A) ERRADA: O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, pediu a adoção de reformas políticas, durante o encerramento do Congresso Nacional do Povo, a reunião anual que traça as diretrizes políticas e econômicas no país.Em 1976, com a morte de Mao Tsé-tung, iniciou-se a abertura econômica da China. Sob governo de Deng Xiaoping, começou o processo de desmaoização e um amplo programa reformista. Nos anos 90, a abertura continuou, apesar da morte de seu grande defensor, Deng Xiaoping, em 1997. Deng Xiaoping também fora o negociador das bases da reintegração de Hong Kong (1997) e Macau (1999). Seu objetivo era sintetizado na frase: "um só país, dois sistemas" – uma única China, em grande parte socialista, mas com dois enclaves capitalistas e democráticos.
B) ERRADA. O ingresso da República Popular da China, como país membro, depois de quinze anos de negociações, e de Taiwan, como território, na Organização Mundial do Comércio (OMC) representa um dos mais importantes fatos das relações internacionais. Contudo, isto foi obscurecido pela guerra no Afeganistão. Alguns argumentam que, agora, a China vai inundar o mundo com seus produtos, enquanto outros consideram que o país abandonou sua soberania ao ingressar neste importante organismo. A razão da demora nas negociações é que cada item, aspecto e implicação foram cuidadosamente estudados. Um deles é que Pequim desejava ingressar com o status de país em desenvolvimento, e que Taiwan fosse admitido como região não independente. Ambos objetivos foram logrados. Sem dúvida, a China terá vantagens em seu ingresso, facilitando ainda mais a inserção do seu dinâmico comércio no mercado mundial. Complicadas negociações bilaterais darão lugar ao uso das regras multilaterais da OMC, fazendo com que certas ameaças de retaliação unilaterais sejam discutidas no fórum competente.
C) ERRADA. NAO HÁ ABERTURA POLITICA.
E) ERRADA.A China, desde o século XIX, era considerada “quintal do mundo”. Mao Tse-Tung liderou uma revolução para desvinculá-la da exploração por parte de outras nações. A partir do patriotismo o Partido Comunista Chinês elaborou uma linha autônoma de socialismo, para desprender-se do vínculo com a União Soviética, o rompimento criou uma rivalidade entre os dois países. Enquanto a corrente socialista Marxista visava à tomada do poder dos trabalhadores urbanos, a ideologia socialista chinesa focalizava-se no trabalhador rural