeira. (CERTO)
2} A assinatura digital é um código — criado mediante a utilização de uma chave privada —, que permite identificar a identidade do remetente de dada mensagem. (CERTO)
3} Consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada. (CERTO)
4} Os algoritmos MD5 e SHA1 ainda são utilizados em alguns mecanismos que fazem uso de assinatura digital, mas, atualmente, ambos são considerados inseguros. (CERTO)
[...]
Bons Estudos!!
-
Resumidamente:
Assinatura digital garante, a princípio, a autenticidade e a integridade. A autenticidade só é garantida por meio de certificados digitais, que associa uma pessoa (física ou jurídica) a um par de chaves. Ou seja, só existe assinatura digital se houver um certificado digital.
Por consequência, a autenticidade garante a irretratabilidade ou não-repúdio, pois uma autoridade certificadora emitiu um certificado atribuindo aquele par de chave ao emissor, de forma que ele não pode negar que a mensagem emitida não é dele.
A integridade é garantida por meio do hash e da criptografia desse hash. É o seguinte: e mensagem é enviada junto com um hash dessa mesma mensagem (que é um resumo da mensagem). A chave privada do emissor vai criptografar o hash e enviar ao destinatário dois arquivos : o documento completo e o hash criptografado desse documento .
Quando o destinatário receber a mensagem, ele vai descriptografar o hash com a chave pública (aqui ele garante a autenticidade e, por conseguinte, o não-repúdio) e isso gerará outro hash. O destinatário transforma o documento no hash e compara com o outro, se forrem iguais (aqui ele garante a integridade), se não, a integridade foi corrompida.
Vejam que em nenhum momento o documento sofreu algum tipo de criptografia (pelo menos não diretamente), pois o que foi criptografado foi o Hash. A intenção da assinatura digital não é garantir o sigilo, mas de garantir autenticidade e integridade.
-
SIMÉTRICA
- CONFIDENCIALIDADE
- INTEGRIDADE
ASSIMÉTRICA
- CONFIDENCIALIDADE
- INTEGRIDADE
- AUTENTICIDADE
CERTIFICADO DIGITAL
ASSINATURA DIGITAL
- INTEGRIDADE
- NÃO REPÚDIO
- AUTENTICIDADE
Observe que a SIMÉTRICA NÃO GARANTE AUTENTICIDADE
Observe² que o CERTIFICADO DIGITAL E ASSINATURA DIGITAL NÃO GARANTEM CONFIDENCIALIDADE
Com esses BIZUS vc vai matar MUITAS QUESTÕES!!
-
Pode parecer óbvio, mas meu primeiro raciocínio foi de que você assina com a assinatura digital, e não com o certificado.
A assinatura atesta que você foi a pessoa que emitiu a informação, enquanto o certificado diz que você é uma pessoa real, portadora de chaves criptográficas
-
A assintura digital vai garantir a autenticidade.
-
Quando se assina digitalmente o documento eletrônico através do certificado digital estamos, na prática, garantidoa autenticidade do documento. Poderíamos até usar o certificado para garantir o sigilo da informação (confidencialidade) só que nesse caso usaríamos o certificado para Criptografar o documento e não assina-lo digitalmente
-
Gabarito errado.
assINAtura digital não garante confidencialidade.
garante INA
Integridade (ninguém modificou nada)
Não repúdio (não posso negar que foi eu que fiz)
Autenticidade (ou seja, é um documento original)
-
Fundamentos da Segurança da Informação (DICAN)
Disponibilidade: Informação estar acessível quando necessário
Integridade: A informação não ser modificada, estar inteira, original
Confidencialidade: Só acessa a informação que tem autorização
Autenticidade: O autor pode ser comprovado (origem)
Não-Repúdio: O autor não pode negar que foi ele que escreveu/assinou
AssINAtura digital = Integridade + Não-Repudio + Autenticidade (INA)
A questão afirma que a Assinatura Digital garante Confidencialidade, o que está incorreto.
Gabarito: ERRADO