SóProvas


ID
79210
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São dois conceitos utilizados especificamente nos modelos orientados a objetos:

Alternativas
Comentários
  • a questáo envolve conceitos básicos da Orientação a Objetos: método e polimorfismo.

    Método: podemos dizer q são as operações que os objetos podem realizar.
    Polimorfismo: significa que uma classe pode se comportar de várias formas, ou seja, dependendo da chamada, o comportamento da classe pode ser distinto.

     

  • Será que só existe essa questão de informática da FCC no site "QC"?? Procurei muito e só achei essa... Por favor, gostria que a equipe do "QC" tiraasse essa minha dúvida, obrigado!!
  • vc deve ter especificado algo!!!
    coloque somente Banca FCC e informatica antes de filtrar
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    • Método definem as habilidades dos objetos. Bidu é uma instância da classe Cachorro, portanto tem habilidade para latir, implementada através do método deUmLatido. Um método em uma classe é apenas uma definição. A ação só ocorre quando o método é invocado através do objeto, no caso Bidu. Dentro do programa, a utilização de um método deve afetar apenas um objeto em particular; Todos os cachorros podem latir, mas você quer que apenas Bidu dê o latido. Normalmente, uma classe possui diversos métodos, que no caso da classe Cachorro poderiam ser sente, coma e morda
    • Mensagem é uma chamada a um objeto para invocar um de seus métodos, ativando um comportamento descrito por sua classe. Também pode ser direcionada diretamente a uma classe (através de uma invocação a um método estático)
    • Herança (ou generalização) é o mecanismo pelo qual uma classe (sub-classe) pode estender outra classe (super-classe), aproveitando seus comportamentos (métodos) e variáveis possíveis (atributos). Um exemplo de herança: Mamífero é super-classe de Humano. Ou seja, um Humano é um mamífero. Há herança múltipla quando uma sub-classe possui mais de uma super-classe. Essa relação é normalmente chamada de relação "é um"
    • Associação é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro. Pode tratar-se de uma associação simples "usa um" ou de um acoplamento "parte de". Por exemplo: Um humano usa um telefone. A tecla "1" é parte de um telefone
    • Encapsulamento consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto. Este mecanismo é utilizado amplamente para impedir o acesso direto ao estado de um objeto (seus atributos), disponibilizando externamente apenas os métodos que alteram estes estados. Exemplo: você não precisa conhecer os detalhes dos circuitos de um telefone para utilizá-lo. A carcaça do telefone encapsula esses detalhes, provendo a você uma interface mais amigável (os botões, o monofone e os sinais de tom)
    • Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software
    • Polimorfismo consiste em quatro propriedades que a linguagem pode ter (atente para o fato de que nem toda linguagem orientada a objeto tem implementado todos os tipos de polimorfismo):
  • Fazem parte dos conceitos essenciais da orientação a objetos: classe, subclasse, objeto, atributo, método, mensagem, herança, associação, encapsulamento, abstração, polimorfismo, interface.
  • Metodo é o comportamento do objeto em oop. é atrves do metodoque os objetos se comunicam. 

    public class exemplMetodo
    {
      public static void main(String[] args)
      {
        for (String arg : args)
        {
          System.out.println("Parameter: " + arg);
        }
      }
    }