SóProvas


ID
787729
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na visão sistêmica da dependência química, em relação ao surgimento do abuso de drogas, acredita-se que a família tem um papel de

Alternativas
Comentários
  • Campos (2004) refere que mesmo que só um membro da família tenha desenvolvido adependência, todos precisam de tratamento, pois a família adoece junto. Kalina (1988)corrobora com esta idéia e acrescenta que é muito difícil conseguir ajudar o dependentequímico se a família não buscar ajuda, sendo que uma das estratégias utilizadas é a terapiafamiliar. O tratamento para a família é focado na mudança, crescimento e transformação parapoderem ajudar o membro familiar que está passando pela situação de dependência (ORTH,2005). 

  •  No modelo explicativo psicossocial se dá maior ênfase para as interações familiares, sugerindo a associação consistente do uso de álcool ou drogas com as relações familiares marcadas pela negligência, distanciamento emocional, rejeição e outras dificuldades entre as pessoas de uma família com membro adicto (PILLON e LUIS 2004).

    Esta última forma de abordagem pode ser esclarecedora para todos os membros da família a respeito do processo terapêutico pelo qual passará o indivíduo apontado como o que manifesta um problema (paciente identificado), ou seja, o que está dependente de alguma substância química. 

     E está de acordo com o que aponta Orth (2005) em sua dissertação de mestrado sobre a dependência química e o funcionamento familiar à luz do pensamento sistêmico, ao afirmar que a família possui co-autoria tanto no surgimento da dependência química quanto na solução para este tipo problema.