SóProvas


ID
783259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos cuidados de enfermagem ao paciente submetido a ressonância magnética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A metformina poderá interagir com o contraste iodado...

    Conforme publicado em vários artigos na literatura, em pacientes com função renal normal a realização dos exames contrastados pode ser feita com relativa segurança e com baixo risco de nefrotoxicidade induzida pelo contraste, mesmo em pacientes portadores de mieloma múltiplo e diabéticos em uso de metformina.
    Metformina (Glucofage®, Glifage®, Dimefor® e Glucoformin®) é um anti-hiperglicemiante oral usado em pacientes diabéticos que não dependem de insulina, sendo 90% excretada pelos rins e acumulando-se no organismo em estados de insuficiência renal. Em pacientes diabéticos com função renal alterada, o meio de contraste age como um possível desencadeador da insuficiência renal, que, por sua vez, leva ao acúmulo de metformina. O acúmulo da metformina pode levar ao desenvolvimento de acidose lática severa, que chega a ser fatal em até 50% dos indivíduos. Dessa forma, recomenda-se interromper antes, ou no momento do procedimento e seja reintroduzida 48 horas após a injeção do contraste, desde que a função renal esteja normal. Dessa forma é necessário uma avaliação prévia da função renal e que, caso esta estivesse alterada, a interrupção no uso deveria ser orientada para a administração segura do meio de contraste.

  • Lembrando que é sempre necessario o dialogo entre o enfermeiro e o paciente.
  • Letra A
    Tendo em vista as evidências atuais, a RNM pode ser realizada com segurança a qualquer momento após a colocação de stents coronarianos convencionais ou farmacológicos, como recomendado em recente documento doAmerican Heart Association. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000400006
    Letra B
    Resposta correta!

    A metformina é excretada pelo rim por filtração glomerular. A meia-vida é de três horas e aproximadamente 90% da droga é eliminada em 24 horas. Qualquer fator que reduza a excreção renal da metiformina ou aumente os níveis plasmáticos de ácido lácteo deve ser identificado. Insuficiência renal é uma situação de risco. A injeção intravenosa de meio de contraste em paciente em uso de metformina é preocupante. Portanto, a medicação deve ser suspensa temporariamente nos pacientes que receberão meio de contraste IV. Se ocorrer redução da função renal após o uso do meio de contraste, poderá ocorrer acúmulo de metformina, resultando num acúmulo de lactato. Os pacientes com maior risco são aqueles com função renal limítrofe ou com insuficiência renal incipiente.
    Então, recomenda-se que a metformina seja suspensa antes, ou no momento do procedimento e seja reintroduzida 48 horas após a injeção do contraste, desde que a função renal esteja normal. Também é recomendável dosar a creatinina antes da reintrodução da metformina nos pacientes que clinicamente apresentarem redução do volume urinário. 
    Fonte: 
    http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2462
    Letra C
    Contra-Indicações absolutas para RNM: pacientes portadores de marca-passo cardíacos, clipes de aneurisma cerebral, fragmentos metálicos intra-oculares e próteses metálicas auditivas, próteses metálicas, ferido em serviço militar (projétil no corpo)
    Letra D
    A questão diz que as reações fatais ocorrem somente após uma hora dessa injeção. Isto é errado. Reações podem ocorrer a qualquer momento.
    Letra E
    O preparo deverá ser orientado ao paciente com antecedência, e não no dia do exame.

  • O contraste utilizado em RMN é o Gadolínio e não o contraste iodado.