SóProvas


ID
783193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Constitui atribuição do enfermeiro na assistência de enfermagem a paciente adulto portador de tuberculose

Alternativas
Comentários
  • PROVA TUBERCULINICA:  consiste na inoculação intradérmica da tuberculina em uma pessoa, a fim de conhecer se ela está ou não infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. No Brasil, a tuberculina utilizada é a RT 23. O teste está indicado na investigação de infecção latente do adulto e de TB doença em crianças, no controle de contatos e em saúde pública, particularmente, no conhecimento do risco anual de infecção tuberculosa.
    Indicações da prova tuberculínica seriada
    •     pacientes infectados pelo HIV;
    •     profissionais dos serviços de saúde, por ocasião de sua admissão, nos exames ocupacionais periódicos e demissionais;
    •     contatos de caso índice bacilífero.
    A prova tuberculínica é realizada intradermicamente na dose de 0 ml a 1 ml de PPD, no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo. Recomenda-se inocular a tuberculina em local com pouco pelo, sem tatuagem, cicatriz ou lesões de pele e distante de veias superficiais
    calibrosas (SÃO PAULO, 2001; BRASIL, [s.d.a]). O local de aplicação da tuberculina pode ser alterada, inclusive para o braço direito, desde que haja registro no formulário de aplicação da prova tuberculínica (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2008f ). Se aplicada adequadamente,
    após a aplicação, provoca a formação de uma pápula de 7 mm a 8 mm de diâmetro, com limites precisos, pálida e de aspecto pontilhado como casca de laranja (BRASIL, 1994b), que persiste por pouco tempo depois da aplicação.

    Para a leitura, utiliza-se uma régua milimetrada, medindo-se a maior enduração em seu maior diâmetro transverso, na direção perpendicular ao antebraço  (SARINHO et al., 1994). Em casode pele escura, essa leitura do teste às vezes pode ficar prejudicada, porém utilizar álcool no local da aplicação favorece a visualização do endurado. A leitura deve ser realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo este prazo ser estendido para 96 horas caso o paciente falte à consulta de leitura na data agendada.

    O resultado da PT deve ser registrado em milímetros. A classificação isolada da PT em: não reator, reator fraco e reator forte não está mais recomendada, pois a interpretação do teste e seus valores de corte podem variar de acordo com a população e o risco de adoecimento.
    A interpretação e a conduta diante do resultado da PT dependem de (MENZIES et al., 2008):
    •     probabilidade de ILTB – critério epidemiológico;
    •     risco de adoecimento por TB;
    •     tamanho do endurado;
    •     idade.
  • O paciente já é portador de Tuberculose, então solicitar a sorologia anti-HIV não seria tb necessário?
  • Pensei EXATAMENTE como a Karla. A questão diz que ele já é portador de tuberculose. Então, qual seria o passo mais coerente e se seguir??
    Eu hein?!rs
  • O Ministério da Saúde preconiza em seu Manual Técnico para Controle da Tuberculose que o médico OFEREÇA o teste sorológico anti-HIV, e o paciente tem o direito de se recusar a faze-lo. Esta atribuição não está listada para outros profissionais.
    No Rio de Janeiro, o enfermeiro também pode oferecer o teste, então vale olhar a bibliografia solicitada, visto que é prova elaborada para Alagoas.
    Lembrando que os estados e municípios se baseiam nos manuais do Ministério da Saude, que também são referência para concursos.
  • Também achei que a resposta correta fosse a  letra C, pois o paciente ta tem tuberculose, ou seja o resultado do PPd vai ser positivo...
    Massssssss, 
  • Essa questão foi anulada!
  • Para que realizar o teste tuberculínico se o paciente já é PORTADOR de tuberculose? Não concordo com a resposta da letra A.

  •  Também discordo deste gabarito. Para mim, a resposta é letra C,solicitar teste sorológico anti hiv.

  • Letra A errada : porque o paciente já é portador da doença. 

    Letra B errada: baciloscopia de controle são no mínimo 3 durante o tratamento

    Letra C errada: porque não é solicitar é: OFERECER O TESTE anti- HIV

    Letra D errada: encaminhar ao laboratório não está dentro da assistência dada ao paciente, função de qualquer profissional. 

    Letra E é a mais cabível, como o enfermeiro pode prescrever dentro dos protocolos de rotina para algumas doenças, tais como TB, então ele pode dar a alta após conclusão do tratamento.