SóProvas


ID
793072
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O chamado sistema nervoso central é formado pelo encéfalo, que está dentro da caixa craniana, e pela medula espinhal. Nos seres humanos, no entanto, o encéfalo apresenta um volume muito maior em relação ao tamanho do corpo do que nos outros vertebrados. Esse aumento do tamanho do cérebro é uma característica importante no sucesso evolutivo da espécie humana. (LAURENCE, 2005, p. 295-299).

Considere as seguintes funções encefálicas:

I. Retransmissão das informações sensoriais para o cérebro;

II. Promoção da harmonia de funções no organismo (homeostase);

III. Coordenação motora;

IV. Controle dos movimentos respiratórios e cardíacos.

Com base nos conhecimentos sobre a divisão e algumas funções importantes das regiões do encéfalo, assinale a alternativa que se refere, comitantemente, à região do encéfalo e às funções pelas quais ela é responsável.

Alternativas
Comentários
  •  I. O tálamo atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas do cérebro onde eles devem ser processados. O tálamo também está relacionado com alterações no comportamento emocional; que decorre, não só da própria atividade, mas também deconexões com outras estruturas do sistema límbico (que regula as emoções).

    II.O hipotálamo, também constituído por substância cinzenta, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. 

    III. O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico. É parecido com o córtex cerebral em alguns aspectos: o cerebelo é dividido em hemisférios e tem um córtex que recobre estes hemisférios. Está relacionado com os ajustes dos movimentos, equilíbrio, postura e tônus muscular.

    IV. O Tronco Encefálico é uma área do encéfalo que fica entre o tálamo e a medula espinhal. Possui várias estruturas como o bulbo, o mesencéfalo e a ponte. Algumas destas áreas são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.