SóProvas


ID
799495
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todos os seres vivos se relacionam com outros, tanto da mesma espécie quanto de espécies distintas. Estas podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando, pelo menos, um se prejudica. Um exemplo de relação ecológica é a do peixe-palhaço, que passa todo o tempo perto das anêmonas-do-mar. Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentáculos venenosos da anêmona. Às vezes, chega mesmo a roubar alimento da boca de sua protetora, embora também traga comida para um lugar onde ela alcance. Esse pequeno peixe, ao contrário de outros, está a salvo dos ferrões da anêmona. (RELAÇÕES, ..., 2011).


Com base nessas informações sobre o peixe-palhaço e a anêmona-do-mar, assinale a proposição que representa, corretamente, o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies.

Alternativas
Comentários
  • É impossível falar sobre o Peixe-Palhaço sem ligá-lo à anêmona-do-mar, a sua principal companhia. Apesar da aparência inofensiva, a anêmona-do-mar possui células urticantes (cnidoblatos) na ponta dos tentáculos, que queimam e paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los. As anêmonas liberam substâncias químicas que atraem os peixes-palhaço, que são imunes ao seu veneno, devido ao muco que recobre esse peixe, evitando a ativação e liberação da secreção venenosa. Graças a essa harmonia, suas refeições (pequenos invertebrados) estão sempre garantidas. Essa relação ecológica com as anêmonas chama-se comensalismo, em que um indíviduo é beneficiado, sem prejudicar o outro. Assim, as anêmonas providenciam-lhes abrigo e o peixe-palhaço aproveita para esconder de seus predadores.


  • a) Comensalismo, na qual uma espécie se beneficia, mas sem causar prejuízos à outra.

    Amensalismo - uma espécie tem prejuízo e a outra não é afetada.e.g.: A planta Juglans nigra próximo a outras libera juglone, matando-as.

    Comensalismo - uma espécie tem benefício e a outra não é afetada.

    Parasitismo- uma espécie depende da outra p/ viver, usando-a como hospedeiro e fonte de nutrient.

    Mutualismo - ambos se ajudam.
  • RESPOSTA: Comensalismo

    Comensalismo é uma relação não obrigatória em que uma das espécies se beneficia da relação, mas, não prejudica o outro individuo.

    Alguém poderia confundir com mutualismo, no entanto a diferença entre esses dois tipos de relação é que no Mutualismo (simbiose) a relação entre os organismo é obrigatória e ocorre beneficios para ambos os individuos. O melhor exemplo de simbiose são os líquens.
  • Questão por questão

    Letra A - C - uma espécie se beneficia sem causar qualquer prejuízo à outra.
    Letra B - E - o peixe-palhação não prejudica a anêmona em absolutamente nada.
    Letra C - E - Na realidade, o mutualismo cria sim uma relação de dependência obrigatória, se ambos não estiverem relacionados eles morrem.
    Letra D - E - Na Protocooperação ambas se beneficiam. A associação é Bilateral.
    Letra E - E - O Amensalismo é uma relação Harmônica Interespecífica ( entre espécies diferentes), em que obrigatoriamente haverá prejuízo.
  • Amabis e Martho (2009), afirmam:

    "Em certos casos, é difícil estabelecer a diferença entre inquilinismo e comensalismo. Por exemplo, diversas espécies de peixe-palhaço encontram abrigo e proteção entre os tentáculos de certas anêmonas-do-mar. Essa relação seria caracterizada, em princípio, como inquilinismo. Entretanto, se os peixes-palhaço aproveitam restos de alimentação da anêmona, além de utilizá-la como abrigo, seria mais apropriado classificar a relação como comensalismo. Mas se é a anêmona que se aproveita dos restos da alimentação dos peixes-palhaço, que a utilizam como abrigo, a relação deve ser classificada como protocooperacão." 

    Sendo assim, se pensarmos nas alternativas que foram dadas, a letra "d" não estaria totalmente incorreta, a não ser pela definição que foi dada ("apenas UMA espécie se beneficia").