-
Gabarito D
A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método decriptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.
Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.
Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para autenticidade econfidencialidade:
- Confidencialidade: A chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la.
- Autenticidade: A chave privada é usada para cifrar mensagens, com isso garante-se que apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem que foi decifrada com a 'chave pública', e que a mensagem não foi forjada.
-
Na FCC você tem que pensar de forma simples, eu viajei muito e errei a questão.
Considerei que a primeira chave seria a chave simétrica, que é distribuida entre as duas partes. Mas na verdade não sei o que quer dizer "chave distribuída livremente para criptografar".
A chave pública, utilizada para criptografar, não é necessáriamente distribuida, ela é só aberta a todos, ao contrário da chave privada, que não deve ser aberta e é utilizada para descriptografar. Conforme o livro CISSP all in one 4 edição, essa é a criptografia assimétrica.
A chave compartilhada é utilizada para criptografar e descriptografar. Ela tem a vantagem do processo de encriptar/desencriptar ser mais rápido, porém as duas partes devem possuir a mesma chave e mantê-la em sigilo, além de compartilhá-la por meios seguros. Esse é a criptografia simétrica.
A mistura das duas é a encriptação híbrida, conforme o livro CISSP, página 689.
-
Chave distribuída livremente = chave pública. A é o destinatário. B é o remetente.
Parece que a questão se utilizou do esquema: A e B
Criptografar documento com a chave pub(A) depois criptograva com a chave priv(B(pub(A)). Ao receber, A usa a chave pública de B depois usa sua chave privada e abre o documento.
Esquema de criptografia de chave pública ou assimétrica.
-
O único porem que eu faria é que é possivel sim criptografar com a chave privada, que é o que pé feito para garantir autenticidade.
-
Outra coisa se a criptografia é feita com a chave publica do destinatário como parece ser o caso no exercício só seria necessária a chave privada do destinatário para descriptografar, mas de qualquer modo teria também a pública também.
-
Errei foi no português haha
quando li pensei 1 chave distribuída OK
+ 2 (uma pública e outra privada)
Porém no texto tem (a chave distribuída livremente e outra particular)
Esse "a" refere-se a chave que antes foi mencionada :P
-
Criptografia assimétrica - É também chamada de cripografia de chave pública.
-
questão covarde... isso não agrega valor em nada nem a nós