SóProvas


ID
783181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de quarenta anos de idade, gari, residente em área rural de um município do estado do Rio de Janeiro, chegou a uma unidade básica de saúde com histórico de febre alta (39 °C a 40 °C) ocorrida na semana anterior, cefaleia, dor retro- orbital, mialgia, artralgia e prostração. Informou que a febre cessara, porém queixou-se de vômitos frequentes havia dois dias, acompanhados de dor abdominal intensa e contínua. No momento da consulta, não apresentou febre e sua pressão arterial mediu 120 mmHg × 80 mmHg. O médico informou ao enfermeiro que o quadro indicava dengue do grupo C.


Nessa situação, o profissional de enfermagem que atende esse paciente, conforme o protocolo estabelecido, deve

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pederíamos eliminar por dedução.
    LETRA A ERRADA
    a) posicioná-lo em decúbito ventral para aliviar a dor e para evitar complicações na região do abdômen.
     Pois se o paciente estiver com dor no abdomem alivirá a dor? Essa já daria para descartar.
    LETRA B  CERTA
    realizar a prova do laço com o paciente, monitorar seus sinais vitais, aplicar a escala de dor e administrar a medicação que lhe tenha sido prescrita.
    Sempre conversar com o paciente verificar se possa ser extraída mais alguma informação ou algo que não foi mencionado, verificar escala de dor para saber o local exato da dor. Administrar a medicação conforme prescrita e continuar monitorando.
    LERTA C ERRADA!
    c) dar alta ao paciente após a administração da medicação que lhe tenha sido prescrita e marcar seu retorno para avaliação clínica e laboratorial em vinte e quatro horas.
    Puxa dar alta ao paciente? essa não precisa ser mencionado, se o paciente já está com alguma queixa é porque ele está com algum problema de saúde.
    LERTA D ERRADA.
    d) orientá-lo a tomar medicamento com ácido acetilsalicílico em caso de febre, esperar trinta minutos, verificar a temperatura novamente e, se a febre continuar, dirigir-se imediatamente ao hospital.
    Não se deve dar ácido acetilsalico. Esse é o medicamento conhecido como o AAS que é um analgésico e antinflamatório, essa é a pegadinha da questão. 
    LETRA E ERRADA
    e) recomendar ao paciente que restrinja a ingestão de líquidos, prescrever-lhe uma dieta branda e aumentar a ventilação do local onde esse paciente esteja.
    Essa também esta fora de cogitação, restrição de ongestão de líquidos, aumentar a ventilação?
    Bem galera, essa questão acredito ter sido uma questão fácil.

     Abraços.
  • Dava pra saber que era a questão B devido a gravidade do tipo de dengue, necessitando de acompanhamento de sinais vitais e avliação.
    GRUPO C: Síndrome febril indiferenciada aguda ou síndrome febril hemorrágica aguda com sinais de alerta (quadro febril agudo, com ou sem manifestações hemorrágicas, acompanhado de pelo menos um dos sinais de alerta).
  • Essa questão poderia ser facilmente contestada, pois de acordo com o manual de dengue para a enfermagem 2 edição de 2013, não realiza prova do laço em ptes com sinais de alarme(como demonstrado na questão no qual pte apresenta vômitos e dor abdominal intensa). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_manual_enfermagem.pdf   pg 18.

  • Grupo C:Febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois
    sinais e sintomas  inespecíficos (cefaléia, prostração,
    dor retro-orbitária, exantema, mialgias,  artralgias) e
     história epidemiológica compatível.

    Presença de algum sinal de alarme.

  • Questão destualizada, pois só se faz a prova do laço em pacientes com ausência de sinal de alarme e/ou choque e nem apresente sangramento espontâneo. Nesse caso, a dor abdominal e a classificação do paciente no grupo C não permite que seja realizada a prova do laço, devido a presença de sinais de alarme .