SóProvas


ID
792442
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A cardinalidade de mapeamento expressa o

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder da uma força, para mim a cardinalidade tem a ver com os registros(tuplas) e não à quantidade de entidades.
  • Encontrei o seguinte conceito que explica a resposta de questão:
    Cardinalidade: Quantas ocorrências de uma entidade podem estar associadas a uma determinada ocorrência de entidade através do relacionamento.
    Ex.: 05 itens de pedido relacionados a um pedido "x"



     

  • O gabarito esta ERRADO. Cardinalidade tem a ver com o número de registros, ou mais formalmente, com a instância gerada por um relacionamento entre duas entidades. O problema que alguns autores, geralmente traduzidos para o português, utilizam a palavra "Entidade' mas não estão se referindo a tabela, e sim aos dados da mesma. Vejam uma definição encontrada no livro do C.J.Date (acho que foi erro de tradução...)

    "A restrição razão de cardinalidade especifica a quantidade de instâncias de relacionamento que uma entidade pode participar. No tipo de relacionamento binário TRABALHA-PARA, DEPARTAMENTO:EMPREGADO tem razão de cardinalidade 1:N. Isto significa que cada entidade departamento pode estar relacionada a inúmeras entidades empregado (muitos empregados podem trabalhar para um departamento) mas uma entidade empregado pode estar relacionada a apenas um departamento (um empregado pode trabalhar apenas para um departamento). As razões de cardinalidade mais comuns para tipos de relacionamento binário são 1:1, 1:N e M:N."

    O autor diz que uma entidade departamento pode se relaciornar com INÚMERAS ENTIDADES empregado, se levarmos isso em consideração teriamos um banco de dados com INUMERAS TABELAS EMPREGADO, oque é um completo absurdo. Na pratica, o autor estava se referindo aos registros da entidade ou mais formalmente, as diversas instâncias.

    Difícil vai ser convencer a banca disso...
     
  • Na verdade o diagrama E=R representa uma abstração do mundo real dizer que uma Empresa pode ter muitos Empregados é algo verdadeiro e sua implementação geraria uma tabela representando uma coleção de empresas e outra representando uma coleção de empregados onde cada empregado só pode pertencer a uma empresa mas uma determinada empresa poderia figurar em mais de uma linha da tabela empregados. Ficou claro?
  • Spock,
    Uma empresa pode ter (e terá) vários empregados , porém existira somente UMA tabela empresa e UMA tabela empregados. 
    No texto que coloquei o autor (provavelmente por erro de tradução) afirma que CADAentidade empresa estará ligado a VÁRIAS entidades empregados.
    No modelo conceitual 'ENTIDADES" é equivalente a TABELAS, e como vc mesmo citou, haverá UMA ÚNICA ENTIDADE (tabela) representando uma coleção de empregados, e não várias ENTIDADES (tabelas).
    Em resumo: cardinalidade esta relacioanada com o NUMERO de registros que participam de determinado relacionamento, não com as ENTIDADES que participam deste relacionamento.
  • O que nos gera dúvida nessa questão é que em muitos sites dão conceitos errados com relação ao modelo entidade relacionamento.
    Em um MER (Modelo Entidade Relacionamento) são representadas as entidades (Tabelas) sendo que na verdade cada entidade é um conjunto de entidades. Cada caixinha de um MER que nós pegamos o costume de chamar de entidade na verdade é um conjunto de entidades e entidade é cada registro.
    Pense assim: Cada tabela é um conjunto de entidades; Cada linha é uma entidade.

    É isso o que nos causa dúvida quando vamos responder esse tipo de questão.
    O gabarito está correto. Letra D
  • A Esaf tomou como base o Livro Sistema de Banco de Dados (Silberschatz).  Neste livro, o autor sempre fala em Conjunto de Entidades e Conjunto de Relacionamentos. Dessa forma, ao conceituar a Cardinalidade de Mapeamento, ele coloca "As cardinalidades de mapeamento expressam o número de entidades ao qual outra entidade pode ser associada por um conjunto de relacionamento". 
  • Cardinalidade é um tipo de restrição de integridade que representa (modela) regras de negócio que quantificam a quantidade mínima e quantidade máxima de relacionamentos entre uma determinada entidade e outras entidades distintas, através de um determinado relacionamento-tipo. A cardinalidade expressa essas quantidades.
    Cardinalidade visa restringir a quantidade mínima e a quantidade máxima de relacionamentos que uma entidade A mantém com outras entidades B, C, ... (distintas) através de um Relacionamento-Tipo.

    Fonte: 
    http://e-reality-database.blogspot.com.br/2007/09/cardinalidade.html
  • Segundo Navathe, Entidade é tratado como um registro da tabela. A tabela em si, é referida como Tipo Entidade.
  • Cardinalidade do mapeamento expressa o número de entidades ao qual a outra entidade pode estar associada via um relacionamento.

    http://zeilopes.wordpress.com/1-2-3-cardinalidade/
  • Cardinalidade - a quantidade de ocorrência de entidade associadas a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento