SóProvas


ID
783175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência a paciente portador de hanseníase, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  • Escala de SALSA é um instrumento validado para o Brasil e que mensura a limitação  de atividade nos indivíduos afetados pela hanseníase, diabetes e outras neuropatias periféricas
  • Letra D
    Teste de Schirmer
    Avalia-se a produção lacrimal com  uma pequena fita de papel de filtro de laboratório de 35 x 5 mm (mais a parte da ponta de 5 mm) com a ponta dobrada, encaixada no fundo do saco palpebral inferior, na porção temporal. Após 5 minutos, retira-se a fita, mede-se a extensão da parte umedecida, registra-se o  resultado. Deve ser feito sem o uso de anestésico. Resultado: Normal = 10 a 15 mm em 5 minutos- não considerar a ponta.
  • A SALSA (Screening of Activity Limitation and Safety Awareness – Triagem de limitação de atividade e consciência de risco) foi desenvolvida para medir a limitação de atividade e a consciência de risco em indivíduos acometidos por  neuropatias periféricas, como o diabetes mellitus e a hanseníase (EBENSO, 2006). Entende-se por limitação de atividade o grau com que uma pessoa consegue realizar as atividades de vida diária (BRASIL, 2001) e por consciência de risco o quanto os pacientes estão cientes dos problemas de segurança envolvidos na realização das atividades diárias (NICHOLLS, 2007).  Envolve 4 domínios: mobilidade, auto-cuidado, trabalho e destreza.

    Fonte: 
    http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/teses/BATISTA_ANA_MARIA_NUMATA/TCC%20-%20Ana.pdf
  • Escala Salsa e grau de Incapacidades da Organização
    Mundial de Saúde é utilizada mundialmente, ela permite avaliação da limitação de atividades
    e deficiência na hanseníase e é utilizada pelo médico e não pelo enfermeiro. GABARITO:D

  • Na assistência ao paciente portador de hanseníase, a avaliação da incapacidade observa o comprometimento neural nos olhos, nas mãos ou pés, diminuição ou perda de sensibilidade e a presença de incapacidades e deformidades do tipo lagoftalmo, garras, reabsorção óssea, mãos e pés caídos, entre outros. 
    - Para avaliação do grau de incapacidade global do paciente, não são utilizados testes de força muscular, pois estes não indicarão comprometimento neural, como descrito na alternativa "A".
    - Devido a perda de sensibilidade, devemos orientar os usuários a andar sempre com calçados adequados, sem aperto e sem costura para evitar o desenvolvimento de lesões, contrario ao descrito na alternativa "B". 
    - A indicação de exercício físico deve ser avaliada a cada caso, pois os usuários que apresentam comprometimentos de pés em garras não podem faze-lo devido ao risco de desenvolvimento de lesões. Portanto, não podemos indicar exercícios passivos para ganho de massa muscular, como descrito na alternativa "C". 
    - A escala de SALSA é uma Triagem de Limitação de Atividade e Consciência de Risco, onde avaliamos a acuidade visual, força muscular, perda de sensibilidade, e contagem de ulceras. E não o  o grau de comprometimento da pele do paciente bem como as restrições às suas atividades, como descrito na alternativa "E".
    - O teste de Schirmer serve para identificar possível ressecamento de córneas. Esse ressecamento ocorre em consequência do comprometimento neural causado pela hanseníase. Portanto, a resposta correta é a "D"
    Resposta: D
  • - A escala de SALSA é uma Triagem de Limitação de Atividade e Consciência de Risco, onde avaliamos a acuidade visual, força muscular, perda de sensibilidade, e contagem de ulceras. 

    - O teste de Schirmer serve para identificar possível ressecamento de córneas. Esse ressecamento ocorre em consequência do comprometimento neural causado pela hanseníase.