SóProvas


ID
784651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma das medidas do governo brasileiro para preparar o país para enfrentar a crise financeira internacional foi

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Governo eleva meta de superávit primário para permitir queda de juros

    "O Brasil tem de se antecipar para impedir que essa deterioração [da economia mundial] acabe afetando os avanços que tivemos. Temos de tomar medidas preventivas para evitar o que aconteceu em 2008, quando houve desaceleração forte em um primeiro momento. Queremos estar mais preparados do que estávamos em 2008 para essa recessão internacional que se avizinha. O aumento [do superávit primário] se dá para impedir o aumento de gastos correntes e para abrir mais espaço para os investimentos subirem no país. Além disso, também viabiliza, no médio e longo prazo, a redução da taxa de juros. Quando o BC entender que é possível [reduzir a taxa]" , disse Mantega.


    Juros e controle da inflação
    O entendimento do governo é que, retirando recursos da economia, por meio da elevação do chamado "superávit primário", a tarefa do Banco Central no controle da inflação ficaria mais fácil - permitindo um recuo mais rápido dos juros.

  • Para a obtenção de superávit primário (antes do pagamento de juros), o governo precisa arrecadar mais e gastar menos. Uma queda nos gastos governamentais (G) reduz o efeito deslocamento, o que, tudo o mais constante, ocasiona queda nas taxa de juros.

     A lógica é que, se o governo gasta menos, ele pega menos empréstimos junto aos bancos, reduzindo a demanda por moeda. Ora, se há menos demanda por moeda, ceteris paribus, o preço (juros) da moeda cai.