SóProvas


ID
801346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando que, em um ambiente de rede, exista um servidor de
impressão em Windows Server 2003 e outro servidor de impressão
em Linux que utilize o sistema CUPS, julgue os itens subsequentes.

No caso do CUPS, recomenda-se utilizar o endereço de loopback do servidor para tarefas de administração, a fim de evitar a transmissão da senha de root em texto claro com o protocolo HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Correto, o CUPS eh um servidor de impressao, q pode ser acessado em interface web, via http q, como todos sabem, eh um protocolo não seguro. Ao inves de se usar o root, cria-se um usuario local, usando a senha deste todas vez q for preciso acesso administrativo.
    Ou entao, implemeta-se o CUPS sobre o https, cujos dados passasm criptografados.
    • Listen: Por padrão, no Ubuntu, a instalação de um servidor CUPS escuta apenas na interface de loopback no endereço IP127.0.0.1. Para fazer com que o servidor CUPS escute em um endereço IP de um adaptador de rede, você deve especificar o hostname, o endereço IP, ou opcionalmente, um par endereço/porta através da adição da diretiva Listen. Por exemplo, se o seu servidor CUPS reside em uma rede local no endereço IP 192.168.10.250 e você gostaria de torná-lo acessível para outros sistemas nessa subrede, você deve editar o arquivo /etc/cups/cupsd.conf e adicionar uma diretiva Lista, como:
      		Listen 127.0.0.1:631 # Loopback existenteListen /var/run/cups/cups.sock
      No exemplo acima, você deve comentar ou remover a referência ao endereço Loopback (127.0.0.1) se você não desejar que o cupsd escute naquela interface, mas sim preferir que ele escute somente na interface Ethernet da sua Rede Local (LAN). Para habilitar a escuta para todas as interfaces de rede em que um hostname esteja ligado, incluindo a loopback, você pode criar uma entrada de Listen para o hostname socrates como:
      		Listen socrates:631 # Escute em todas as interfaces pelo hostname 'socrates'
      ou omitindo a diretriz Listen e usando Port invés, como:
      		Port 631 # Escute na porta 631 em todas as interfaces