SóProvas


ID
786766
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sabe-se que a urbanização trouxe progresso, além de ter contribuído para a melhoria da vida das populações. Todavia, é inegável que ela também trouxe muita sujeira ao longo de sua trajetória. Nos dias de hoje, uma das questões essenciais é o que fazer com o gigantesco volume de detritos produzidos pelos grandes centros urbanos e como transformá-lo em riqueza. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 23 de 1996.

    ANEXO 1 - A
    RESÍDUOS PERIGOSOS - CLASSE-1
    (Anexo I da Convenção de Basiléia)
     
    FLUXOS DE RESIDUOS
     
    Y1  Resíduos clínicos oriundos de cuidados médicos em hospitais, centros médicos e clínicas (foram justamente os tipos de resíduos encontrados no material com que se confeccionavam roupas em Toritama, Caruaríveis e outras cidades próximas).
  • a) Há diferença sim:

    Tanto os resíduos quanto os rejeitos “são materiais remanescentes de alguma apropriação, processo ou atividade desenvolvida” (FIGUERÊDO, 2006)

    De acordo com Amaral et al. (2001), a diferença entre eles é que o resíduo possui um potencial de uso com ou sem tratamento. Já o rejeito não apresenta possibilidade técnica ou econômica de uso, devendo ser tratado para descarte final.

    b) CORRETA



    c) A atual legislação brasileira proíbe a disseminação dos lixões pelos municípios para o depósito de material orgânico inservível.
    •  
    • d)... e para onde vai? 
    Há três rotas principais para o lixo:
    Rota 1: coleta regular - transporte – aterro sanitário; é ambientalmente sustentável.
    Rota 2: coleta seletiva – unidade de triagem, reciclagem e reuso - encaminhamento do restante do lixo para os aterros sanitários;
    Rota 3: coleta seletiva- –unidade de triagem usinas de compostagem :encaminhamento do restante do lixo para os aterros

    e) O fornecedor pode e deve receber de volta o material descartado.
  • eu não sabia a resposta, mas acertei, porque nas questões o cespe "quase" nunca critica o governo. então a alternativa A e C já descartei de cara. depois foi só ir por eliminação.