SóProvas


ID
784141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de modelagem de dados, julgue o  próximo  item.

A restrição de integridade de entidade estabelece que nenhum valor de chave primária e chave estrangeira pode ser nulo. Se houver valores nulos para as chaves, então não será possível identificar alguma tupla.

Alternativas
Comentários
  • restrições de integridade de entidade = afirma que nenhum valor de chave PRIMÁRIA pode ser NULL

    Chaves estrangeiras aceitam valores null

  • "Se houver valores nulos para as chaves, então não será possível identificar alguma tupla." 

    restrições de integridade de entidade = afirma que nenhum valor de chave PRIMÁRIA pode ser NULL

    Questão induz ao erro! Errei e depois reli e vi o erro...


  • A restrição de integridade de entidade estabelece que nenhum valor de chave primária e chave estrangeira pode ser nulo. Se houver valores nulos para as chaves, então não será possível identificar alguma tupla.

    A restrição de integridade vazio é referenciada na questão, e não resetrição de integridade entidade, essa preconiza a obrigação de chave primária.

  • A restrição de integridade de entidade estabelece que nenhum valor de chave primária e chave estrangeira pode ser nulo. Se houver valores nulos para as chaves, então não será possível identificar alguma tupla.

    Gabarito: ERRADO

    Chave primária = não pode ter valor nulo;
    Chave estrangeira = pode ter valor nulo.

  • Uma chave estrangeira (FK) em uma entidade "X" estabele uma relação com uma chave primária (PK) em uma entidade "Y", de modo que o valor em uma "célula" de FK de "X", demonstre o mesmíssimo conteúdo de uma PK de "Y". Ou seja, se uma PK não pode ter valores nulos, uma FK também não poderá. 

     

    Agora, o conceito de integridade de dados estabelece que nehuma PK pode ter valores nullos (null), pois caso isso ocorra, uma FK não conseguirá identicar uma linha. Tornando o banco de dados "iníntegro".

     

    Quem estuda bastante o conteúdo poderia facilmente errar o assunto, mas aqueles que não possuem conhecimento do tema e apenas guardam algumas palavras-chave certamente acertarão!

     

     

  • Questão: A restrição de integridade de entidade estabelece que nenhum valor de chave primária e chave estrangeira pode ser nulo. Se houver valores nulos para as chaves, então não será possível identificar alguma tupla.

    O conceito de restrição de integridade da entidade não fala sobre a chave estrangeira, mas tão somente sobre a chave primária.

    "A restrição de integridade da entidade afirma que nenhum valor da chave primária pode ser NULL. Isso porque o valor da chave primária é usado para identificar tuplas individuais em uma relação.Ter valores NULLs para a chave primária implica que não podemos identificar algumas tuplas. "

    Fonte: Sistema de Banco de Dados 6° ed. NAVATHE, pág. 47

  • PK - Não pode ter valor NULL

    FK- PODE ter valor NULL.

    Bons estudos.

  • ERRADO

    Chave Estrangeira (FK) PODE ter valor nulo

  • ERRADO

    Chave Primária não podem ser nulas (NULL).

    Chave estrangeira: Pode ter valor nulo – pode se repetir

    Questões:

    (2012/TRE-RJ) Chave primária é um conjunto de um ou mais atributos que define uma única tupla em uma relação. CERTO

     

    (SUFRAMA/14) Uma chave primária é composta de um registro único, o qual identifica a entidade. (E)

    (CESPE - 2015 - TCU - Auditor Federal) Chave primária é um campo, ou um conjunto de campos, que abriga valores que individualizam cada registro. Esse campo não pode repetir-se em uma mesma tabela. CERTO

  • Gabarito: errado

    Chave estrangeira é o atributo ou conjunto de atributos que se refere ou é relacionado com alguma chave primária ou única de uma tabela, podendo ser inclusive da mesma tabela.

    - PODE SER NULL.

    - Chaves de uma tabela que fazem referência à chave candidata de outra tabela, ou até mesmo da própria tabela.

    chave estrangeira não diz respeito, especificamente , a uma tabela, mas sim a um relacionamento entre tabelas. De forma sucinta, a chave estrangeira é uma referência, em uma tabela, a uma chave primária de outra tabela. Para facilitar a compreensão, tomemos como exemplo duas tabelas: Pessoa Carro. Para montarmos um relacionamento entre elas, poderíamos ter, na tabela Carro, o campo ID_Pessoa fazendo referência à chave primária da tabela Pessoa.

  • Já ouvi falar em casos (excepcionais) nos quais a FK (chave estrangeira) não pode ser nula, mas não me lembro quando e o porquê disso ocorrer.

    Alguma lenda poderia me explicar ? Aguardo msg.

    Abraços.

  • ERRADO. Tal característica refere-se somente à chave primária.