SóProvas


ID
790954
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Gerente de Projetos de Software aplica os conhecimentos, habilidades e ferramentas às atividades do projeto com o objetivo de garantir que o produto seja desenvolvido de acordo com os requisitos. A métrica de análise de Pontos de Função, de acordo com a norma ISO/IEC 20968,

Alternativas
Comentários
  • a) Alguém sabe qual o erro? Ele não restringiu à Análise Estruturada, somente afirmou que auxilia na contagem com abordagem da  análise estruturada de sistemas.

    b) Possibilita ao Gerente de Projetos de Software medir o esforço e qualidade necessários para desenvolver softwares, desde que esteja usando a análise orientada a objetos e os diagramas da UML (APF é independente da abordagem e tecnologia utilizada).

    c) Classifica a contagem das funções do tipo dados transação em Entradas Externas (EE), Consultas Externas (CE) e Saídas Externas (SE), representando requisitos que gerem o armazenamento de dados do usuário.

    d) Define que os Arquivos Lógicos Internos (ALI) e os Arquivos de Interface Externa (AIE) são funções do tipo transição dados, os quais representam requisitos relacionados ao processamento (Diz-se Transação e, não, Transição).

    e) Correto!
  • Errei na A. Acho que o entendimento da questão para tornar-la errada é ter citado a abordagem estruturada, como se estivesse limitando a este aspecto.
  • Um alerta para aqueles que ingressaram há pouco no mundo dos concursos. Os veteranos insistentes como eu já sabem kkkk:
    Essa é daquelas questões típicas da FCC em que se marca a alternativa mais certa ou a menos errada.
    Lembrando que a Análise de pontos por função não está atrelada a nenhum tipo de tecnologia ou metodologia utilizadas para a construção do software, e a alternativa "a" cita especificamente a abordagem da análise estruturada. Devemos tomar cuidado e analisar com calma as demais opções. Tão importante quanto dominar a matéria é saber fazer provas.
  • Percebeba que a APF, não mede esforço e qualidade ela apenas mede o tamanho do software, porém, com auxilio de outras variaveis (dados historicos, especialista, etc) é possivel que a APF te AUXILIE na estimativa de esforço, qualidade, custo, etc. Resumindo APF por si só apenas mede TAMANHO de Software, OK!?
    Faço este comentario, pois existe uma diferença muito sutil na letra a) e b), que diz "auxlia o Gerente...." e "possibilita ao gerente". Apesar das assertivas serem erradas por outros motivos fica ai a dica quanto a esse peguinha de prova!
    Bons estudos!!!
  • Tiago, o Pressman elenca como um dos objetivos da APF (página 543): "prever o número de erros que serão encontrados durante o teste". Neste caso pode-se dizer que de certa forma está medindo a qualidade.
    Quanto a medir esforço, eu vejo (embasado no Pressam, página 543) que como a APF é medida no início, meio e final do projeto, acaba estimando o "trabalho necessário para projetar, codificar e testar o software", ou seja, medindo o esforço.

    Por isso da pra considerar a letra "E" correta mesmo.
  • Sempre internalizem isso -> APF não depende de tecnologia que está por traz do software  para fazer medições.

    a - Errado pois a questão já diz: "... com abordagem...." APF não depende de tecnologia
    b - Errado "....desde que esteja usando a...." APF não depende de tecnlogia.
    c-  Errado. Aqui trocou os conceitos com a letra D, o certo é Funções de Transações 
    d - Errado. Aqui trocou os conceitos com a letra C, o certo é Funções de Dados
    e - Correto. O verbo "auxilia" não deixou a questão limitada. Com a APF ajuda sim a você medir esforço, produtividade, custo, cronograma e agora que vem o segredo, DESDE QUE você tenha em mãos DADOS HISTÓRICOS do que você vai medir.  Se o Gerente de Projeto quiser medir esforço, tempo, custo, etc., ele pode, com o auxilio da APF e com dados históricos, fazer essa medição. 

    Bons Estudos!.