SóProvas


ID
798457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação às famílias de sistemas operacionais Linux e Windows,
julgue os itens a seguir.

No Linux, quando se trata de diretórios, os comandos gzip e tar têm exatamente a mesma função: criar e compactar arquivos que contêm, internamente, outros arquivos ou diretórios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!

    gzip e tar não são comandos.

    São extensões de arquivo, extensões do tipo de arquivos comprimidos (empacotados), assim como os tipos  .rar  .zip

    comandos no linux, poderiam se ls quereferente a diretorio, mostra todos os arquivos existentes, este sim é um comando.
  • ERRADO.
    Mas há alguns enganos nos comentários acima. Vejamos...

    > gzip e tar não são comandos.
    Eles são comandos sim. São programas do Linux, como o ls, mv, cp, e outros tantos.

    > São extensões de arquivo, extensões do tipo de arquivos comprimidos (empacotados), assim como os tipos  .rar  .zip
    Mais ou menos. Existe de fato a extensão tar, que é gerada exatamente pelo comando tar, mas gzip não é uma extensão. Pelo menos não que eu saiba. O comando gzip, utiliza a extensão gz.

    Outro ponto importante, ou melhor, justamente o ponto que faz com que a questão esteja errada, diz respeito aos termos empacotado e comprimido. Eles são diferentes. Tipo assim...

    O comando tar empacota arquivos. Mas o que é empacotar? Empacotar é, simplesmente e apenas, juntar diversos arquivos ou diretórios, em um único arquivo. Só isso. É como no caixa do supermercado. Pegamos as compras e colocamos na sacola. Ou seja, empacotamos as compras.

    Já o comando gzip compacta um arquivo. O que é compactar? Bom o termo é autoexplicativo, mas vamos lá, compactar é comprimir. Diminuir o tamanho. Só que, reparem, o gzip compacta um arquivo. Um só.

    Por conta dessas características é muito comum, muito comum mesmo, que esses dois programas trabalhem juntos, o tar empacotando diversos arquivos em um só e o gzip comprimindo esse arquivo resultante. É dessa junção – que pode ser feita através de diferentes métodos – que surgem as extensões tar.gz, ou tgz, bastante utilizadas no ambiente Linux.

    Assim, resumindo: tar e gzip são comandos que possuem funções diferentes. O comando tar empacota arquivos, enquanto o comando gzip compacta um arquivo.

    Espero ter conseguido clarear um pouco mais as coisas...

  • Item errado.

    gzip: Usado para gerar uma cópia compactada de um determinado arquivo.
                O que ele não realiza é a união de vários arquivos em um único arquivo. Para isso existe uma aplicação chamada de empacotador. E essa função específica é desempenhada pelo tar.

  • O Tar e o gzip são duas ferramentas utilizadas em sistemas operacionais baseados no Unix, como o GNU/Linux, para o "empacotamento" e para a compressão de arquivos, respectivamente. Embora seja perfeitamente possível usar qualquer desses programas de forma individual, a utilização de ambos ao mesmo tempo é muito comum e útil.
    O que o Tar faz é muito simples de entender: ele "empacota" vários arquivos em um só, isto é, faz com que um único arquivo contenha vários outros. Assim, é possível, por exemplo, armazenar em único arquivo as cópias de documentos existentes na pasta de um usuário.


    Comando gzip
    A ferramenta Tar, por si somente, serve apenas para juntar vários arquivos em um só. No entanto, o programa não é capaz de diminuir o tamanho do arquivo resultante, isto é, de compactá-lo. É neste ponto que entra em cena o gzip (GNU zip) ou outro compactador de sua preferência. 
    Fonte Emerson Alecrim





  • gzip --> Usado  para  gerar  uma  cópia  compactada  de  um  determinado arquivo. 
    tar (Tape ARchive) -->Guarda  vários  arquivos  em  um  único  arquivo,  sem compactar.
    gunzip --> Para  descompactar um  arquivo  com  a  extensão  .gz, retornando o arquivo ao seu estado original. 

    Errado.
    Bons estudos!
  • gzip
    É praticamente o compactador padrão do GNU/Linux, possui uma ótima taxa de compactação e velocidade. A extensão dos arquivos compactados pelo gzip é a .gz, na versão para DOS, Windows NT é usada a extensão .z.

    tar
    Na verdade o tar não é um compactador e sim um “arquivador” (ele junta vários arquivos em um só), mas pode ser usado em conjunto com um compactar (como o gzip ou zip) para armazena-los compactados.

    Obs.: tem gente fazendo comentário totalmente errado, por favor isso aqui é uma coisa séria, pesquisem antes de sair colocando qualquer coisa, a título de exemplo teve um prezado que disse que esses dois ora sitados não são comandos, trágico.
  • tar ---> utilizado para becape

    gzip ---> utilizado para compactação

  • Jayme = Monstro. Parabéns.

