-
ERRADO
Pensei o seguinte: na amostragem por conglomerados você faz uma amostragem simples para escolha dos grupos.
Como você vai saber a priori a amostra total, se nem sabe quais serão escolhidas e elas têm amanhos diferentes?
Se tivessem tamanhos iguais tudo bem. Ex.: sorteio de dois conglomerados. Como todos tem um número x de elementos, a amostra total terá 2x.
-
A amostragem por conglomerados em um único estágio (AC) consiste em:
Na divisão de uma população em grupos (chamados de conglomerados).
Esta divisão é feita segundo alguma(s) característica(s) conhecida(s) na população sob estudo.
A divisão é feita de modo que os elementos dentro de cada conglomerados sejam diferentes entre si e que os conglomerados também o sejam entre eles. Ou seja, cada conglomerado deve ser uma representação da população como um todo.
Sorteia-se um determinado número de conglomerados e, de cada um desses conglomerados sorteados, observa-se todos os seus elementos.
Fonte: https://www.ime.unicamp.br/~cnaber/aula_AC.pdf
-
GABARITO CORRETO!
.
.
EXATAMENTE, MICAS. NA AMOSTRA POR CONGLOMERADOS, PRIMEIRO VOCÊ ESCOLHE QUAIS CONGLOMERADOS VOCÊ VAI USAR EM UMA POPULAÇÃO, POR EXEMPLO. DEPOIS NESSES CONGLOMERADOS ESCOLHIDOS, VOCÊ UTILIZA TODAS AS PORÇÕES QUE O COMPOEM. OU SEJA, VOCÊ NÃO SABE EXATAMENTE O TAMANHO DELES, APENAS SORTEOU.
DEUS VULT!
-
ERRADO. Em conglomerados em estágio único divide o espaço em grupos, em seguida realiza a "atividade " com todos os elementos do subgrupo, todos do subgrupo estão selecionados, no entanto se houver uma segunda escola, ou seja uma segunda seleção serão duas etapas.