Na assistência ao paciente portador de hanseníase, a avaliação da incapacidade observa o comprometimento neural nos olhos, nas mãos ou pés, diminuição ou perda de sensibilidade e a presença de incapacidades e deformidades do tipo lagoftalmo, garras, reabsorção óssea, mãos e pés caídos, entre outros.
- Para avaliação do grau de incapacidade global do paciente, não são utilizados testes de força muscular, pois estes não indicarão comprometimento neural, como descrito na alternativa "A".
- Devido a perda de sensibilidade, devemos orientar os usuários a andar sempre com calçados adequados, sem aperto e sem costura para evitar o desenvolvimento de lesões, contrario ao descrito na alternativa "B".
- A indicação de exercício físico deve ser avaliada a cada caso, pois os usuários que apresentam comprometimentos de pés em garras não podem faze-lo devido ao risco de desenvolvimento de lesões. Portanto, não podemos indicar exercícios passivos para ganho de massa muscular, como descrito na alternativa "C".
- A escala de SALSA é uma Triagem de Limitação de Atividade e Consciência de Risco, onde avaliamos a acuidade visual, força muscular, perda de sensibilidade, e contagem de ulceras. E não o o grau de comprometimento da pele do paciente bem como as restrições às suas atividades, como descrito na alternativa "E".
- O teste de Schirmer serve para identificar possível ressecamento de córneas. Esse ressecamento ocorre em consequência do comprometimento neural causado pela hanseníase. Portanto, a resposta correta é a "D"
Resposta: D