SóProvas


ID
786784
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Transformando-se em referência da atual ordem econômica global, a China apresenta invejáveis índices anuais de crescimento e amplia sua presença nos mercados mundiais. Relativamente a essa trajetória chinesa, que vence a barreira do atraso e da miséria e se insinua como potência mundial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA: O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, pediu a adoção de reformas políticas, durante o encerramento do Congresso Nacional do Povo, a reunião anual que traça as diretrizes políticas e econômicas no país.Em 1976, com a morte de Mao Tsé-tung, iniciou-se a abertura econômica da China. Sob governo de Deng Xiaoping, começou o processo de desmaoização e um amplo programa reformista. Nos anos 90, a abertura continuou, apesar da morte de seu grande defensor, Deng Xiaoping, em 1997. Deng Xiaoping também fora o negociador das bases da reintegração de Hong Kong (1997) e Macau (1999). Seu objetivo era sintetizado na frase: "um só país, dois sistemas" – uma única China, em grande parte socialista, mas com dois enclaves capitalistas e democráticos.
    B) ERRADA. O ingresso da República Popular da China, como país membro, depois de quinze anos de negociações, e de Taiwan, como território, na Organização Mundial do Comércio (OMC) representa um dos mais importantes fatos das relações internacionais. Contudo, isto foi obscurecido pela guerra no Afeganistão. Alguns argumentam que, agora, a China vai inundar o mundo com seus produtos, enquanto outros consideram que o país abandonou sua soberania ao ingressar neste importante organismo. A razão da demora nas negociações é que cada item, aspecto e implicação foram cuidadosamente estudados. Um deles é que Pequim desejava ingressar com o status de país em desenvolvimento, e que Taiwan fosse admitido como região não independente. Ambos objetivos foram logrados. Sem dúvida, a China terá vantagens em seu ingresso, facilitando ainda mais a inserção do seu dinâmico comércio no mercado mundial. Complicadas negociações bilaterais darão lugar ao uso das regras multilaterais da OMC, fazendo com que certas ameaças de retaliação unilaterais sejam discutidas no fórum competente.
    C) ERRADA. NAO HÁ ABERTURA POLITICA.
    E) ERRADA.A China, desde o século XIX, era considerada “quintal do mundo”. Mao Tse-Tung liderou uma revolução para desvinculá-la da exploração por parte de outras nações. A partir do patriotismo o Partido Comunista Chinês elaborou uma linha autônoma de socialismo, para desprender-se do vínculo com a União Soviética, o rompimento criou uma rivalidade entre os dois países. Enquanto a corrente socialista Marxista visava à tomada do poder dos trabalhadores urbanos, a ideologia socialista chinesa focalizava-se no trabalhador rural

  • Entre os principais atores no processo de reforma do Ensino Superior na China, o Banco Mundial exerceu um papel extremamente relevante, praticamente dando a receita de sucesso do novo sistema, de acordo com pesquisa da professora-doutora em Educação Ângela de Siqueira, do NEIC/UFF (Núcleo de Educação Internacional Comparada da Universidade Federal Fluminense). A partir de 1981, a entidade financiou vários projetos e estudos no país: projetos de desenvolvimento universitário, pesquisas de educação agrícola, universidades politécnicas e por televisão, universidades provinciais, desenvolvimento de pontos básicos e, finalmente, em 1999, o plano de reforma no Ensino Superior chinês.  
    Um documento do Banco Mundial, de 1986, denominado "China: administração e finanças do Ensino Superior", defendia uma série detalhada de ações, que visavam reduzir custos, aumentar a produtividade e alocar recursos para os setores e projetos que apresentassem os retornos mais altos. Seguindo esta lógica, o texto afirmava que, emboras as universidades convencionais fossem claramente a coluna de sustentação do sistema, elas também eram o componente mais caro do Ensino Superior. Os principais objetivos eram ampliar a matrícula no Ensino Superior e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência interna, buscar fontes alternativas de financiamento, bem como incentivar distintos tipos de instituições de baixo custo, como profissionalizantes de curta-duração (ou politécnicos) e as várias formas de Ensino Superior de adultos.

    Nas últimas três décadas, a China vem progredindo em ritmo extraordinário - já é a terceira potência comercial do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha -, e os impactos disso no mundo todo têm ficado cada vez mais evidentes. Com 1, 3 bilhão de habitantes - 20% da população mundial - em um território praticamente do mesmo tamanho que o do Brasil, a China tem 1 trilhão de dólares de divisas acumuladas. Cresce entre 9% e 11% ao ano (só a título de referência: a previsão de crescimento do Brasil este ano é de 3,5%, segundo o Banco Central). O volume de reservas internacionais da China superam as do Japão e somam US$ 941 bilhões - mais do que todo o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

    http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/china_bem_educado.htm

    Bons estudos!