SóProvas


ID
788023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a absorção e isolamento acústico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Certa. O isolamento acústico consiste em dificultar a transmissão sonora. Um bom isolante deve ser rígido, compacto e pesado. A capacidade que um elemento de vedação (parede, divisória, esquadria...) tem de se opor à transmissão do ruído depende de seu Índice de Redução Sonora. Em geral temos:

    Paredes simples: onde o isolamento depende da massa superficial (do peso) desta. Segundo a "Lei da Massa", a cada vez que a espessura é dobrada o isolamento aumenta  cerca de 4dB, sendo maior para altas frequências.

    Letra C: Errada. A absorção sonora consiste em reduzir ao máximo a reflexão da energia sonora que incide sobre uma superfície. Na realidade, nenhum material é totalmente absorvente (ou reflexivo), pois parte da energia sonora sempre é refletida pelo material.

    Paredes compostas: Esse tipo de opção de vedação é conveniente quando se deseja (ou necessita) evitar o uso de paredes muito espessas e pesadas. Materiais absorventes quando colocados entre painéis rígidos, funcionam como "mola" minimizando a transmissão do ruído. Esse conjunto não obedece rigorosamente à "Lei da Massa".

  • Letra B; Errada. Plásticos leves e impermeáveis não possuem alto poder de absorção sonora por não terem poros abertos em sua superfície. O mesmo material também não é bom isolante térmico por apresentar baixa densidade. A questão foi formulada no intuito de confundir o candidato. Enfim, plásticos leves e impermeáveis não tem poder de absorção nem de isolante.

    Letra E; Errada. espuma de poliestireno expandido ou extrudado (isopor) são isolantes térmicos.

    Dica: Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica, e vice versa.

  • MATERIAIS ABSORVENTES--> POROSOS

    MATERIAIS ISOLANTES--> PESADOS, DENSOS

    ISOLAMENTO ACUSTICO--> CAPACIDADE DE IMPEDIR QUE O SOM PASSE DE UM RECINTO PARA OUTRO