SóProvas


ID
795169
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de desenvolvimento orientado a testes, de uma forma geral, é baseado em 3 passos. Estes 3 passos são repetidos até que não se consiga pensar em novos testes, o que indicaria, então, que a funcionalidade está pronta. Um destes passos e o que nele deve ser feito está expresso corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • Teste-Codificação-Refatoração.
  • O processo de criação de programação orientado a testes é simples:

    Escreva um teste que falhe. Pense no que o código deve fazer, descreva o contexto e defina quais são as verificações que precisam ser feitas. Não há um limite no número de testes, então quanto menos coisa cada teste descrever/verificar, melhor. No início também não é preciso se preocupar se a classe/método ainda não existe. Pense primeiro no teste e só depois que este estiver pronto crie o esqueleto de código necessário para que ele compile e falhe ao rodar.

    Faça o teste passar. Agora chegou o ponto crucial: escreva o mínimo de código para que o teste passe. Controle o instinto natural do programador de tentar prever tudo que o código vai fazer e apenas faça o teste passar. Mesmo que tenha certeza que o código deve fazer mais coisas, fazer os testes passarem deve ser a única preocupação agora.

    Refatore. Uma vez que o teste passou, verifique o que no código pode ser melhorado. Geralmente para um teste passar é preciso inserir duplicação através de constantes (técnica conhecida comoFake It). Agora é a hora de melhorar o código e remover as duplicações, lembrando que os testes devem continuar passando.

  • a. Correta.

    b. Esse é o passo 1.

    c. Esse é o passo 2.
  • Sobre a letra d) Keep it simple: é um padrão de projeto, acrônimo KISS (Keep It Simple Stupid) rsrsrs

    Sobre a letra e) A documentação dos testes está implícita no TDD.

  • Lema do TDD: Red (testes falhando), Green (testes passando), Refactor

  • Engraçado, o sommerville não seguiu o Keep it Simple Stupid e resolveu inventar que TDD tem 5 passos e não 3.