SóProvas


ID
789799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão do desempenho.

O balanced scorecard constitui alternativa para avaliar os comportamentos dos empregados em relação a perspectivas diferenciadas do desempenho organizacional.

Alternativas
Comentários
  • gab: Errado.Balanced Scorecard é como um sistema de integração da gestão estratégica de curto, médio e longo prazo, traduzindo visão de futuro, missão e estratégia organizacional em indicadorese metas atribuíveis a cada indivíduo, de forma integrada.
    Carlos Xavier - Estratégia
  • Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 

    Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3949/o-que-e-balanced-scorecard#ixzz2laNKoVIl
  • O balanced scorecard constitui alternativa para avaliar os comportamentos dos empregados em relação a perspectivas diferenciadas do desempenho organizacional. 

    Gente o erro da questão está em dizer que o balanced scorecard avalia comportamentos  e ele não avalia. O balanced scorecard constitui uma alternativa para avaliar alcance de metas e resultados dos empregados em relação as perspectivas do desempenho organizacional.

    Fonte: Gestão de Pessoas Para Concursos Andréia Ribas

  • Acredito que o erro da questão não está em mencionar comportamentos. Vou citar um trecho de Chiavenato que fala sobre isso:
    " O BSC busca estratégias e ações equilibradas e balanceadas em todas as perspectivas que afetam o negócio da organização, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema voltado para o comportamento e não para o controle. Seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração."
    O erro estaria em dizer que o BSC avalia os comportamentos dos empregados em relação a perspectivas diferenciadas do desempenho organizacional, sendo que para a montagem do BSC primeiro se define uma estratégia para, somente após a montagem do mapa da estratégia (selecionar metas de negócios a partir das perspectivas básicas), traduzir-se a estratégia em termos operacionais para que ela seja implementada adequadamente.
    Sem contar que na divulgação da estratégia se visa promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização.
  • BSC é ferramenta de planejamento estratégico e não de avaliação. Avaliação é feita na etapa/função administrativa de controle.

  • Exatamente Leandro Morais. Excelente comentário. 

  • O Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros). 

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.

    A primeira perspectiva aborda-se questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos.

    A segunda perspectiva aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes.

    A terceira perspectiva, Processos Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc.

    A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.

    Em face do exposto, verifica-se que o BSC não é uma ferramenta avaliativa, mas sim uma metodologia de implementação da estratégia. Sendo assim, o item está errado.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • O BSC não avalia os comportamentos dos empregados é uma ferramenta de gestão estratégica da Empresa.