SóProvas


ID
783862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a conceitos de Web e software livre, julgue o  item a seguir.

O ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache e o navegador web Firefox são exemplos de software livres.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA. 


    - software livres: podem ser baixados e instalados sem restrições.
    - código aberto: o código está disponível para estudos. (não confundir os dois)
  • Luis. Sua afirmação está incorreta.

    Software livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. Não confundir com o movimento Open Source.
    O Firefox é licenciado na MPL(Mozilla Public License) e em alguns termos, é necessário sim o contato com a Mozilla para que alterações sejam efetuadas(a exemplo do Debian e Iceweasel).
    Mas, em se tratando de CESPE, é melhor não tentar achar chifre em cabeça de cobra, e responder no conhecimento do ser humano mediano. Todos estes softwares são livres.
  • hurrum


  • software livres: podem ser baixados e instalados sem restrições.
    - código aberto: o código está disponível para estudos. (não confundir os dois)

  • Caros, software livre tem como característica essencial o código ser aberto, ou seja, disponível sem restrições. Fizeram uma confusão em alguns comentários. O que não se deve confundir é Software Livre com o conceito de Freeware (que é um programa gratuito, no entanto, não há disponibilidade ao usuário do código fonte. Exemplo: Avast).

     

    Pequena revisão sobre os tipos de software:

    - Software Livre

    -Software Comercial

    - Freeware

    - Shareware

  • De acordo com os comentários dos colegas, devo seguir para a próxima.

     

  • E segue o baile

  • Tb entendo que o comentário do Luiz está equivocado.


    Software livre (free software): livre acesso ao código fonte; liberdades de executar, estudar, distribuir e aperfeiçoar. Ñ necessariamente gratuito.

    Software proprietário: aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Requer autorização ou pagamento.

    Software gratuito (free ware): utilizar sem pagar, pode ser 'gratuito e livre' [sem custo e código aberto]; ou 'gratuito e fechado' [sem custo, porém código fechado, uso conforme disponibilizado].


    Se estiver incorreta, por gentileza, me chamem por mensagem que retifico.


    Bons estudos!