SóProvas


ID
794005
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Atualmente, todas as transações bancárias realizadas por meio do acesso web na internet utilizam um canal de comunicação com recursos de segurança da informação, como a criptografia. O esquema de criptografia que utiliza uma chave distribuída livremente para criptografar e duas chaves (a chave distribuída livremente e outra particular) para descriptografar é denominada criptografia de chave

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método decriptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.

    Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.

    Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para autenticidade econfidencialidade:

    • Confidencialidade: A chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la.
    • Autenticidade: A chave privada é usada para cifrar mensagens, com isso garante-se que apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem que foi decifrada com a 'chave pública', e que a mensagem não foi forjada.
  • Na FCC você tem que pensar de forma simples, eu viajei muito e errei a questão.

    Considerei que a primeira chave seria a chave simétrica, que é distribuida entre as duas partes. Mas na verdade não sei o que quer dizer "chave distribuída livremente para criptografar". 

    A chave pública, utilizada para criptografar, não é necessáriamente distribuida, ela é só aberta a todos, ao contrário da chave privada, que não deve ser aberta e é utilizada para descriptografar.  Conforme o livro CISSP all in one 4 edição, essa é a criptografia assimétrica.

    A chave compartilhada é utilizada para criptografar e descriptografar. Ela tem a vantagem do processo de encriptar/desencriptar ser mais rápido, porém as duas partes devem possuir a mesma chave e mantê-la em sigilo, além de compartilhá-la por meios seguros. Esse é a criptografia simétrica.

    A mistura das duas é a encriptação híbrida, conforme o livro CISSP, página 689.
  • Chave distribuída livremente = chave pública. A é o destinatário. B é o remetente.

    Parece que a questão se utilizou do esquema: A e B

    Criptografar documento com a chave pub(A) depois criptograva com a chave priv(B(pub(A)). Ao receber, A usa a chave pública de B depois usa sua chave privada e abre o documento.

    Esquema de criptografia de chave pública ou assimétrica.

  • O único porem que eu faria é que é possivel sim criptografar com a chave privada, que é o que pé feito para garantir autenticidade.

  • Outra coisa se a criptografia é feita com a chave publica do destinatário como parece ser o caso no exercício só seria necessária a chave privada do destinatário para descriptografar, mas de qualquer modo teria também a pública também.

  • Errei foi no português haha
    quando li pensei 1 chave distribuída OK
    + 2 (uma pública e outra privada) 
    Porém no texto tem (a chave distribuída livremente e outra particular)
    Esse "a"  refere-se a chave que antes foi mencionada :P


  • Criptografia assimétrica - É também chamada de cripografia de chave pública. 

  • questão covarde... isso não agrega valor em nada nem a nós