SóProvas


ID
788197
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Logística

A logística reversa trata do fluxo de materiais que retornam através do canal de distribuição pós-venda (CDR-PV) ou do canal de distribuição reverso pós-consumo (CDR-PC).

O canal de distribuição reverso de pós-consumo

Alternativas
Comentários
  • Pessoal alguem saberia informar a fonte desta questão, pois não concordo com a resposta visto exemplos como medicamentos e baterias, que retornam aos fabricantes mas dificilmente serão reutilizados em novos produtos.
  • Os canais de distribuição reversos de pós-consumo constituem-se pelo fluxo reverso de produtos ou materiais constituintes que surgem no descarte dos produtos depois de encerrada a vida útil e que retornam ao ciclo produtivo (LEITE, 2003). Esses canais podem ser de reciclagem ou de reuso.
    Fonte: http://www.portogente.com.br/portopedia/Logistica_Reversa_de_Pos-Consumo/
  • Apesar de ser uma questão controversa, o reúso é uma das modalidades de retorno ao ciclo de produção. Só é difícil entender como os componentes serão utilizados em sua função original se não forem remanufaturados em um outro produto similar.

    O canal de distribuição reversa de Pós-consumo tem em sua definição de acordo com Pereira et al (2011, p. 17), como o canal de distribuição formado por diferentes modalidades de retorno ao ciclo de produção ao final de sua vida útil, subdividindo-se em reúso, desmanche e reciclagem.

    “Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura…” (Stock, 1998:20, Apud: Leite, 2003).

    - Canais Reversos de pós-consumo: tratam de produtos que têm vida útil variável (de alguns dias até décadas), e após um tempo de utilização perdem suas características básicas de funcionamento e retornam para o ciclo produtivo de alguma forma: conserto e revenda ou desmontagem, reciclagem de peças e venda.

    Fim.

  • Um exemplo de componentes que não presisam ser remanufaturados são garrafas de refrigerante e cerveja. elas serão higienizadas e reutilizadas.

    Bons Estudos!!
  • logística reversa de pós-venda é área de atuação da logística que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas de bens de pós-vendas em uso ou com pouco uso, os quais por diferentes motivos retornam aos diferentes estágios das cadeias de distribuição direta. O objetivo do negócio desta área da logística empresarial é agregar valor a um produto que é devolvido por razões comerciais, erro no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento, avarias no transporte, etc.

    Por outro lado, a logística reversa de pós-consumo é a área de atuação da logística que equaciona e operacionaliza o fluxo físico e as informações correspondentes de bens de consumo que são descartados pela sociedade e que retornam ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio dos canais de distribuição reversos específicos.

    Bens de pós-consumo são bens em fim de vida útil, ou usado com possibilidades de reutilização, e os resíduos industriais em geral. O objetivo de negócio desta área da logística é agregar valor a um produto logístico constituído por bens sem interesse de uso ao proprietário original ou que ainda possuam condições de utilização, por produtos descartados no final de sua vida útil e por resíduos industriais.


    Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-reversa-muito-alem-da-reciclagem/


  • Dentro da Logística Reversa é estudada a logística como conhecemos de maneira contrária tomando como ponto de partida o momento após um produto ser vendido ou após um produto ser consumido. Por isso sua classificação pode ser definida como logística reversa de pós-venda (CDR-PV) e de pós-consumo (CDR-PC).

    Pós-venda (CDR-PV):
    Os canais de distribuição reversos de pós-venda são bens industriais que por qualquer motivo voltam a participar da cadeia de suprimentos e assim reintegrados ao ciclo de negócios. O fluxo dos produtos é originado após a comercialização do item do consumidor final para o varejista ou entre membros da cadeia de distribuição direta. Uns dos motivos pelos quais esses produtos são devolvidos podem ser por terminar a validade, por haver estoques excessivos no canal de distribuição, por estarem em consignação, por apresentarem problemas de qualidade e defeitos, após o que são destinados aos mercados secundários, a reformas, ao desmanche, à reciclagem dos produtos e de seus materiais constituintes ou a disposições finais.

    Pós-consumo (CDR-PC):
    Os canais de distribuição reversos de pós-consumo são as diferentes formas de processamento e de comercialização dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais desde sua coleta até sua reintegração ao ciclo produtivo como matéria- prima secundária.
    Nos casos que ainda possam apresentar condições de utilização podem ser destinados ao mercado secundário podendo ser comercializados diversas vezes até chegar ao seu fim de vida útil. Ex: veículos.
    Também existem os canais reversos de reúso que são definidos como os de extensão do uso de um produto de pós-consumo ou de seu componente com a mesma função para a qual foi originalmente concebido, ou seja, o produto será utilizado sem nenhuma modificação em sua estrutura e sem nenhum tipo de remanufatura.  

    Fonte: http://admcomentada.com.br/producao/39-cesgranrio-transpetro-administrador2012/

  • Como o gabarito (b) contempla apenas e tão somente a reutilização sem remanufatura, o mesmo está errado.

  • LOGÍSTICA REVERSA: é a área responsável pelos fluxos provenientes das devoluções classificadas como "bens de pós venda", e os descartes, os chamados "bens de pós consumo". Envolve o gerenciamento do fluxo de materias, produtos e informações que contenham propostas de reintegração de produtos devolvidos e/ou usados no processo de consumo, produção ou descarte. Ou ainda, é área responsável por propor/realizar soluções para o fluxo de materiais que vão do usuário final do processo logístico original até um novo ponto de consumo, reuso ou reaproveitamento. 

     

    Por que implantar?

    *aumento da competitividade entre as empresas;

    *preços mais baixos das matérias primas secundárias;

    *redução significativa no ciclo de vida útil dos produtos;

    *a falta de espaço, nos centros urbanos, para o descartes dos produtos; 

     

    Classificação

     

    LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA: é a área específica que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes aos bens de pós venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta. Tem como objetivo agregar valor a um produto logístico que é devolvido por razões comerciais (defeito, incorreto, avarias, preferências, gostos, erros em pedido, garantias, recall, dentre outros). 

     

    LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO: um bem é chamado de pós consumo quando se encontra no final de sua vida útil ou quando não tem mais utilidades ao seu propritário original e precisa ser descartado. O objetivo é agrega valor ao produto logístico constituído por: bens inservíveis ao proprietário original mas que possuem condições de utilização (celulares e computadores trocados); produtos descartados por terem atingido o fim de vida útil (pilhas, embalagens, resíduos alimentares), resíduos industriais (retalhos, sobras utilizadas em outros fins). 

     

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=YzTirErp6OU   (excelente vídeo sobre logísitca e logística reversa)