  • CHmod ---> modificar as permissões dos arquivos e pastas.

    CHown ---> transferir a posse | alterar o dono

    MKdir ---> criar diretórios

    more ---> exibe o conteúdo de um arquivo

    shutdown ---> desliga o sistema do modo seguro

    passwd ---> alterar a senha do usuário

    pwd ---> nome e caminho do diretório atual

    Tar ---> utilizado para becape 

    Gzip ---> utilizado para compactação

    Grep ---> filtrar o conteúdo de um arquivo

    Tail ---> exibe o final do conteúdo de um arquivo.

    Touch ---> criar um arquivo vazio

    Diff ---> usado para comparar arquivos de texto

    ls ---> listar todos os arquivos do diretório atual

    rm ---> remover

    mv ---> mover | renomear 

    cp ---> copiar

  • Tar = Empacotar;

    Gzip = Compactar.

  • A propósito.... No linux são comandos sim... 

  • GABARITO: ERRADO

     

    * gzip e tar têm funções diferentes, veja:

     

    TAR = agrupa arquivos, sem compactação - mais utilizado para backup.

    GZIP = comprime ou expande arquivos.

  • No Linux, assim como no Windows, comandos e funções que possuem nomes diferentes geralmente possuem funcionalidades diferentes.
    gzip é um comando para criar arquivos compactados.
    tar é um comando para criar arquivos empacotados.
    E qual é a diferença?
    Um arquivo compactado reúne um ou mais arquivos em um novo arquivo, que possui tamanho menor que os arquivos originais (descompactados). Com um arquivo compactado o usuário consegue reunir vários arquivos em apenas um, de tamanho menor, para economizar espaço e facilitar operações como o anexo de e-mail.
    Um arquivo empacotado reúne um ou mais arquivos em um novo arquivo, que possui tamanho igual aos arquivos originais. O empacotamento facilita a organização e envio dos anexos de e-mail, entretanto não reduz o espaço ocupado pelos arquivos originais.

    Gabarito: Errado.


  • SACA O MACETE CAVERNOSO:

    O TAR é para empacoTAR vários arquivos...

    O gZIP compacta um só arquivo...

    ...

    Então, como o amigo disse anteriormente:

    É COMO SE FOSSE ASSIM: o TAR vai empacoTAR vários arquivos em um grande pacote... simplesmente colocando eles lá. o GZIP vai compactar o arquivo (pacote) grandão, que tem vários dentro dele.. fazendo-o ficar menor.

  • TAR = EmpacoTAR

    Gzip= Compactar

  • TAR (Tape ARchive) é uma aplicação orientada para backup. Ela agrupa vários arquivos em um só, podendo ou não compactar os arquivos. Já o GZIP é uma aplicação própria para compactar e descompactar arquivos. Detalhe: quando se executa o comando tar com o complemento –z (tar –z ....) os arquivos são agrupados e compactados. Mas a compactação é feita pelo gzip, e não pelo tar

    Item errado.

  • Uma regra básica:

    Se tivesse a mesma função não teria nomes diferentes.

  • GAB E

    NÃO TEM A MESMA FUNÇÃO

    GZIP-REDUZIR TAMANHO

    TAR- EMPACOTAR

  • No Linux, assim como no Windows, comandos e funções que possuem nomes diferentes geralmente possuem funcionalidades diferentes.

    gzip é um comando para criar arquivos compactados.

    tar é um comando para criar arquivos empacotados.

    E qual é a diferença?

    Um arquivo compactado reúne um ou mais arquivos em um novo arquivo, que possui tamanho menor que os arquivos originais (descompactados). Com um arquivo compactado o usuário consegue reunir vários arquivos em apenas um, de tamanho menor, para economizar espaço e facilitar operações como o anexo de e-mail.

    Um arquivo empacotado reúne um ou mais arquivos em um novo arquivo, que possui tamanho igual aos arquivos originais. O empacotamento facilita a organização e envio dos anexos de e-mail, entretanto não reduz o espaço ocupado pelos arquivos originais.

  • TAR não compacta.

  • ERRADO

    O comando tar serve pra empacotar cópias de arquivos. Tipo juntá-las. Algo como, a gente pega 50 arquivos, junta, e cria uma cópia só de todos eles.

    O comando gzip serve pra compactar um arquivo. Tipo reduzir seu tamanho. Algo como, a gente pega um arquivo de 50MB e reduz seu tamanho para, digamos, 10MB.

  • NÃO,NÃO TEM A MESMA FUNÇÃO.

  • Gzip = Compactar

    Tar = Empacotar