-
De acordo com a Norma 27.002, não existe a palavra "devem" e sim "convém":
6.1.5 Acordos de confidencialidade
Convém que os requisitos para os acordos de confidencialidade e de não divulgação sejam analisados criticamente de forma periódica e quando mudanças ocorrerem que influenciem estes requisitos.
Portanto, questão incorreta.
-
Devo discordar do colega acima. O fato da questão estar errada não tem haver com a utilização do verbo e sim com a afirmação final: "devem ser revisados sempre que houver vazamento de informação". Ora, de acordo com a afirmação, somente quando houver vazamento de informação é que iremos revisar os acordos de não divulgação.
De acordo com a norma, esses acordos devem ser revistos de forma regular.
O verbo dever é usado na descrição do controle no anexo A da norma 27001: "A.6.1.5 - Acordos de confidencialidade: Os requisitos para confidencialidade ou acordos de não divulgação que reflitam as necessidades da organização para a proteção da informação devem ser identificados e analisados criticamente, de forma regular. "
-
@Thiago
Discordo. A questão, da forma como está redigida, não fica claro que: SOMENTE quando houver vazamento de informação os acordos de não divulgação devem ser revisados.
A Cespe pode até ter tido a intenção de cobrar isso, porém, da maneira como está escrito, dá margem para mais de uma interpretação.
Um exemplo exagerado. Se eu digo: Quando acontece um roubo, a polícia deve fazer seu trabalho.
Isso significa que a polícia SOMENTE deve fazer seu trabalho quando houver um roubo? Lógico que não. Mas, isso faz afirmação ser errada?
Faça a mesma analogia na questão e verá que ela pode ser considerada Certa.
Resumindo, se a intenção do CESPE foi cobrar isso, faltou um SOMENTE, ou algo que deixasse claro que essa seria uma situação que excluísse outras possibilidades.
-
Questão mal elaborada, dando margem a mais de uma interpretação! Acho que não fizeram recurso, mas dava pra ser anulada!
-
Desculpe pessoal, mas acho que vcs estão procurando chife em cabeça de cavalo.
A questão esta dizendo que quando ouver vazamento de informação, ou seja UMA FALHA NA SEGURANÇA, deve-se revisar os acordos de proteção da informação. Ou seja, ao invés de consertar/revisar a falha ocorrida, altera-se o acordo para que ele nÃo contemple esta falha..
Afirmação sem sentido.
-
Acordos de não divulgação que reflitam as necessidades da organização para proteção da informação devem ser revisados sempre que houver vazamento de informação.
De acordo com a norma ISO 27002, na seção 6.1.5 (Acordos de confidencialidade), tem-se:
" Diretrizes para Implementação
..... Para identificar os requisitos para os acordos de confidencialidade ou de não divulgação, convém que sejam considerados os seguintes elementos:
j) ações esperadas a serem tomadas no caso de uma violação deste acordo"
Dessa forma, o erro está em afirmar algo que não consta na norma.
ps.: sobre o "convém" e "deve", não acredito ser este o erro. Há várias questões do CESPE com "deve" e ainda sim a questão ser considerada verdadeira
-
O erro da questão está em relacionar "vazamento de informações" com "Acordos de não divulgação".
O trecho da norma que trata sobre vazamento de informações, está na seção 12 da referida norma e fala sobre os chamados "covert channel":
"12.5.4 Vazamento de informações
Controle
Convém que oportunidades para vazamento de informações sejam prevenidas.
Diretrizes para implementação
Convém que os seguintes itens sejam considerados, para limitar o risco de vazamento de informações, por
exemplo através do uso e exploração de covert channels: ..."
Já o trecho que fala sobre "Acordos de não divulgação" está na seção 6 da norma:
"6.1.5
Acordos de confidencialidade
Controle
Convém que os requisitos para confidencialidade ou acordos de não divulgação que reflitam as necessidades
da organização para a proteção da informação sejam identificados e analisados criticamente, de forma regular."
-
esqueçam esse negócio de "deve" ou "convém". O cespe não tá nem aí pra isso, mistura tudo a qualquer hora
-
Galera, percebo que o CESPE deixou de cobrar os verbos CONVÉM para 27002 e DEVE para 27001a partir de final de 2012 pra cá. Logo como a questão é de 2011 eu acredito que o único erro dela seja o verbo DEVE, pois se trata de uma questão da ISO 27002.
-
Pessoal, não achem que vão "matar" um conteúdo complexo desses com macetes de "DEVE" ou "CONVÉM". Seria muita inocência da banca, basear suas questões apenas nesses termos. Isso não existe, pessoal.
-
Gabarito Errado
Devem ser revisados periódicamente.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !