SóProvas


ID
801412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de máquinas virtuais, intrusão
em sistemas e técnicas de invasão de sistemas.

O ataque mediante a utilização da técnica de cross-site script consiste em explorar falhas de aplicações web para inserir nessas aplicações determinados tipos de códigos que serão executados no lado cliente.

Alternativas
Comentários
  • "Cross-site scripting (XSS) attacks occur when an attacker uses a web application to send malicious code, generally in the form of a browser side script, to a different end user."

    https://www.owasp.org/index.php/Cross-site_scripting
  • XSS também conhecido como CSS (Cross Site Scripting, facilmente confundido com Cascading Style Sheets) é uma vulnerabilidade muito comum encontrada em aplicativos web. XSS permite ao atacante inserir códigos maliciosos nessas páginas, para que sejam executados no momento em que tais páginas forem acessadas.

    O ataque permite que conteúdos (scripts) em uma zona sem privilégio seja executado com permissão de uma zona privilegiada – i.e. escalação de privilégios no cliente (web browser) executando o script.

    A vulnerabilidade poderia ser:

    • Um bug do browser que sob determinadas condições permite conteúdos (scripts) de determinado nível ser executado com permissões de níveis mais altos.
    • Um erro na configuração do browser; sites não-seguros listados em zonas privilegiadas.
    • Vulnerabilidade de cross-site scripting em uma zona privilegiada.
    •  
    http://imasters.com.br/artigo/9879/seguranca/xss-cross-site-scripting/
  • XSS tira proveito da confiança que o usuário tem no site
    CSRF tira proveito da confiança que o site tem no usuário

  • Gabarito Certo

    O ataque de Cross-site scripting (XSS) consiste em uma vulnerabilidade causada pela falha nas validações dos parâmetros de entrada do usuário e resposta do servidor na aplicação web. Este ataque permite que código HTML seja inserido de maneira arbitrária no navegador do usuário alvo.

    Tecnicamente, este problema ocorre quando um parâmetro de entrada do usuário é apresentado integralmente pelo navegador, como no caso de um código javascript que passa a ser interpretado como parte da aplicação legítima e com acesso a todas as entidades do documento (DOM). Na prática, o responsável pelo ataque executar instruções no navegador da vítima usando um aplicativo web vulnerável, modificar estruturas do documento HTML e até mesmo utilizar o golpe para perpetrar fraudes como phishing.

    Um bom exemplo é uma aplicação como um fórum, em que o usuário tenha permissão para incluir mensagens de sua própria autoria para que os outros usuários possam ler. Se este aplicativo não filtrar corretamente os códigos HTML, um usuário mal intencionado pode injetar instruções para leitura de informações específicas do usuário legítimo, tais como códigos de sessão, e até mesmo executar tarefas específicas como enviar mensagens de maneira arbitrária para o fórum.

    Tipos conhecidos de XSS

    Persistente (Stored)

    Neste caso específico, o código malicioso pode ser permanentemente armazenado no servidor web/aplicação, como em um banco de dados, fórum, campo de comentários etc. O usuário torna-se vítima ao acessar a área afetada pelo armazenamento do código mal intencionado.

    Esse tipo de XSS são geralmente mais significativos do que outros, uma vez que um usuário mal intencionado pode potencialmente atingir um grande número usuários apenas com uma ação específica e facilitar o processo de engenharia social. Em alguns casos, o navegador afetado pode até mesmo se comportar como se estivesse infectado por um worm, replicando cópias para cada usuário que execute o código mal intencionado.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO: CERTO.

  • Certo.

    "Resuminho" baseado em questões do CESPE.

    Um ataque do tipo CSRF (cross-site request forgery) permite que um usuário final execute ações não desejáveis em uma aplicação web falha

    Consiste em inserir requisições em uma sessão já aberta pelo usuário, explorando a confiança que um site tem do navegador.  

    O ataque cross-site scripting, executado quando um servidor web inclui, nos dados de uma página web enviada para um usuário legítimo, um conjunto de dados que tenham sido previamente recebidos de um usuário malicioso, permite que se roube de um usuário legítimo senhas, identificadores de sessõescookies.

  • REESCREVENDO O COMENTÁRIO DO PEDREIRO DE SOFTWARE:

    XSS tira casquinha do usuário no site.

    CSRF tira casquinha do navegador do cliente.