SóProvas


ID
786769
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A questão ambiental entrou na agenda do mundo contemporâneo, notadamente a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. A Organização das Nações Unidas (ONU) organiza ou chancela encontros globais para a discussão mais aprofundada do tema, a exemplo da Eco- 92, ocasião em que se elaborou a Agenda 21. Em 2012, o Brasil sediará mais um desses fóruns mundiais, dedicado ao desenvolvimento sustentável e ao combate à pobreza, conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: E

    A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

     

    A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

     

    O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. 

  • Gabaito E

    O melhor e o pior da Rio+20

    Eventos da magnitude da Rio+20 entram para a historia não apenas por seu significado político e seus legados para a posteridade, mas também por falhas, situações inusitadas e detalhes positivos. O site de VEJA selecionou 20 itens que farão parte da memória da conferência encerrada na sexta-feira.

    Manifestações de vandalismo e a ausência de líderes globais importantes, como o presidente dos EUA, Barack Obama, são pontos negativos. Entre os positivos, destacam-se o compromisso dos prefeitos para reduzir as emissões de CO2 e algumas ausências.

  • Como objetivo central, Rio+20 definiu a seguinte questão: 'A renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões das principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes'