SóProvas


ID
794014
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um dos tipos de criptografia muito usado no processo de transmissão de dados para melhorar os aspectos de segurança faz uso de uma mesma chave para criptografar e descriptografar a informação, sendo denominado de criptografia de chave simétrica. Este recurso tem como vantagem a facilidade de implementação, mas tem como princi- pal problema a

Alternativas
Comentários
  • O principal problema do metodo DES (DATA ENCRYPTION STANDARD) e de todos os algoritmos de criptografia simetricos é a exigencia que o transmissor e o receptor de uma mensagem conheçam a chave secreta e única usada na codificação e na decodificação. Se for interceptada, o responsável pelo ataque poderá ler todas a smensagens que serão criptografadas utilizando a referida chave "secreta".
    ("Redes de Computadores", Luis Fernando Gomes Soares, Guido Lemos e Sergio Colcher, Ed. Elsevier, pg. 454)
  • A principal desvantagem da criptografia simétrica (qualquer que seja o algoritmo) é a distribuição de chaves. Como tanto o rementente quanto o receptor devem possuir a chave, é um problema saber como transmitir a chave com segurança, sem que terceiros interceptem, pois assim teriam acesso à informação.
    Sobre os outros pontos, a) criptografia simétrica refere-se ao método, o algoritmo que o utiliza é outro problema; c) costumam ser rápidos para cifrar (pelo menos mais que assimétricos); d) normalmente não possuem restrições para a geração da chave; e) tecnicamente, haverá tantas chaves quanto possíveis considerando o tamanho máximo (se existir) para ela em um algoritmo.
  • Problema da Criptografia simétrica:
    • a) facilidade de descoberta da chave devido à simplicidade do algoritmo (necessidade de transmissão da chave juntamente com a mensagem).
    • b) necessidade de envio da chave entre os pares transmissor e receptor. (correto)
    • c) baixa (alta) velocidade do algoritmo para descriptografar.
    • d) alta (baixa) complexidade do algoritmo para gerar a chave.
    • e) pouca (muita) diversidade de possíveis chaves.
  • Fiquei na dúvida em relação a questão " a " e " b " e acabei marcando a "a". Errei pois, para gerar o algorítimo simétrico, normalmente, é  MENOS complexo do que o assimétrico e portanto mais simples e fácil de descobrir por  "força bruta"...questão mal formulada.

  • Walbert, continua precisando da chave privada, por isso acho que não encaixa naquilo que você avaliou, o problema é realmente ter de mandar a chave pública, para que possa ser usada para descriptografar, pelo menos foi essa a leitura que fiz após ler as opções pela segunda vez. Ou é isso ou é porque fala em "principal" problema, seria bom ter o comentário de professor nessas mais confusas, infelizmente por enquanto tenho achado apenas em questões mais óbvias.

  • Note que a chave simétrica deve ser compartilhada. Desta forma, surge um problema de distribuição de chaves: como passar a chave simétrica sem que ele seja roubada por um atacante (hacker) ?  

     

    http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/criptografia-sim-trica-x-criptografia-assim-trica-criptografia-de