Gabarito: Alternativa D
O que é Pericardite ou Inflamação do Pericárdio?
A pericardite é uma inflamação do pericárdio, uma espécie de bolsa que envolve o coração. O pericárdio é composto por duas estruturas: o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso, constituído por duas lâminas (parietal e visceral). Entre o pericárdio fibroso e o seroso e entre essas duas lâminas do pericárdio seroso há a formação de espaços virtuais preenchidos por finas camadas de líquido lubrificante. O pericárdio tem como função manter o coração em sua posição e impedir que ele se encha de sangue além de sua capacidade.
Causas: As causas de pericardite muitas vezes não podem ser determinadas. Nesses casos, a condição é chamada de pericardite idiopática. Dentre as principais causas conhecidas de pericardite estão:
- Infecções por vírus, fungos ou bactérias;
- Doenças autoimunes, como lúpus;
- Metástases adjacentes de diversos tipos de câncer;
- Hipotireoidismo;
- Insuficiência renal crônica;
- Febre reumática;
- Tuberculose;
- Infarto do miocárdio;
- Lesão ou trauma no tórax;
- Miocardite;
- Radioterapia no tórax, comum no tratamento de diversos tipos de câncer;
- Efeitos colaterais decorrentes do uso de alguns medicamentos.
Sintomas: A pericardite pode ser aguda ou crônica, a depender dos sintomas apresentados pelo paciente. A pericardite aguda é a inflamação repentina do pericárdio, que dura aproximadamente duas semanas, em média. A forma crônica dessa doença tem início gradual e persiste durante um tempo maior. Os principais sinais e sintomas da pericardite são:
- Dor no peito aguda e contínua;
- Dificuldade para respirar, principalmente ao deitar e que geralmente melhora quando a pessoa senta e permanece com o tórax ereto;
- Ansiedade;
- Tosse seca;
- Fadiga;
- Febre.
Pode haver ocorrência, também, de atrito pericárdico, resultante da fricção entre as camadas do pericárdio. Além disso, a dor, localizada no centro ou no lado esquerdo do tórax, pode irradiar-se para o ombro esquerdo e para o pescoço.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pericardite
Nó sinusal, Nó sinoatrial, nódo sinoatrial (NSA) ou Nódulo de Keith e Flack é uma estrutura anatômica do coração que faz parte do sistema cardionector, responsável pela função de marcar o passo natural, ou seja, produz seu próprio potencial de ação, que é o estímulo elétrico. É a estrutura cardíaca com a maior freqüência de despolarização, ou seja, com maior automatismo.
Sofre influências locais, do sistema nervoso autônomo e de vários hormônios. Localiza-se na junção do átrio direito com a veia cava superior.