SóProvas


ID
786760
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De 1500 aos dias de hoje, a formação de um país como o Brasil, com dimensão verdadeiramente continental, derivou de diversas frentes de expansão. Quanto aos aspectos geográficos, é correto afirrmar que o Brasil

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito D

    A
     Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo com quase vinte mil quilômetros quadrados de extensão, é cercada pelos rios Araguaia e Javaés em Tocantins, próxima da divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará.  Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.


    A Ilha é um dos santuários ecológicos mais importantes do Brasil. Como está localizada na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, possui fauna e flora bastante diversificadas. A fauna tem espécies comuns ao Pantanal Mato-Grossense, como a onça-pintada, boto, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia.

  • Geografia pura, mas totalmente compreensível para o cargo ( MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI ), resolvi por eliminação.

    Bons Estudos
  • A) ERRADA: O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. A erosão, por exemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmido, quente, semi-árido e árido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão.
    B) ERRADA: De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes: Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas

  • C) ERRADA: é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Apesar de possuir uma população superior  a 3,4 milhões de pessoas, o território amozenense é pouco povoado com densidade demográfica de 2,2 habitantes por metro quadrado.
    E) ERRADA: A forma de ocupação inicial do território brasileiro está relacionada com a implantação de Capitanias Hereditárias. Através deste sistema colonial, os portugueses se interessaram somente na exploração do litoral e não do interior da colônia. A partir de 1660, por meio das entradas, do Bandeirantismo, das Atividades Missionárias e da Criação de Gado, é que ocorreu uma ocupação mais intensa do interior
    in:www.angelina.org.br
  • essa questão não é de geografia?
  • Ilha do Bananal - A Maior Ilha Fluvial do Mundo

     

    Considerada um dos mais importantes santuários ecológicos do Brasil, a ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, apresenta fauna e flora características tanto do cerrado quanto do pantanal.

    A ilha do Bananal situa-se no estado do Tocantins, na divisa com Mato Grosso. Formada pelo rio Araguaia, estende-se por 320km, com uma largura máxima de 55km. O braço principal do rio forma a fronteira entre os estados de Mato Grosso e Tocantins, e o braço menor é navegável por pequenas embarcações. Um terço da área corresponde ao Parque Nacional do Araguaia, fundado em 1959, e o restante cabe à reserva indígena, onde vivem índios javaés e carajás. A ilha é pontilhada de lagos e coberta por densa mata, com árvores de até trinta metros de altura. Na época da cheia, dois terços de sua área ficam inundados.

    O parque possibilita ao visitante ver onças-pintadas, suçuaranas, corvos, veados, cachorros-do-mato, tamanduás e tatus. Nas áreas alagadas abundam emas, perdizes, garças reais, curiacas, colheireiros, irerês e mutuns. Apesar da importância da ilha como santuário natural, na década de 1990 a criação de gado, além da ação de caçadores e da pesca predatória, que faz aumentar a população de piranhas, traziam desequilíbrios ecológicos.

    http://emdiv.com.br/pt/brasil/obrasil/1824-ilha-do-bananal-a-maior-ilha-fluvial-do-mundo.html


    Bons estudos!
  • CORRETA d) conta com a maior ilha fluvial do planeta, localizada na bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia: Bananal, com cerca de 20.000 Km².